Como Plantar Pepino em Casa – Passo a Passo e Cuidados

atualizado em

Aprenda como plantar pepino em casa com o passo a passo desde o plantio e cultivo à colheita, além de dicas e cuidados para os melhores resultados.

Uma salada com pepino para o almoço ou jantar, palitinhos de pepino com molho de iogurte para o lanche da tarde ou uma omelete com pepino para o café da manhã. Quem se preocupa com o bom estado do seu organismo certamente não erra ao adicionar o vegetal em um prato saudável de qualquer refeição, já que existem inúmeros benefícios do pepino para a saúde e boa forma.

O alimento serve como fonte de compostos importantes para o nosso organismo como fibras, magnésio, potássio, manganês, vitamina C e vitamina K, além de ser rico em água e conter antioxidantes.

Para maximizar o seu teor de nutrientes, os pepinos devem ser comidos com a casca. Descascá-los reduz a quantidade de fibras, assim como a de certas vitaminas e minerais.

Que tal aprender como plantar pepino em casa?

O cultivo caseiro de alimentos pode servir como um passatempo para algumas pessoas. Isso sem contar que ter o próprio plantio do vegetal permite o acesso a um pepino fresco diretamente do conforto da sua residência.

Entretanto, um motivo ainda mais importante para aprender como plantar pepino em casa é que isso permite produzir um alimento orgânico totalmente livre de agrotóxicos, já que dá para controlar todas as etapas do processo de produção do alimento.

Mas qual o problema com os agrotóxicos?

De acordo com o portal do Ministério da Saúde, o uso contínuo, indiscriminado e inadequado dessas substâncias é considerado um relevante problema ambiental e de saúde pública.

  Continua Depois da Publicidade  

Ainda segundo o site, “os efeitos à saúde humana, decorrentes da exposição direta ou indireta aos agrotóxicos podem variar de acordo (com) a toxicidade, tipo de princípio ativo, dose, tempo de exposição e via de exposição”.

Crianças, gestantes, mulheres que amamentam, idosos e pessoas com a saúde debilitada são considerados os grupos mais susceptíveis aos efeitos dessas substâncias, completou o portal.

Estudos realizados pelo aluno de doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz), Cleber Cremonese, indicaram que parte dos agrotóxicos pode desregular o sistema endócrino, alterando os níveis de hormônios sexuais e provocando efeitos prejudiciais, especialmente para o sistema reprodutor.

Essas reações podem incluir câncer de mama, câncer de ovário, câncer de testículo, câncer de próstata, desregulação do ciclo menstrual, infertilidade, baixa na qualidade do sêmen e malformação de órgãos reprodutivos.

Em suas pesquisas, Cremonese avaliou moradores de Farroupilha (RS) – em um primeiro estudo, ele trabalhou com homens e mulheres adultos, trabalhadores rurais e seus familiares, que tinham entre 18 a 69 anos; no segundo ele analisou jovens das zonas rurais e urbanas com idade entre 18 a 23 anos.

Para chegar aos resultados apontados, o doutorando coletou amostras de sangue e sêmen e aplicou questionários.

  Continua Depois da Publicidade  

Ele concluiu que seus estudos sugerem que as exposições crônicas aos agrotóxicos interferem na regulação dos hormônios sexuais nos adultos e na qualidade do sêmen dos jovens nas regiões onde o estudo foi conduzido.

Cleber afirmou ainda que o uso dos agrotóxicos já foi associado a outros problemas de saúde como doenças neurodegenerativas como Parkinson, distúrbios cognitivos, transtornos psiquiátricos, alterações respiratórias e imunológicas, problemas no fígado e nos rins e complicações na gestação como aborto, malformações congênitas e baixo peso ao nascer.

Por tudo isso, vale a pena conhecer todos os alimentos com mais agrotóxicos no Brasil e entender quais são as doença causadas por agrotóxicos.

Mas então, como plantar pepino em casa?

É isso o que vamos aprender a seguir, com este passo a passo que ensina como plantar pepino em vaso. Dê só uma conferida:

  1. O vaso para o plantio do pepino deve conter pelo menos 25 cm de largura, diâmetro e profundidade. Já se o intuito for cultivar mais de uma planta em um único vaso, a orientação é que o recipiente tenha 50 cm de diâmetro e uma capacidade de 20 litros. Caso o vaso vá ficar ao ar livre, é aconselhável que ele seja mais largo, pois assim reterá a umidade com maior eficiência. O recipiente escolhido também deverá apresentar buracos para drenagem porque embora amem água, a raiz dos pepinos apodrece caso a água fique parada no vaso;
  2. Lavar bem o vaso com água e sabão, especialmente se ele já tiver sido usado no cultivo de outra planta;
  3. Colocar uma treliça pronta para pepineiros no vaso, que pode ser encontrada em lojas de jardinagem. Caso não saiba como fixar a estrutura no vaso, peça orientação ao vendedor;
  4. Encher o vaso com um substrato que tenha uma boa drenagem, deixando uns 2,5 cm entre o topo do solo e a borda do vaso. Você pode optar por um substrato pronto para hortaliças ou fazer o seu, misturando uma parte de areia, uma parte de composto orgânico e uma parte de musgo de turfa ou fibra de coco. Não é recomendável usar a terra do jardim, já que ela pode estar contaminada por pragas e bactérias;
  5. Compactar o substrato no vaso, dando batidinhas delicadas em volta da treliça. Verificar se a treliça não está se mexendo – se for o caso, o solo ao redor da estrutura deverá ser compactado mais um pouco para que ela estabilize. No entanto, é preciso tomar cuidado para que a terra não fique compactada demais porque a raiz do pepineiro necessita de um solo mais solto para desenvolver;
  6. Cavar um buraquinho de 1,5 cm de largura e profundidade no meio da terra presente no vaso, com o auxílio da ponta do dedo mindinho ou de um lápis. Então, colocar entre cinco a oito sementes no buraquinho e fechar com um pouquinho de substrato;
  7. A terra em cima das sementes deve permanecer solta e não deve ser pressionada no buraco para que elas não sejam danificadas;
  8. Se estiver frio ao ar livre, a sugestão é cortar a parte de cima e a de baixo de uma garrafa pet grande de plástico, lavar bem com água quente e sabão e colocar a parte de cima sem a tampa em volta de cada broto do pepineiro. É importante pressionar a garrafa na terra para que ela não voe. Isso serve como uma espécie de barreira contra o vento, aquece a planta e a protege contra algumas pragas;
  9. Regar as sementes imediatamente após o seu plantio, de modo que o solo fique totalmente e visivelmente molhado.  A orientação é criar uma névoa fina de água sob as sementes para que elas não saiam do lugar. Porém, é importante não exagerar para que não haja uma formação de poças, que podem carregar as sementes;
  10. Depois que fizer a irrigação, colocar uma camada fina de musgo de turfa ou palha no solo em cima das sementes;
  11. A planta deverá continuar a ser regada diariamente ou duas vezes ao dia caso a localidade em que você mora seja muito quente e seca. Sempre que a superfície do solo parecer seca, é sinal que é hora de fazer a irrigação. Para descobrir isso, o conselho é checar a terra com o dedo. Outra sugestão é levantar o vaso: quanto mais pesado ele estiver, mais água ele tem no solo. Fazer essa checagem de levantar o vaso várias vezes ao longo do dia serve para ter uma noção mais apurada em relação à diferença do peso logo após uma rega;
  12. Quando o pepineiro tiver duas ou três folhas definitivas, você deverá identificar as mudas mais altas de cada grupo para manter e cortar os demais brotos. Entretanto, recomenda-se que isso seja feito com o auxílio de uma tesoura – eles não devem ser arrancados porque a terra corre o risco de ser revolvido, danificando assim as mudas que deveriam ser preservadas;
  13. No momento em que forem atingidos os 10 cm ou 15 cm de altura, será preciso determinar qual planta é mais alta, tem o maior número de folhas e é mais saudável. A outra deverá ser cortada rente ao solo.

Outras dicas e dados sobre como plantar pepino em casa

  1. O solo utilizado no plantio do vegetal deve ser areno-argiloso, fértil, rico em matéria orgânica, bem drenado e não pode apresentar uma acidez muito elevada;
  2. O clima adequado para o cultivo do pepino é o quente, com temperaturas entre 26º C a 28º C. Ele não tolera geadas;
  3. O vaso deve ser posicionado em um local claro que receba no mínimo oito horas diárias de luz solar;
  4. Recomenda-se que nas regiões mais frias, o plantio ocorra em locais protegidos, em que haja a possibilidade de monitorar a variação da temperatura;
  5. A expectativa é que a colheita do vegetal aconteça entre 50 dias a 60 dias depois do seu plantio. O alimento pode ser colhido quando atingir 20 cm de comprimento e a sua cor externa for verde-clara.

Vídeo: Benefícios do pepino

Assista o vídeo a seguir e encontre mais motivos para aprender como plantar pepino!

Gostou das dicas?

  Continua Depois da Publicidade  

Fontes e Referências Adicionais:

Você já sabia como plantar pepino em casa? Pretende começar agora e ter o seu próprio alimento orgânico? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário