Chá para Desinchar – 10 Melhores, Como Fazer e Dicas

atualizado em

Vez ou outra, a gente percebe que uma parte do nosso corpo – como a barriga, as pernas ou os pés – ou todo o corpo de maneira geral encontra-se inchado. O inchaço acontece quando órgãos, a pele ou outra parte do corpo se expande, geralmente em resultado de uma inflamação ou do acúmulo de fluidos.

O inchaço pode surgir por conta da retenção de líquido, de alguma lesão que sofremos ou como efeito colateral de algum medicamento que esteja sendo utilizado.

Outras possíveis causas para o aparecimento do inchaço são: picadas de inseto, queimaduras, erupção cutânea, urticária, gravidez, menstruação, alterações hormonais, reações alérgicas, doenças autoimunes, problemas de circulação, desnutrição, diabetes, câncer, cirrose, doença hepática, reação a cirurgias e infecção, por exemplo.

Quando o clima está quente e a pessoa fica de pé ou permanece sentada na mesma posição, ela pode experimentar inchaço nas pernas ou nos tornozelos. Trabalhar ou exercitar-se em um ambiente quente também pode provocar o inchaço.

10 opções de chá para desinchar – Como fazer e cuidados 

Ao experimentar um inchaço, especialmente quando não houver explicação aparente e/ou estiver associado a outros sintomas, o ideal é que você consulte o médico para saber se o inchaço não é decorrente de algum problema de saúde e dar início ao tratamento adequado, se for esse o caso.

Quando, além de ser inexplicável, o inchaço aparecer rápido e, principalmente, vier acompanhado de dor e ganho de peso sem explicação, a ajuda médica deve ser acionada imediatamente.

O tratamento indicado pelo médico para lidar com o inchaço dependerá do problema que o causou, podendo ser necessário o uso de medicamentos ou até mesmo um procedimento cirúrgico.

  Continua Depois da Publicidade  

Existem também algumas opções de chá para desinchar o corpo, entretanto, eles não extinguem a necessidade de consultar o médico. Isso porque mesmo que esses chás ajudem em relação ao inchaço, diminuindo o sintoma, é preciso descobrir e tratar a origem do problema, ou teremos uma mera solução paliativa. 

Agora que já sabemos disso tudo, vamos à nossa lista com algumas opções de chá para desinchar:

1. Chá de ulmária (Filipendula rubra)

O nosso primeiro chá para desinchar o corpo é o chá de ulmária. Em artigo publicado, encontramos que a bebida é útil para diminuir o inchaço e que se trata de uma erva anti-inflamatória.

No livro A Field Guide to Medicinal Plants and Herbs (Um Guia de Campo para Plantas e Ervas Medicinais, tradução livre), os botânicos James Duke e Steven Foster disseram que a ulmária possui um composto chamado salicina.

De acordo com Duke e Foster, a salicina se transforma em ácido salicílico no trato digestivo e é daí que os cientistas derivam o semissintético ácido acetilsalicílico, conhecido comercialmente como a aspirina.

Entretanto, a ulmária não pode ser utilizada por mulheres grávidas e por pessoas que tenham alergia aos salicilatos. Além disso, a sua dosagem excessiva pode provocar efeitos colaterais como problemas gastrointestinais.

  Continua Depois da Publicidade  

Receita de chá de ulmária

Ingredientes: 

  • 2 colheres de chá de ulmária seca (folhas e/ou flores);
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

  1. Despejar a xícara de água fervente em um recipiente com a ulmária seca;
  2. Tampar e deixar a descansar durante 10 a 15 minutos;
  3. Então, coar e servir-se.

2. Chá de hibisco (Hibiscus rosa-sinensis)

O chá de hibisco é uma bebida que, além de ser diurética, também fornece uma ação laxante e é útil para melhorar o funcionamento do intestino, podendo diminuir o inchaço da barriga.

O chá de hibisco é contraindicado para mulheres que estejam grávidas ou em processo de amamentação de seus bebês, pessoas que têm pressão baixa e usam remédios para tratar o problema e indivíduos que tomam medicamentos para a hipertensão.

A bebida interage com remédios como paracetamol, antivirais, antimaláricos e anti-inflamatórios. O chá também já foi associado a alguns efeitos colaterais. Por exemplo, ele não deve ser consumido em excesso para que não cause uma desidratação, já que promove a eliminação de líquido por parte do organismo.

  Continua Depois da Publicidade  

A diminuição dos níveis de glicose no sangue é outra reação causada pelo chá. Com isso, ele não é apropriado diabéticos que já seguem tratamento para controlar as suas taxas de açúcar e deve ter seu consumo interrompido duas semanas antes da realização de uma cirurgia.

Outros possíveis efeitos colaterais atribuídos à bebida e ao hibisco são a abertura e expansão dos vasos sanguíneos, o que favorece o desenvolvimento de doenças no coração, o prejuízo ao foco e a concentração, perturbação ou dor estomacal temporária, gases, náusea, prisão de ventre, urina dolorosa, dor de cabeça, zumbido nos ouvidos e tremores.

O chá de hibisco não deve ser ingerido em excesso. Como não existe um consenso em relação à dosagem máxima ou limite para a bebida, é fundamental consultar o médico para saber qual a dose permitida, para o seu caso em particular. Sem fazer isso, corre-se o risco de tomar uma quantidade exagerada do chá e passar mal.

Receita de chá de hibisco

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa cheias de flores de hibiscoseco;
  • 1 litro de água em início de fervura. 

Modo de preparo:

  1. Colocar o hibisco seco na água quente;
  2. Tampar e deixar repousar durante 10 minutos. Coar e servir-se.

3. Chá de mix de ervas

Esta receita de chá para desinchar leva alcachofra, cavalinha, sabugueiro, louro e anis. A promessa é que a bebida auxilia a combater o inchaço e a retenção de líquidos, servindo para desinchar os pés e as mãos no final do dia.

Receita do chá de mix de ervas

Ingredientes: 

  • 10 g de cavalinha;
  • 10 g de sabugueiro;
  • 10 g de alcachofra;
  • 10 g de louro;
  • 10 g de anis;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

  1. Misturar as ervas e reservar;
  2. Levar uma panela com a água ao fogo para ferver. Uma vez que a água estiver fervendo, apagar o fogo e adicionar o mix de ervas;
  3. Tampar a panela para deixar abafar durante cinco minutos. Coar o chá e armazená-lo em uma garrafa térmica. 

4. Chá de salsa (Petroselinum crispum)

Segundo o livro The Green Pharmacy Herbal Handbook: Your Everyday Reference to the Best Herbs for Healing (O Manual de Ervas da Farmácia Verde: Sua Referência Diária para as Melhoras Ervas para Cura, tradução livre), a salsa é utilizada para fins medicinais como um diurético, auxiliando os rins a remover o excesso de líquido do corpo.

Entretanto, a salsa não deve ser utilizada por quem faz uso de medicamentos diuréticos, sem a liberação do médico. Para quem sofre com problema nos rins também vale a pena consultar o médico antes de utilizar o chá de salsa. 

Receita de chá de salsa

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de salsa seca;
  • 2 xícaras de água.

Modo de preparo:

  1. Juntar a salsa com a água e levar ao fogo para ferver para 10 minutos;
  2. Desligar o fogo, esperar amornar um pouco, coar e servir-se.

Aconselhamos adicionar o suco de ½ limão fresco ao chá para melhorar o efeito diurético e consumir o chá logo que acordar pela manhã. 

5. Chá de raiz de bardana (Arctium lappa) 

As propriedades diuréticas da raiz de bardana foram associadas ao efeito de auxiliar a diminuir o edema (inchaço) e a retenção de líquido nas extremidades.

De acordo com o que encontramos, a raiz de bardana é especialmente útil como chá para desinchar, servindo para ajudar o tratamento da gota, em que os pés e os dedos dos pés ficam inchados e doloridos. Entretanto, se você sofre com a doença, consulte o seu médico para saber se esse chá realmente é indicado para você.

Além disso, alertamos que algumas pessoas podem ser sensíveis à planta e sofrer com erupções cutâneas ao entrar em contato com ela. Caso isso ocorra, recomendamos utilizar luvas ao mexer com a raiz de bardana. No entanto, se a erupção cutânea persistir, o jeito é procurar a ajuda do médico.

Receita de chá de raiz de bardana

Ingredientes: 

  • 1 colher de sopa de raiz de bardana;
  • 1 copo de água.

Modo de preparo:

  1. Em uma panela, adicionar a água e a raiz de bardana;
  2. Levar ao fogo até ferver. Depois que levantar fervura, desligar o fogo, tampar e esperar esfriar;
  3. Quando o chá estiver em uma temperatura adequada, coar e servir-se.

6. Chá de dente-de-leão (Taraxacum officinale)

O chá de dente-de-leão também é conhecido como um chá para desinchar o corpo. O Centro Médico da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, relata que a bebida é oferecida com frequência para aliviar o edema nas pernas, nos pés e nas mãos.

Entretanto, o chá de dente-de-leão não deve ser utilizado por quem também faz uso de medicamentos diuréticos, sem que o médico libere. De acordo com nossas pesquisas, essa bebida deve ser evitada por diabéticos.

Receita de chá de dente-de-leão

Ingredientes: 

  • 15 g de folhas e raízes de dente-de-leão;
  • 250 ml de água fervente.

Modo de preparo:

  1. Colocar as folhas de raízes de dente-de-leão em um recipiente com a água fervente;
  2. Tampar e deixar descansar durante 10 minutos;
  3. Coar e servir-se. 

7. Chá verde com abacaxi 

Segundo a Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, o abacaxi é uma das frutas que melhor atua como um diurético.

Sobre o chá verde, a cafeína presente no extrato do chá aumenta a quantidade de urina que o organismo elimina.

Isso trabalha como um diurético no corpo. Como a cafeína faz você produzir mais urina, você fica com menos água no corpo, especialmente na corrente sanguínea. Se você precisa de um diurético para ajudar a controlar a sua pressão arterial, converse com o seu médico sobre isso antes de tentar usar o extrato de chá verde ou outros suplemento.

Vale alertar para que as pessoas não tomem chá verde de forma excessiva. Ele é diurético e não é um substituto da água. Mulheres que estejam grávidas ou amamentando não devem consumir uma quantidade excessiva de chá verde, não devendo ultrapassar a dose de mais de duas xícaras do chá diariamente.

Receita de chá verde com abacaxi

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de chá verde;
  • 1 fatia de 1 cm de abacaxi;
  • 500 ml de água.

Modo de preparo:

  1. Colocar todos os ingredientes dentro de uma panela;
  2. Ligar o fogo e deixar ferver com o abacaxi ao longo de alguns minutos. Desligar o fogo, adicionar o chá verde e esperar uns 10 minutos. Coar e servir-se.

8. Chá de cabelo de milho (Zea mays L.)

Também chamada de barba de milho, a planta que dá origem ao chá é conhecida por auxiliar a diminuir o inchaço.

No entanto, o cabelo de milho é contraindicado para mulheres que estejam grávidas, mulheres que se encontrem na fase da amamentação e para pacientes com dificuldade para urinar em decorrência de uma inflamação na próstata.

Receita de chá de cabelo de milho

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de cabelo de milho picadas;
  • 2 xícaras de água fervente.

Modo de preparo:

  1. Juntar os ingredientes em uma panela;
  2. Levar ao fogo e ferver por 10 minutos. Coar, amornar e servir-se.

9. Chá de cavalinha (Equisetum arvense) 

Outro chá para desinchar que elimina água do corpo, confirmado por especialistas como um ótimo diurético.

Porém, vale destacar que a cavalinha não pode ser utilizada por mulheres que estejam grávidas, mulheres que se encontrem no período do aleitamento, pacientes que tenham insuficiência cardíaca e pessoas que sofram com a insuficiência renal.

Receita de chá de cavalinha

Ingredientes: 

  • 2 colheres de sopa de cavalinha seca;
  • 500 ml de água filtrada.

Modo de preparo:

  1. Botar a água para ferver em uma panela com tampa;
  2. Quando a água começar a borbulhar, desligar o fogo e acrescentar a cavalinha seca. Tampar a panela e deixar descansar por 10 minutos;
  3. Coar o chá e bebê-lo ainda morno. Não tomar mais do que duas xícaras da bebida por dia.

10. Chá de carqueja (Baccharis trimera)

Apesar de ter um sabor amargo, a bebida contribui com a eliminação do líquido retido do corpo, algo que provoca o inchaço. A carqueja é uma planta com ação diurética, mas que pode provocar a diminuição da imunidade e a hipotensão (queda da pressão), quando ingerida de maneira excessiva.

Além disso, a carqueja não pode ser utilizada por gestantes, por mulheres que estejam amamentando, por pacientes com diabetes descontrolada e por pessoas que sofrem com a pressão baixa.

Receita de chá de carqueja

Ingredientes:

  • 25 g de hastes de carqueja;
  • 1 l de água fervente.

Modo de preparo:

  1. Colocar as hastes de carqueja na água fervente dentro de um recipiente;
  2. Deixar repousar até 10 minutos com o recipiente tampado. Coar e servir-se. Não tomar mais do que três xícaras da bebida por dia.

Outras dicas

O ideal é tomar o seu chá para desinchar logo após o preparo (não necessariamente tomar todo o conteúdo preparado de uma vez), antes que o oxigênio do ar destrua os seus compostos ativos. Um chá costuma preservar substâncias importantes até 24 horas depois do preparo, porém, depois desse período, as perdas são consideráveis.

É necessário certificar-se ainda de que os ingredientes que você utilizar no preparo do seu chá para desinchar sejam de boa qualidade, de boa procedência, orgânicos, estejam bem limpos e higienizados e não tenham a adição de nenhuma substância ou produto que possa prejudicar a sua saúde.

Ao adquirir a sua erva, certifique-se ainda de que se trata realmente da planta que você procura, checando o seu nome científico. Isso porque algumas plantas podem ter nomes parecidos, porém, ser diferentes em suas propriedades e efeitos.

Caso experimente qualquer tipo de efeito colateral ao consumir um chá para desinchar a barriga ou o corpo, procure rapidamente a ajuda médica.

Além disso, antes de utilizar qualquer dessas opções, é essencial conversar com o médico. Isso é necessário para que você confirme se o chá realmente pode ser eficiente para o seu caso, que não te fará mal e como você deve utilizá-lo (em que dosagem e frequência).

Mesmo os chás podem ser contraindicados para algumas pessoas, interagir com medicamentos, suplementos ou plantas medicinais e provocar efeitos colaterais, principalmente quando utilizados de maneira indevida.

Esses cuidados são importantes para todo mundo, especialmente para crianças, adolescentes, idosos, mulheres que estejam grávidas ou amamentando e pessoas que sofram com alguma doença ou algum tipo de condição específica de saúde.

O que você achou dessas opções de chá para desinchar o corpo que separamos acima? Pretende utilizar alguns para combater a retenção de líquidos? Sofre muito com essa condição? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

4 comentários em “Chá para Desinchar – 10 Melhores, Como Fazer e Dicas”

  1. MUITO BOM SÓ QUE EU ESTOU COM UMA AMIGA QUE É HIPERTENSA
    E AS VEZES NÃO PODE COM ALGUMA RAIZ E AS PERNAS DELA INXAR MUITO NÃO SEI A EXPLICAÇÃO
    ELA ESTA TOMANDO CHÁ DE SALSINHA E ESTÁ COMEÇANDO A RESOLVER

    NNN

    Responder