Chá de hibisco para pressão alta funciona?

atualizado em

Se você já foi diagnosticado com hipertensão, saiba o que a ciência diz a respeito do uso de chá de hibisco para pressão alta, como ele pode te beneficiar e como fazer esse chá para manter a sua saúde em dia.

A pressão alta pode levar a sérios problemas de saúde quando não tratada, porém, fazer algumas mudanças em seu estilo de vida, como por exemplo em sua alimentação, o que você come e bebe, pode te ajudar a mantê-la sob controle.

Se você está preocupado com seus níveis de pressão arterial e está procurando alternativas naturais para mantê-la sob controle, pode já ter escutado falar sobre os benefícios do chá de hibisco para pressão arterial. Será que ele funciona mesmo?

Aproveite para conhecer também todos os benefícios do chá de hibisco e veja os melhores chás para pressão alta.

O que é hibisco

O hibisco (Hibiscus Sabdariffa) é um gênero de planta com flores da família das malvas que tem origem no norte da África e no Sudeste da Ásia. Atualmente, ele já é cultivado em muitos países de climas tropicais e subtropicais e pessoas em todo o mundo usam várias partes desta planta, seja como alimento ou medicina natural.

A popularidade deste chá ou infusão de ervas vem crescendo cada vez mais em todo o mundo e no Brasil não é diferente. Isso acontece especialmente devido a seus potenciais benefícios à saúde. Entre eles, há evidências de que o chá de hibisco reduz a pressão arterial.

Chá de hibisco baixa pressão?

Estudos recentes mostraram que muitas vezes o chá de hibisco baixa a pressão com a mesma eficácia que alguns medicamentos para hipertensão, e ao contrário deles, o hibisco raramente causa efeitos colaterais, além de ser muito seguro.

  Continua Depois da Publicidade  

O chá de hibisco para pressão alta vem sendo usado na medicina tradicional africana e asiática há muito tempo. Pesquisadores na Nigéria confirmaram essa sabedoria milenar mostrando que as suas flores reduziram a pressão arterial em animais de laboratório, e logo em seguida, pesquisadores no Irã comprovaram esse mesmo efeito em humanos.

Após os cientistas medirem a pressão sanguínea de 54 adultos hipertensos, eles administraram cerca de 280 ml de chá preto ou chá de hibisco durante 12 dias.

Como resultado, notaram que a pressão sanguínea média diminuiu ligeiramente no grupo do chá preto, porém no grupo do chá de hibisco ela diminuiu em 10%.

Desde então, foram realizados vários outros estudos que confirmaram esse efeito, incluindo dois que testaram o hibisco em comparação com medicamentos padrão para pressão alta.

No México, cientistas administraram captopril (Capoten, 25 mg duas vezes ao dia) ou chá de hibisco (fabricado com 10 gramas de flores secas esmagadas, cerca de 5 colheres de chá a cada 1 a 2 xícaras de água uma vez por dia) em 75 adultos hipertensos.

Após quatro semanas, a erva funcionou tão bem quanto o medicamento, sendo que ambos mostraram uma queda de 11% na pressão sanguínea.

  Continua Depois da Publicidade  

Em um outro estudo, os mesmos cientistas mexicanos deram lisinopril (Zestril, Privinil – 10 mg por dia) ou hibisco (250 mg na forma de cápsula) para 193 pessoas, e após quatro semanas, novamente o hibisco funcionou quase tão bem quanto a droga: os níveis da pressão arterial diminuiu 15% entre as pessoas que tomaram o medicamento e 12% entre os que tomaram as cápsulas desta planta.

Entretanto, embora os estudos tenham confirmado as propriedades do hibisco na redução da pressão arterial, não se deve suspender qualquer tipo de tratamento recomendado pelo seu médico em detrimento da utilização da planta.

Como o hibisco baixa a pressão arterial?

As pesquisas sugerem que o chá de hibisco para pressão alta funciona devido a uma combinação de razões.

Este chá possui propriedades diuréticas, dilata as artérias e parece atuar como um inibidor natural da enzima de conversão angiotensina (ECA), provocando o relaxamento dos vasos sanguíneos ao diminuir a liberação de hormônios que os contraem e consequentemente reduz a pressão arterial.

Outro ponto importante é que esta planta, além de ajudar a baixar a pressão, também aumenta a função imunológica e fornece valiosos antioxidantes para o corpo humano.

Quanto você deve beber

Para obter os benefícios deste chá da melhor maneira, o ideal é tomar uma vez pela manhã, mais duas vezes durante o dia, porém com 8 horas de intervalo entre as doses.

  Continua Depois da Publicidade  

Uma alternativa para as pessoas que não gostam muito do sabor são os suplementos, que devem ser administrados de acordo com o teor de antocianina, responsável pela pigmentação avermelhada da flor.

Uma dose diária de 10 mg de antocianinas de hibisco (equivalente a 1 g de 1% de extrato ou 500 mg de 2% de extrato) é a quantidade ideal, doses mais altas que essa podem ser tóxicas.

O ideal é tomar 3 xícaras de chá de hibisco para pressão alta por dia, porém ele deve ser tomado continuamente para que os resultados positivos se mantenham.

Quando os participantes do mesmo estudo pararam de beber o chá por apenas três dias, a pressão arterial começou a subir novamente.

Receita chá de hibisco

Ingredientes:

  • ¼ de xícara de flores secas de hibisco (de preferência orgânico)
  • 4 xícaras de água filtrada
  • 1 a 2 colheres de sopa de mel cru a gosto (opcional)
  • Folhas de hortelã fresca a gosto (opcional)
  • Fatias de limão a gosto (opcional).

Modo de preparo:

Ferva metade da água filtrada em uma panela pequena. Em seguida, adicione as flores secas de hibisco e desligue o fogo.

Cubra com uma tampa e deixe repousar até que o líquido fique com uma coloração em um tom vermelho escuro.

Adicione as duas xícaras restantes de água filtrada ao chá quente e o mel cru para obter doçura, se julgar necessário.

Você pode beber o chá quente, adicionar cubos de gelo para tomar ele gelado, ou colocar em uma jarra na geladeira para tomá-lo depois. Se quiser, pode decorar com limão e hortelã.

Se você tem pressão alta, o ideal é possuir um monitor doméstico de pressão arterial, e assim fazer leituras antes de tomar diferentes doses deste chá e testar novamente uma hora depois para ver o que funciona melhor para você.

Se estiver tomando algum medicamento para hipertensão, fale com o seu médico antes de começar a tomar chá de hibisco para pressão alta.

Assim como todos os outros medicamentos, o chá de hibisco pode causar reações em seu organismo, por isso o ideal é conversar com o seu médico e nunca parar nenhum tratamento sem a aprovação do profissional de saúde.

Você já ouviu falar que é bom tomar chá de hibisco para pressão alta? Pretende passar a tomá-lo? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário