Chá verde antes de dormir faz mal ou bem? Emagrece?

Especialista da área:
atualizado em 22/07/2021

Feito das folhas secas da planta Camellia sinensis, o chá verde é uma famosa fonte de antioxidantes e pode ajudar a emagrecer. Já outros têm certas dúvidas sobre ele. Por exemplo, será que podemos tomar chá verde antes de dormir? Isso faz bem ou faz mal?

  Continua Depois da Publicidade  

Por que pode não ser vantajoso

Chá verde antes de dormir

Primeiramente, é necessário saber que esta bebida é uma fonte de cafeína, substância que é bem famosa por deixar uma pessoa mais desperta. 

Assim, para as pessoas mais sensíveis à cafeína ou para aqueles que tomam uma quantidade maior de chá verde antes de dormir, algo que a bebida poderia fazer é atrapalhar o sono

De fato, um efeito colateral do chá verde em doses altas e a longo prazo são os problemas para dormir. E isso se deve justamente à presença da cafeína em sua composição.

Ou seja, nem sempre tomar chá verde antes de dormir é uma boa ideia. O teor de cafeína no chá verde, ao contrário do que se acredita popularmente, não é necessariamente menor do que outros tipos de chá.

Mais do que prejudicar o descanso, uma noite de sono ruim também pode atrapalhar a boa forma, principalmente se isso acontecer repetidamente. Isso porque diversas pesquisas sugerem a existência de uma associação entre a restrição do sono e mudanças negativas no metabolismo.

Além disso, a duração do sono afeta os hormônios relacionados ao emagrecimento conhecidos como grelina e leptina. A falta de sono ainda gera fadiga, que pode atrapalhar a disposição da pessoa para praticar exercícios durante o dia.

  Continua Depois da Publicidade  

Então, tomar ou não o chá verde antes de dormir?

Tomar chá verde antes de dormir

Você sofre com problemas para dormir ou já ficou com falta de sono ao tomar chá verde à noite? Então, provavelmente é melhor deixar para beber o chá mais cedo ou pelo menos não tomar muitas xícaras do chá verde antes de deitar.

Mas há uma alternativa para quem aprecia consumir o chá verde antes de dormir: é possível encontrar versões descafeinadas da bebida.

Se mesmo depois de deixar de tomar chá verde ou passar a consumir a versão descafeinada da bebida você perceber que continua com dificuldades para pegar no sono, marque uma consulta médica para verificar o que pode estar provocando o problema.

Vídeo

Gosta de tomar um chazinho à noite? Então, conheça este chá para dormir melhor que a nossa nutricionista apresenta a seguir:

Fontes e referências adicionais

Você gosta de tomar chá verde? Com que frequência consome a bebida? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto ainda)
Loading...
Dra. Patricia Leite
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário