Cloridrato de Metformina Emagrece Mesmo?

Especialista:
atualizado em 23/11/2020

O cloridrato de metformina é um remédio usado no tratamento do diabetes tipo 2. Os pacientes tratados com esse remédio obtêm em geral uma perda de peso considerável, de modo que o remédio tornou-se rapidamente popular entre os que procuram a fórmula para emagrecer. Mas o cloridrato de metformina emagrece mesmo? Como funciona?

O que é o Cloridrato de Metformina?

O cloridrato de metformina é um medicamento cada vez mais usado no tratamento do Diabetes tipo 2. Diferentemente do Diabetes tipo 1, o tipo 2 não é caracterizado por deficiência na produção de insulina, mas pela resistência das células à ação da insulina. Desse modo, o tratamento não pode ser feito com doses de insulina, mas somente com os chamados antidiabéticos orais.

Um desses antidiabéticos é o cloridrato de metformina. Sua eficácia baseia-se em três efeitos:

  • Menos Glicose: O cloridrato de metformina faz com que o fígado diminua sua produção de glicose, de modo que os níveis de glicose no sangue são mantidos sob controle.
  • Maior Sensibilidade à Insulina: O cloridrato de metformina otimiza o funcionamento da insulina já existente, tornando as células e os tecido em geral mais sensíveis a ela.
  • Menor absorção de Glicose: Há, ainda, uma diminuição do nível de glicose absorvida no trato gastrointestinal, de modo que os níveis de glicose no sangue tendem a diminuir.

Porque o Cloridrato de Metformina é usado para emagrecer?

Os efeitos do cloridrato de metformina nos portadores de diabetes tipo 2 são muito eficazes, mas seus benefícios não param por aí. A diabetes tipo 2 é uma doença normalmente associada a quadros de obesidade, de modo que as complicações se multiplicam. O uso do cloridrato de metformina nesses pacientes tem demonstrado, porém, uma capacidade de atenuar a obesidade.

Dessa forma, em pacientes afetados pelo diabetes tipo 2 o cloridrato de metformina emagrece, ou ao menos dificulta maiores ganhos de peso. Por esse motivo, muitos suspeitam que o cloridrato de metformina emagrece qualquer pessoa.

Há mais motivos, porém, que sustentam essa suspeita, já que os efeitos do cloridrato de metformina podem ser associados diretamente à perda de peso. Em primeiro lugar, os níveis baixos de açúcar no sangue são um fator favorável para quem procura emagrecer.

Mas o mais importante é a ação otimizada da insulina. A resistência à insulina é, muitas vezes, a causa de casos de obesidade. O consumo constante de alimentos ricos em carboidratos força o pâncreas a produzir muita insulina, o que cria uma resistência nas células e obriga o pâncreas a produzir ainda mais insulina.

Como a insulina está associada ao acúmulo de gordura, o aumento da sensibilidade das células a esse hormônio é de grande ajuda. Quando as células ficam mais sensíveis, o pâncreas precisa produzir menos insulina, diminuindo a tendência do corpo a acumular gordura.

Mas o Cloridrato de Metformina emagrece mesmo?

Existem motivos para crer que o cloridrato de metformina emagrece, mas será que isso é verdade mesmo, para qualquer pessoa?

É preciso lembrar, em primeiro lugar, que o cloridrato de metformina não é indicado para esse fim. Trata-se de um remédio para o tratamento de diabetes, e não de um remédio para perda de peso. A eficiência do cloridrato de metformina é, aliás, certamente menor que de outros remédios próprios para o emagrecimento.

Também deve-se levar em consideração a falta de estudos que provem que o cloridrato de metformina funcionaria para reduzir o peso de pacientes não diabéticos. Mesmo os resultados obtidos em pacientes que sofrem do diabetes tipo 2 são, aliás, limitados: variam de 5 a 7% do peso corporal, com uma diminuição de até 3cm na circunferência abdominal.

Trata-se, portanto, de um tratamento que é, no mínimo, duvidoso. Muitos alegam que mesmo a perda de peso verificada em quem sofre do diabetes tipo 2 só se dá em virtude da dieta que se faz paralelamente.

  Continua Depois da Publicidade  

Dessa forma, é possível que o cloridrato de metformina só fará alguma diferença nas tentativas de emagrecer para as pessoas que sofrem de algum tipo de resistência à insulina.

Efeitos Colaterais do Cloridrato de Metformina

O cloridrato de metformina não é uma substância livre de riscos. Ao consumi-la, há a possibilidade de obter uma série de efeitos colaterais mais ou menos sérios. Em primeiro lugar, não é recomendado o uso da substância por pessoas que possuam problemas renais ou com insuficiência cardíaca.

Além disso, é possível o desenvolvimento de efeitos colaterais gastrointestinais, como náuseas, vômitos, diarreia ou cólica, bem como dores abdominais. Mais sério que isso, porém, é o raro desenvolvimento da chamada acidose lática: o acúmulo de ácido lático, que pode provocar fraqueza e confusão mental.

Cuidados Necessários ao tomar o Cloridrato de Metformina

O cloridrato de metformina continua a ser procurado por muitas pessoas que procuram emagrecer, apesar das evidências insuficiente em torno da sua eficácia para esse fim. Essas pessoas devem, porém, seguir os cuidados mínimos para evitar os efeitos colaterais.

Em primeiro lugar, devem ter certeza que estão em condições adequadas para o consumo da substância. Em seguida, devem determinar a dose diária a ser consumida, e acompanhar o desenvolvimento da perda de peso ou, se for o caso, dos efeitos colaterais.

Para todos esses cuidados, recomenda-se sempre a prévia consulta e acompanhamento de um endocrinologista.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você conhece alguma pessoa que tenha utilizado o cloridato de metformina para emagrecer? Essa pessoa obteve algum resultado satisfatório? E você, pensa em usá-lo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1.117 votos, média: 3,87 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

226 comentários em “Cloridrato de Metformina Emagrece Mesmo?”

  1. Estou tomando a 1 semana, já desinchei bastante, não tive muito efeito colateral, só nos 2 primeiros dias um pouco de tontura mas nada que uma fruta já melhorasse, o que ajudou foi tomar o glifage xr que é o original, pois uma vez tentei tomar o genérico e deu muito efeito colateral, estou tomando para ovário policísticos mas de quebra emagreci também.

  2. Uma dica… tomem metfornina mas peçam na farmácia o de LIBERACAO PROLONGADA. O preço é quase o mesmo uns 2,00 mais caro (genéricos)… Mas não dá efeito colateral nenhum, além de poder tomar todos os comprimidos de uma vez…. vale muito a pena!!! Tenho SOP já tinha desistido 2 vezes do tratamento não conseguia acostumar com os colaterais. Até meu ginecologista me dar essa dica.

Publicidade