Como Saber Se Tenho Mau Hálito?

atualizado em

Se você é do tipo que se questiona: Como saber se tenho mau hálito? Existem algumas dicas para você saber e se livrar deste problema presente na vida de muitas pessoas. Não deixe de conferir.

O mau hálito pode ser causado por vários problemas que vão desde algo que você comeu até problemas bucais, dentários, no trato respiratório, bactérias intestinais, sistema digestivo, etc.

Se o seu mau hálito é persistente, é importante entender que existem opções de tratamento que irão variar de acordo com o problema que o está causando.

Para acabar de vez com esse problema, é importante conhecer as causas do mau hálito e os possíveis tratamentos e as opções podem ir desde um simples chá para combater o mau hálito até remédios.  

Ninguém gosta de sofrer com esse problema que clinicamente é conhecido como halitose, mas de acordo com Jonathan B. Levine, professor associado da Faculdade de Odontologia da Universidade de Nova York, mais da metade das pessoas sofrem com isso.

Ele disse: “A maioria das pessoas tem mau hálito e simplesmente não sabem”.

Por que a maioria das pessoas que sofrem com mau hálito não sabem

Acredite ou não, pessoas com mau hálito, especialmente as que sofrem com mau hálito crônico, podem nem estar cientes deste problema.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso ocorre porque as cavidades orais estão conectadas aos narizes através de uma abertura na parte de trás da boca que fica atrás do palato mole chamada laringe. 

Algumas pesquisas sugerem que o cérebro filtra automaticamente os gatilhos ou receptores que considera não ameaçadores por meio de um processo chamado adaptação sensorial.

Segundo essa teoria, o nariz pode filtrar qualquer mau cheiro que sai da boca porque as pessoas se acostumam com os seus próprios odores.

Além disso, existe também o estigma social. Uma outra pessoa pode notar o seu mau hálito porém, tem vergonha de avisar, e como a que sofre com este problema não consegue perceber o cheiro e ninguém a avisa, o problema continua.

Algumas pessoas tentam descobrir respirando com a mão no nariz e cheirando, o que lhe dá o cheiro da sua mão, e por isso essa técnica não funciona.

Sendo assim, como saber se tenho mau hálito?

  Continua Depois da Publicidade  

– Pergunte para alguém de sua confiança

Perguntar para alguém de sua confiança é uma solução fácil de saber se você tem mau hálito, porém é uma das respostas mais difíceis de receber.


Se você estiver constrangido em pedir que alguém cheire a sua respiração, peça para dar uma olhada no interior da sua boca, e se ela notar um revestimento branco na parte de trás da sua língua esse é geralmente um sinal de bactérias odoríferas.

Você também pode perguntar ao seu dentista. Ele poderá avaliar o ar da sua boca e do seu nariz oferecendo uma avaliação mais específica sobre a fonte do odor.

O dentista também poderá te ajudar a descobrir qual a melhor maneira de trata-lo.

– Gosto ruim

Outro indicador é um gosto ruim na boca. Pode ser que você não consiga sentir o cheiro da sua respiração mas pode sentir o sabor.

Você pode perceber que está com um cheiro ruim na boca após comer algo muito temperado ou depois de tomar uma bebida alcoólica ou açucarada.

  Continua Depois da Publicidade  


Escovar os dentes e usar enxaguante bucal geralmente ajuda a cuidar desses problemas incidentais de halitose.

– Teste com o fio dental

Se você se pergunta “como saber se tenho mau hálito?” saiba que é capaz de descobrir se o seu hálito está fresco usando um fio dental.

Passe o fio dental entre as partes de trás dos dentes, onde é mais provável que as partículas de alimentos fiquem presas e em seguida cheire mal.

O cheiro que sentir no fio dental lhe dará uma ideia do odor que as outras pessoas sentem quando você respira ou fala.

– Teste do pulso

Você também pode saber se está com este problema fazendo o teste do pulso. Para isso, basta lamber a parte interna do seu pulso, deixe secar por um minuto e cheirar.

Como a parte interna do pulso não está em constante contato com as coisas, é uma boa maneira de obter um odor mais realístico da sua respiração.

Outra opção é fazer isso nas costas da sua mão.

Esse teste funciona porque se você tiver halitose, os sais de enxofre serão transferidos da sua língua para a sua pele.

– Teste com espelho

Outro método é fazendo um teste com um espelho.

Na frente do espelho você estica a sua língua e a levanta o máximo possível. Se houver uma mancha branca em sua língua, você pode ter mau hálito por causa das bactérias presentes nesta camada.

– Teste com gaze

Uma das maneiras de testar o cheiro da sua respiração é com um pedaço de gaze de algodão.

Use um pedaço para limpar a parte de trás da língua e cheire. Se está parte está com um cheiro ruim, a sua respiração também está.

Você também pode notar uma mancha amarela, que é outro indicador de que há uma produção de sulfeto maior do que o normal.

– Teste da colher

A colher irá te ajudar a chegar no fundo da sua língua.

Pegue uma colher de chá, vire-a de cabeça para baixo e use-a para raspar a parte de trás da sua língua. Faça com cuidado para não engasgar!

Se houver uma camada esbranquiçada na colher, cheire-a. Se tiver um revestimento branco, ela provavelmente irá cheirar mal.

– Teste do halímetro

A melhor maneira de testar a sua respiração é no consultório do dentista onde ela será testada com um halímetro.

O halímetro é um instrumento que mede com precisão a concentração de moléculas de sulfeto presente em sua respiração e em sua saliva.

Há uma grande diferença na concentração de sulfeto entre o hálito fresco e o hálito obsoleto, e essa é a base deste teste.

Atualmente este instrumento é muito utilizado em clínicas odontológicas e é considerada a maneira mais precisa e honesta de testar a sua respiração.

Considerações Finais

A halitose é um problema que causa muito constrangimento, porém não é um problema com o qual você é obrigado a conviver.

Ter uma ideia de como é o cheiro da sua respiração e o que o está causando irá permitir que você inicie um plano de ação e melhore tanto o seu hálito como a sua vida social.

Lembre-se sempre de manter uma boa higiene bucal, pois ela poderá te ajudar a acabar e tratar vários problemas que causam o mau hálito, mas se eles persistirem, consulte o seu dentista e/ou médico.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia como saber se tem mal habito? Já se pegou tendo duvida? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário