Cerveja Puro Malte Engorda?

atualizado em

Uma cerveja puro malte é aquela que conta somente com o malte como fonte de açúcar em sua composição e que é composta apenas pelos ingredientes água, lúpulo, malte e fermento.

Alguns exemplos de cervejas puro malte encontradas no Brasil são: Heineken, Eisenbahn Pils, Serra Malte, Bavaria Premium e Kaiser Gold.

Será que a cerveja puro malte engorda?

Você provavelmente já deve ter ouvido que as bebidas alcoólicas como a cerveja – ou pelo menos o consumo excessivo delas – pode favorecer o aumento do peso corporal. Mas será que mesmo se tratando de uma versão diferente da bebida, com uma única fonte de açúcar, podemos afirmar que a cerveja puro malte engorda?

As cervejas puro malte são mais indicadas por terem um menor impacto em relação à dieta, diferentemente das cervejas de trigo, por exemplo, que apresentam mais calorias. No entanto, na hora em que for comprar a sua cerveja puro malte, cheque a tabela nutricional para conferir se ela é realmente menos calórica do que outros tipos de cerveja.

Ou seja, as cervejas puro malte são consideradas a melhor alternativa para quem deseja apreciar a bebida com moderação sem prejudicar a dieta porque elas trazem apenas a cevada do malte como fonte de açúcar, sem incluir outros cereais não maltados como o arroz e o milho.

Por outro lado,  vale ressaltar principalmente que quando uma pessoa entra em uma dieta restritiva para emagrecer, é aconselhável evitar a ingestão de cerveja.

Entretanto, caso o objetivo seja a reeducação alimentar e a mudança de hábitos, é possível que ela consuma a bebida uma vez a cada mês ou aos finais de semana. Tudo sem cometer excessos e nem tentar compensar o que deixou de beber nos outros dias, obviamente.

  Continua Depois da Publicidade  

Em excesso, tudo pode engordar

Não é simplesmente porque concluimos que a cerveja puro malte engorda menos que outros tipos que você pode consumir a bebida exageradamente e não ganhar peso.

Sem contar todos os outros males já associados ao abuso de bebidas alcoólicas, a cerveja puro malte, assim como os outros tipos de cerveja, também é composta por calorias.

Tomemos como exemplo a Heineken, uma cerveja de puro malte que possui 105 calorias em uma porção de 250 ml e 149 calorias em 355 ml. Ainda que o teor calórico dessas porções não aparente ser muito elevado, vale lembrar que o consumo excessivo da cerveja trará um acúmulo de calorias ao corpo, o que favorece o aumento de peso.

Então, para quem deseja emagrecer ou, pelo menos, não engordar, o ideal é consumir a cerveja puro malte com moderação.

A bebedeira e o perigo de comer mal

Beber de estômago vazio faz com que uma pessoa fique alcoolizada mais rapidamente. Uma vez alcoolizado, fica difícil para alguém ter clareza de pensamento e julgamento e fazer escolhas saudáveis de aperitivos para acompanhar a cerveja puro malte caso a fome apareça, não é mesmo?

Assim, vale a pena comer alguma coisa saudável, nutritiva e com teor controlado de calorias minutos antes de começar a beber cerveja.

  Continua Depois da Publicidade  

Portanto, além de evitar o acúmulo de calorias, outro motivo para não exagerar no consumo da cerveja é diminuir os riscos de ficar alcoolizado e cair na tentação de escolher alimentos calóricos, frituras e fast food, conhecidos por favorecer o aumento do peso, para acompanhar o consumo da bebida.

Moderação é realmente a palavra-chave

De acordo com nutricionistas, tomar a cerveja regularmente, mas de maneira moderada, em porções de menos de 500 ml por dia, não parece levar a um aumento no peso corporal ou de gordura na região da barriga.

Entretanto, beber mais do que isso pode muito bem levar a um aumento de peso significativo ao longo do tempo. Alguns estudos associaram a ingestão elevada de bebidas alcoólicas como a cerveja ao aumento do risco de ganhar gordura na barriga, que é cientificamente chamada de gordura visceral.

A gordura visceral é metabolicamente ativa, o que significa que ela pode interferir com os hormônios do seu corpo. Isso pode alterar a maneira pela qual o seu corpo funciona e aumentar o seu risco de doenças como síndrome metabólica, diabetes do tipo 2, doença no coração e câncer. Mesmo pessoas com um peso normal têm um risco aumentado de problemas de saúde se tiverem uma quantidade grande de gordura na barriga.

Um estudo feito por um pesquisador da Espanha e demais colegas apontou que homens que ingeriam mais do que três drinks alcoólicos diariamente tinham 80% mais propensão de ter muita gordura corporal do que os homens que não bebiam tanto.

A maioria dos estudos mostra que o consumo da cerveja está associado com um aumento na circunferência da cintura e do peso corporal. Isso indica que beber cerveja não coloca especificamente peso na barriga. Isso apenas torna a pessoa mais gorda de maneira geral. Esse risco de ganho de peso pode ser ainda maior em pessoas que já têm sobrepeso em comparação a pessoas de peso normal que tomam cerveja.

  Continua Depois da Publicidade  

As bebidas alcoólicas e o processo de queima de gorduras

Ainda segundo nutricionistas, o consumo de álcool pode atrapalhar a queima de gordura por parte do corpo, porque o seu corpo prioriza a decomposição do álcool em detrimento de outras fontes de combustível, incluindo a gordura armazenada.

Quando o corpo utiliza o álcool como uma fonte primária de energia, o excesso de glicose e lipídeos presentes nele acabam na forma de tecido adiposo ou gordura. Em teoria, beber regularmente contribui com o aumento da gordura corporal.

A ingestão de bebidas alcoólicas e a qualidade do sono

Conforme um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Estadual de Wayne nos Estados Unidos, o consumo de álcool pode resultar no aumento dos períodos de vigília durante os ciclos de sono.

Mas o que isso tem a ver com a questão do peso? A privação do sono, seja em decorrência da falta de sono, seja por conta do sono prejudicado ou reduzido, pode gerar um desequilíbrio nos hormônios associados à fome, à saciedade e ao armazenamento de energia. Todos esses fatores podem influenciar o peso corporal de uma pessoa.

Se você não quer engordar e já percebeu que quando toma qualquer tipo de bebida alcoólica sofre, mais tarde, com dificuldades para pegar no sono ou tem problemas para continuar dormindo, sem ficar acordando no meio da noite, maneirar no consumo dessas bebidas é uma boa ideia para ver se a sua qualidade do sono melhora.

Os fitoestrógenos do lúpulo

As flores da planta lúpulo são utilizadas para dar sabor à cerveja. Essa planta é conhecida por ser muito rica em fitoestrógenos, compostos que podem imitar a ação do hormônio sexual feminino estrogênio no corpo.

Por conta do seu teor de fitoestrógenos, já foi sugerido que o lúpulo na cerveja pode causar mudanças hormonais nos homens que aumentam o risco de armazenar gordura na barriga. Entretanto, não se sabe se ou como esses compostos afetam o seu peso ou gordura na barriga.

Como vimos no começo do artigo, as cervejas puro malte são compostas por lúpulo, ao lado de outros ingredientes como água, malte e fermento.

Além de se preocupar se a cerveja puro malte engorda

Preocupe-se como toda a sua dieta para não ficar acima do peso. Isso porque se controlar o consumo da cerveja é importante para não engordar, o ato não é suficiente por si só. Além de fazer isso, é preciso certificar-se de seguir uma dieta controlada, equilibrada, saudável e nutritiva.

Para quem tem dificuldades em fazer isso, vale a pena contar com o acompanhamento de um nutricionista, que é qualificado para indicar uma dieta que ajude a atingir os objetivos para o corpo, ao mesmo tempo em que fornece os nutrientes e a energia que o organismo exige para funcionar apropriadamente.

O nutricionista também é o profissional mais qualificado para ensinar como tomar a cerveja puro malte sem favorecer o aumento do peso corporal.

Você já tinha ouvido falar que cerveja puro malte engorda? Pretende alterar sua rotina de consumo da bebida? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

2 comentários em “Cerveja Puro Malte Engorda?”

  1. Fiz um exame de colesterol total mais as frações o ldl tava 150
    50 dias depois fiz o mesmo exame o ldl foi pra 180
    Neste intervalo estava tomando remédio natural mesmo assim aumentou
    Será que tem erro do laboratório?
    Minha cerveja é puro malte e só tomo nos finais de semana 6 latinhas no café pão integral , almoço e light noite só lanche

    Responder