Como Fazer Leite de Banana – Receitas e Dicas

atualizado em

Aprenda como fazer leite de banana a partir de três receitas diferentes para incluir em seu cardápio e veja dicas para substituir o leite de vaca em suas receitas.

Mesmo quem não gosta de consumir frutas não pode negar que elas ótimas para a saúde do nosso organismo, já que costumam fornecer uma série de vitaminas, minerais e outros nutrientes importantes para o corpo humano funcionar apropriadamente.

Tomemos como exemplo a banana – ela é conhecida como uma boa fonte de nutrientes como vitamina C, potássio, carboidratos, fibras, vitamina B6 e antioxidantes. Existem vários benefícios da banana que podem ser aproveitados para nossa saúde.

Além disso, podemos utilizar a banana na receita de um leite vegetal para facilitar a vida de quem não pode consumir o tradicional leite de vaca por sofrer com uma condição como a intolerância à lactose e das pessoas que seguem um estilo de vida vegano, que não permite a ingestão de alimentos de origem animal.

Por isso, você vai aprender a seguir como fazer leite de banana caseiro. Vamos conferir algumas receitas?

Receitas – Como fazer leite de banana

Receita 1

Ingredientes:

  • 1 banana congelada e cortada em rodelas – pode ser das variedades nanica, maçã, prata ou outo;
  • 1 xícara de água;
  • ¼ de colher de chá de canela em pó – opcional, utilizar somente se não tiver problemas de saúde que restrinjam o consumo da especiaria e se nunca tiver passado mal ao consumi-la;
  • 1 pitada de sal – opcional, não adicionar caso sofra com alguma doença ou condição que exija a restrição do consumo de sal e sódio na dieta.

Modo de preparo:

  Continua Depois da Publicidade  

Colocar todos os ingredientes no liquidificador; Bater até adquirir um líquido espumoso, passar para um ou mais copos e servir-se imediatamente.

Não é  recomendado adicionar açúcar à receita pelo fato da banana se tratar de uma fruta naturalmente doce.

Receita 2

Ingredientes:

  • 1 banana prata, maçã, nanica ou outro congelada e cortada em rodelas;
  • 1 xícara de água;
  • Gotinhas de essência de baunilha.

Modo de preparo:

Juntar os ingredientes no liquidificador; Bater bem, passar para um copo e servir-se imediatamente. Se preferir, você pode deixar para adicionar as gotinhas de essência de baunilha depois que o seu leite vegetal já estiver pronto e misturar com o auxílio de uma colher.

Receita 3

Ingredientes:

  Continua Depois da Publicidade  
  • 2 bananas prata;
  • 1 xícara de água;
  • 1 pitada de sal marinho – opcional, não adicionar caso sofra com alguma doença ou condição que exija a restrição do consumo de sal e sódio na dieta;
  • 2 colheres de chá de cacau em pó – opcional caso queira preparar um milk-shake de chocolate com o seu leite de banana.

Modo de preparo:

Cortar a banana em rodelas e levar ao freezer para congelar ao longo de 12 horas; Passado esse tempo, juntar as rodelinhas de banana, a água e o sal marinho no liquidificador; Bater. Se quiser o milk-shake de chocolate, acrescentar o cacau em pó e bater novamente. Passar para um copo grande ou dois pequenos e servir-se imediatamente.

Como usar o leite de banana

Agora que aprendemos como fazer leite de banana, também precisamos saber de que maneira ele pode ser utilizado, não é mesmo?

Pois bem, a bebida pode ser consumida pura ou no preparo de receitas preferencialmente doces. Outra possibilidade é consumir o leite de banana na companhia de outras frutas ou de ingredientes como a aveia e a chia.

Especialistas sugerem, ainda, empregar a bebida em receitas de vitaminas, shakes e smoothies, por exemplo.

Cuidados com o leite de banana

A validade do leite de banana é de consumo imediato. Ou seja, o melhor é fazer e beber sem armazenar na geladeira para o dia seguinte.

  Continua Depois da Publicidade  

A bebida deve ser consumida moderadamente por pessoas que seguem dietas com restrições de carboidratos, como por exemplo a dieta low carb.

O leite de banana pode provocar um ritmo intestinal mais acelerado em algumas pessoas.

É recomendável ainda usar bananas que acabaram de amadurecer para preparar o leite vegetal porque se a fruta estiver madura demais, a bebida poderá ficar com um gosto forte.

Mas atenção: o perfil nutricional de um leite vegetal é diferente do leite de vaca

Precisamos registrar que um leite vegetal não fornece necessariamente os mesmos nutrientes que o leite de vaca. Portanto, quem troca o segundo pelo primeiro tem que complementar as refeições com outras fontes alimentares dos nutrientes que ficarem faltando.

Até existem algumas versões de leites vegetais comerciais/industrializados que são enriquecidas com nutrientes.

Entretanto, quando preparamos a bebida em casa à base de um ingrediente que não tem os mesmos nutrientes que o leite convencional, é óbvio que haverá a ausência desses compostos.

Por exemplo, o tipo e a quantidade de proteínas encontradas no leite de vaca e nos leites vegetais são diferentes.

Nutricionalmente, os leites vegetais não são equivalentes ou substitutos do leite de vaca, pois possuem composição diferente, com menos proteína.

Ou seja, é preciso reorganizar a dieta para equilibrar a ingestão com outras fontes de proteína vegetal ou animal ao longo do dia.

Com isso, se você resolveu trocar o leite de vaca por um leite vegetal, é aconselhável que procure a ajuda de um médico ou nutricionista para saber quais alimentos deve incluir nas refeições de modo que forneça ao seu organismo os nutrientes que estão presentes no leite de vaca e ausentes no leite vegetal escolhido por você.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já sabia como fazer leite de banana? Pretende experimentar agora em casa? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário