Como Fazer Chá de Buchinha do Norte – Receita, Benefícios e Dicas

Especialista:
atualizado em 22/08/2021

A Buchinha do Norte é uma planta nativa encontrada facilmente no Brasil e é também conhecida como buchinha paulista, cabacinha, purga e abobrinha do norte. Ela é conhecida por ser uma planta tóxica quando consumido em excesso, por isso é necessário cuidado ao consumi-la, sendo indicada apenas a inalação do chá.

Muitas mulheres podem usá-la como chá abortivo, sendo perigoso o seu uso indiscriminado, mas suas propriedades expectorantes, antissépticas e adstringentes ajudam a tratar alguns problemas respiratórios e outras condições médicas importantes. Confira mais detalhes, benefícios, curiosidades e como fazer chá de buchinha do Norte para melhores resultados.

Benefícios do chá de Buchinha do Norte: Para que serve?

O chá é indicado como excelente expectorante, auxiliando no tratamento de sinusite, rinite, bronquite, asma e outros problemas respiratórios. Além disso, também ajuda a tratar problemas de dores de cabeça, herpes, oftalmias, curar feridas, hematomas.

Tem propriedades vermífugas, adstringentes e antissépticas. Porém, seu consumo deve ser orientado por um profissional da saúde, por ser considerada uma planta tóxica e que pode causar reações adversas quando ingerida.

Como fazer chá de Buchinha do Norte – Receitas e como preparar

Veja a seguir as receitas mais consumidas de chá de Buchinha do Norte. Aprenda como fazer chá de Buchinha do Norte para o máximo em benefícios, sabor e propriedades.

O chá é feito com água e a planta seca, sendo necessário seu preparo por infusão. Evite incorporar outros ingredientes ao preparo, uma vez que seu consumo é via inalação.

Receita de chá de Buchinha do Norte

Ingredientes:

  • 1 buchinha do Norte;
  • 250 ml de água filtrada.

Modo de preparo:

Utilize a planta seca, descasque e coloque numa panela com a água. Leve ao fogo até ferver, então desligue e inale o vapor do chá, sem ingerir. 

Dicas e precauções importantes

O chá de buchinha paulista é um conhecido abortivo e, por isso, é contraindicado seu uso em caso de suspeita de gravidez. Deve-se ter todo o cuidado com o seu consumo, pois ingerir o chá de forma indiscriminada pode trazer problemas para a saúde.

Quando ingerido, ele poderá causar hemorragias internas e outros efeitos colaterais, por isso indica-se seu “consumo” apenas por inalação,  numa quantidade mínima de 25 a 30 gotas por dia. A posologia recomendada é de inalação do vapor exalado pelo chá enquanto ainda está quente. Em caso de qualquer reação adversa, consulte um médico.

  Continua Depois da Publicidade  

Crianças devem evitar seu uso. Quando consumido em excesso pode causar irritação na mucosa e hemorragias, cólica, diarreia e náuseas. O ideal é consultar um médico antes de se automedicar inalando esse chá.

Você já conhecia os benefícios, como utilizar e como fazer chá de Buchinha do Norte? Já consumiu este chá alguma vez para algum propósito? Comente abaixo.

(327 votes, average: 3,88 out of 5)
Loading...
Sobre Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

202 comentários em “Como Fazer Chá de Buchinha do Norte – Receita, Benefícios e Dicas”

      • Mim preocurem no fec
        (Ingrid Souza) sou Salvador
        Fassam a seguinte pergunta que responderei e ja estarei sabendo o que é
        ( Vc é a Moça da semente de buchinha)
        3 mulheres ja mim acharam
        Não tenho fotos
        Tenho mesnssagens nos perfil

        Responder
        • Ola me chamo sarah me indicaram tomar esse chá mas vir que ele é perigoso para ser ingerido por favor me ajudem não tenho condições de comprar a citotec será que essa chá não resolveria? ?

          Responder
  1. Não ligue pra essas hipócritas que julgas vcs .. se quiserem abortar ,abortem! ninguém é obrigado e ter um filho só porque engravidou ,esquece Deus esqueça tudo , aborto e uma decisão apenas sua ,essa mulheres que dizem ser feliz com os 200 filhos que tiveram dizendo que foi benção é pura mentira , discurso de gente ignorante que se julga feliz o tempo todo ,quando na verdade não é …SEU CORPO ,SUA ESCOLHA !!!
    SEXO É OTIMO , VIVER TAMBEM É, PRINCIPALMENTE DA MANEIRA QUE VC ESCOLHE VIVER SEJA COM FILHO OU SEM …

    E PRA VCS QUE JULGAM TANTO, VAI UMA DICA…QUE TAL IREM AO ORFANATO ADOTAR OS MONTES DE CRIANÇAS ABANDONADAS ???????

    Responder
  2. Na hora de virar o olhinho foram sem pensar na cabacinha agora já querem minha gente não faça mal a um inocente , responsável por cada ato são vocês sejam mas humanos pensem nisso a mãe de vcs não usou nada pra tirar a vida de vocês.

    Responder
    • Penso da mesma forma ne , mas cada um faz da sua vida oque bem pretende ..eu tbm nao acho justo mata um inocente é uma vida tem um coração batendo …que pecado é cometer isso …o meu marido tbm quer que eu tire ..eu ja tomei varios cha hj me arrependo .pq tive desvelamento de placenta perdi muito sanque mas graça a Deus meu bb esta bem ..entao pense bem ….

      Responder
  3. Amigas! Por favor, pensem bem antes de abortar. Fui mãe aos 17 anos, passando por muitas dificuldades. Minha família ficou contra mim. Tive muito medo. Mas nem por um segundo me arrependo. Dificuldade financeira e conflitos de família são passageiros, mas o remorso é para sempre. Uma criança não é um castigo, é uma bênção! Quando tomamos a decisão certa, Deus nos auxilia em tudo aquilo que necessitamos. Que Ele as abençoe e ilumine!

    Responder
    • Vrdd penso da mesma forma , asism fpi Deus comigo …quando descobri minha segunda gestação aos 23 anos minha mae falou pra mim tira que meus irmãos nao iam aceita outra criança em casa ..eu tomei a decisao de te , o pai dela me largou e voltou pra ex dele eu sofri muito . Mas me mantive firme e decidida a te ela …o tempo foi passando , minha filha é tao abençoada que ganhei o enxoval dela todo nao precisei compra quase nada . Ela nasceu perfeita e linda razão do meu vivee hj …deus ajuda sim e muito …a e eu contínuo criando ela sozinha

      Responder
    • PRECISO DE AJUDAAAA tentei abortar meu filho no começo só que não deu certo é a gravidez continuou hj estou com 38 semanas e preciso conversar com alguém que tenha passado pela mesma coisa estou com medo do meu filho nascer doente eu já orei muito já pedi perdão a Deus por eu ter feito isso me arrependo demais só preciso tirar dúvidas me ajudem

      Responder
      • Que absurdo!!!Todos vaõ sofrer um julgamento da parte de Deus.E msm q morrerem;esquecem essa doutrina do fogo do inferno.Todos seraõ ressuscitados e sofreraõ um julgamento pelos atos q cometeram. (Joaõ 5:28,29)Jesus julgará nossos atos.ñ abortem.Jeová Deus nos deu a vida e só ele tem o direito de tirar nosso fôlego de vida.Uma gravidez é uma vida.

        Responder
      • Meninas consegui sim , mas não.consigo deixar meu numero … Entrega em maos também . Como faço para vcs me chamarem

        Responder
  4. Minha namorada está há três semanasq não menstrua…e ela não quer de forma alguma uma criança nesse momento
    Não estamos preparados
    Queria saber se é possível tomar o chá da cabacinha…e se é muito perigoso pra saúde dela

    Responder
    • Quando descobri que estava gravida foi um grande susto . pois o pai nao queria saber sou sozinha . optei pelos chas no desespero . Mas o cha da buxinha do norte acaba com o estomago , passei muito mal vomitei por dias … Mas nada adiantou .
      Me indicaram uma senhora Dona Rosa que vende remedio . Em questao de horas deu resultado . Chas nao é bom para nós nao .

      Responder
  5. Oi me ajude descobrir tem uns 19 dias que estou grávida já tenho dois filhos meu marido tá desesperado porque acabamos de comprar nossa casa tão sonhada e não estava nos planos ter filho agora ele quer que eu Tome esse chá pq não estamos com condições de criar no momento como eu faço o chá e como eu tomo ele por favor me ajude obrigada ?

    Responder
    • Aborto é crime. Não creio que você não pensa na criança. Lamentável sua postura e cara de pai de perguntar esse tipo na internet. Na hora do vulcão vulco você gostou né?! Não teve a responsabilidade de se previnir direito e agora quer abortar uma criança inocente que não pediu para ser gerada. Um absurdo! Não faça isso. É uma vida em jogo.

      Responder
    • Fui mãe aos 17 anos, em meio a muitas dificuldades financeiras. Meu pai era extremamente rígido e não aceitava. Tive muito medo. Mas nem por um momento me arrependo. Quando tomamos a decisão certa, Deus nos auxilia em tudo que é necessário. Dificuldade financeira é algo passageiro, mas remorso é para sempre.

      Responder
    • Pense !!???uma mulher casada com filhos só porque comprou uma casa não quer ter um filho ????maravilhosa que a lei do retorno não te trague igual se toma um chá ?

      Responder
  6. JÁ usei a buxinha várias vezes em mim e seu certo como expectorante contra renite e sinusite pinguei 3 gotas no nariz resolveu, já usei em dois amigos em um baixou sua pressão e o outro após muitos espirros acabou resolvendo mas é tóxica mesmo cuidado ao usá-la.

    Responder
  7. JÁ usei a vizinha várias vezes em mim e seu certo como expectorante contra renite e sinusite pinguei 3 gotas no nariz resolveu, já usei em dois amigos em um baixou sua pressão e o outro após muitos espirros acabou resolvendo mas é tóxica mesmo cuidado ao usá-la.

    Responder
  8. Porque vi muitos comentários dizendo que não deram certo
    Afinal esse cha é pra inalar ou ingerir no caso de aborto.??

    Responder
  9. Eu fiz esse chá so mim deu cólicas e não funcionou,tive q preocurar ajuda para resolver o meu problema ” Gravidez” alguem abortou com esse chá?
    Mas acima vir o saite em apoio ao aborto.
    Levei foi golpe deles.
    Ate achar alguem q realmente mim ajudaci!!

    Responder
    • Vc conseguiu através do chá?? Várias pessoas aqui falando q n da certo…
      Tô com 7 semanas apenas. Acho que com pouco tempo deve dar…

      Responder
Publicidade