Chá de mastruz – Para que serve e como fazer

Especialista da área:
atualizado em 05/10/2021

Com folhas alongadas, coloração verde-escura, flores pequenas e esbranquiçadas e um cheiro forte e agradável, o mastruz é uma planta que também pode ser conhecida pelos nomes de erva de santa maria, lombrigueira, quenopódio, ambrósia, mentruz, mastruço, menstruço, erva-formigueira, erva mata-pulgas, chá-do-méxico e uzaidela.

  Continua Depois da Publicidade  

A origem da planta é do sul da América Central, porém, ela pode ser encontrada na forma silvestre ou cultivada em diversas partes do mundo. Suas folhas produzem sementes que contém uma grande quantidade de fibras e outros nutrientes, como minerais e vitaminas A e do complexo B.

Além disso, esta planta é muito utilizada na medicina tradicional, pois contêm propriedades vermífugas, antibióticas, antifúngicas, digestivas, antioxidantes, anti-inflamatórias e anti-reumáticas, sendo muito utilizada no tratamento de doenças respiratórias, doenças gastrointestinais e osteoporose.

Confira abaixo os benefícios e contraindicações do chá de mastruz e aprenda a preparar esta bebida.

Para que serve o chá de mastruz?

Chá de mastruz

Beneficia o sistema respiratório

O chá de mastruz contribui para a melhoria do sistema respiratório, pois possui propriedades expectorante, cicatrizante, anti-inflamatória e antiviral, ajudando, por exemplo, a aliviar sintomas de gripes e resfriados, como a tosse, a rouquidão e a coriza. É indicado ainda em casos de crises asmáticas, bronquite, rinite e sinusite. 

Uma xícara de chá de mastruz pode ajudar a eliminar o muco e o catarro acumulado nas vias respiratórias.

Protege a saúde gastrointestinal

A erva de santa maria ajuda a controlar o refluxo ácido, evitando crises de gastrite e aliviando possíveis dores e desconfortos no estômago..

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, o consumo deste chá pode ajudar na redução de problemas intestinais como a constipação, as cólicas e o inchaço abdominal. O mastruz também auxilia na desintoxicação e fortalecimento do fígado.

É um antisséptico natural

O chá de mastruz funciona como vermífugo e um antisséptico natural. A planta do mastruz possui diversas propriedades antissépticas, sendo ótima para tratar infecções, pois combate a proliferação de fungos e bactérias no organismo. Uma ótima dica é preparar um chá usando essa erva para tomar de vez em quando, pois assim, o nosso corpo se torna menos suscetível a doenças, inflamações e infecções.

O chá de mastruz causa aborto?

De acordo com diversos estudos, sim, o chá de mastruz é abortivo e, portanto, a bebida é contraindicada para mulheres que estejam grávidas. Um dos efeitos colaterais relatados a respeito do consumo exagerado da planta foi o aborto.

No mesmo sentido, o mastruz é dotado de propriedades que podem alterar a contratilidade dos músculos do corpo, resultando em um possível efeito abortivo.

Planta pode ser tóxica

Mastruz

O mastruz é uma planta medicinal que pode ser tóxica e, portanto, é necessário evitar a superdosagem para que a erva possa ser utilizada com segurança. Existem registros de acidentes fatais, decorrentes da ingestão de altas doses do óleo essencial da planta.

A utilização excessiva da planta mastruz já foi associada a efeitos colaterais como dor de cabeça, vômito, palpitações, danos ao fígado, irritação na pele e nas mucosas, transtornos visuais e náuseas.

  Continua Depois da Publicidade  

No entanto isso está longe de acontecer com o chá, mas a recomendação é que seu consumo seja feito com moderação.

Como fazer – Receitas de chá de mastruz

Chá de mastruz

Ingredientes:

  • 1 litro de água;
  • 3 ramos de mastruz.

Modo de preparo:

  1. Leve a água e os ramos de mastruz ao fogo para ferver;
  2. Depois que ferver, tampe e deixe abafar.
  3. Quando o chá atingir uma temperatura agradável, coe, adoce (se achar necessário) e sirva imediatamente.

O ideal é tomar o chá logo após o seu preparo (não necessariamente tomar todo o conteúdo preparado de uma vez, dosagens elevadas podem fazer mal, fique atento a isso), antes que o oxigênio do ar destrua os seus compostos ativos. Segundo estudos, um chá costuma preservar substâncias importantes até 24 horas depois do preparo, porém, depois desse período, as perdas são consideráveis.

Certifique-se ainda de que os ingredientes que você utilizar no preparo do seu chá de mastruz sejam de boa qualidade, de boa procedência, estejam bem limpos e higienizados e que não tenham a adição de nenhuma substância ou produto prejudicial. Além disso, ao comprar a planta, confirme que realmente se trata do mastruz.

Mastruz com leite

Mastruz com leite

Na verdade, a receita não é um chá, mas sim uma vitamina, já que não é o chá que é batido com o leite, mas sim os raminhos de mastruz, que também são o ingrediente principal do chá. Confira como o mastruz com leite pode ser preparado:

  Continua Depois da Publicidade  

Ingredientes:

  • 1 litro de leite;
  • 3 ramos de mastruz;
  • Açúcar a gosto.

Modo de preparo:

  1. Junte todos os ingredientes no liquidificador;
  2. Bata e depois passe a bebida para uma jarra e sirva.

Cuidados com o chá de mastruz

O chá de mastruz não pode ser ingerido por crianças com menos de dois anos de idade. Por conta dessa recomendação, entende-se que o mais seguro para as mulheres que estejam amamentando é consultar o médico para saber se podem tomar a bebida.

Se você apresentar qualquer reação adversa ao tomar o chá de mastruz, interrompa o uso e dependendo da gravidade, procure ajuda médica.

Você já tinha ouvido falar e já experimentou o chá de mastruz alguma vez? Pretende aprender como fazer e aproveitar seus benefícios? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (33 votos, média 4,39)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

6 comentários em “Chá de mastruz – Para que serve e como fazer”

  1. Boa noite,gostaria de saber se mentruz prende o intestino,tô tomando pq me falaram que cola o osso ,eu quebrei meu braço,tô com dificuldades pra í ao banheiro…tô tomando um copo por dia de mentruz batido no liquidificador com água

    Responder
  2. Boa tarde .meu nome é Paula. Cuando criança minha mãe costumava fazer o MENTRUZ com leite .e a gente tomava como germisidas ela fazia Ta mbem. O charope. Gostaria de saber .se faz com leite quente ou fril .

    Responder
  3. Boa tarde,
    Gostei muito da informação, fui criado no interior do Nordeste
    e desde de criança era comum tomar o Mastruz com leite quente,
    porém, atualmente costumo bater uma certa quantidade com água
    no liquidificador e tomar uma ou duas vezes ao dia.
    É correto dessa forma?

    Responder