Como fazer broto de soja: receita de salada diferente

Especialista da área:
atualizado em 26/10/2021

Cansou de comer a mesma receita de salada de sempre todo dia? Então, que tal experimentar uma versão diferente, como uma salada com broto de soja?

  Continua Depois da Publicidade  

Um broto nada mais é que uma semente em estágio avançado de germinação. Utilizado na culinária oriental, o broto de soja é fonte de vitaminas e minerais, além de apresentar poucas calorias. Saiba mais sobre o que é e como fazer broto de soja

Na receita que vamos conhecer hoje, ele aparece ao lado do frango grelhado, cenoura, tomate, folhas verdes como escarola e alface, frutas como romã e manga e temperos como limão, pimenta-do-reino e azeite de oliva.

Mas, antes de aprendermos como fazer o prato, vale destacar alguns cuidados que deve-se ter com o broto de soja. Por exemplo, o prazo de validade dos brotos é curto. Depois da colheita, eles duram aproximadamente duas semanas na geladeira, se guardados em potes herméticos. 

Ao armazenar, é importante colocar papel-toalha por cima deles para absorver o excesso de umidade. Porém, para ter certeza de que os brotos realmente estão bons para comer, avalie se eles têm frescor e se não estão com cheiro forte. 

Além disso, evite os brotos que estejam escuros ou viscosos e siga todas as instruções do fabricante. Agora que já sabemos disso, podemos finalmente aprender como fazer a nossa receita com broto de soja. Portanto, confira o passo a passo abaixo:

Salada de broto de soja

Como fazer salada com broto de soja

Uma salada diferente, com broto de soja. Para dar uma variada no seu almoço ou jantar!
5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 5 mins
Tempo de Espera 5 mins
Tempo Total 10 mins
Refeição Acompanhamento, Salada
Culinária Brasileira
Rendimento 2
Calorias 254 kcal

Equipamento

  • Prato
  • Tigelas

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Disponha as folhas de alface e escarola no fundo de um prato.
  • Em uma tigela, misture os tomates-cereja e as cenouras com metade do broto de feijão. Coloque a mistura por cima das folhas verdes.
  • Adicione o frango grelhado em cubinhos e finalize com as sementes de romã, as fatias de manga e o restante do broto de soja.
  • Em outra tigela, esprema o suco do limão. Acrescente a pimenta-do-reino, o sal e o azeite de oliva. Misture bem e regue a salada com este molhinho.

Notas

Outros cuidados importantes com os brotos:
  • Passe longe daqueles que não tenham sido armazenados em refrigeradores, pois a umidade e o calor do processo de germinação podem favorecer o crescimento de bactérias.
  • Caso cultive o broto em casa, tenha em mente que a limpeza e a circulação de ar são cruciais para evitar a proliferação de micróbios.
  • Para matar bactérias que possam estar na superfície do grão antes da germinação, o conselho é mergulhar as sementes em uma solução de 100 ml de água sanitária para 900 ml de água filtrada por quatro minutos.
  • Recomenda-se higienizar bem os brotos antes de consumi-los e cozinhá-los bem para evitar algum tipo de contaminação.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Como fazer salada com broto de soja
Quantidade por Porção
Calorias 254 Calorias da Gordura 117
% Valores Diários*
Gordura Total 13g20%
Gordura Saturada 2g10%
Gordura Poliinsaturada 2g
Gordura Monoinsaturada 7g
Colesterol 56mg19%
Sódio 164mg8%
Potássio 530mg11%
Carboidratos 15g5%
Fibras 4g16%
Açúcar 10g
Proteína 22g44%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** A porção é calculada baseada no rendimento da receita. Se ela rende 8 partes, a porção é uma delas.
Palavras Chave broto de soja, salada com broto de soja
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário