Cardápio para dieta de 900 calorias por dia

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atualizado em 05/11/2021

Uma dieta de 900 calorias por dia pode ser uma alternativa para as pessoas que desejam ou precisam emagrecer. O objetivo desta dieta, além da reeducação alimentar, é que o indivíduo gaste mais calorias do que as consumidas durante o dia, para que possa eliminar a gordura acumulada.

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Entretanto, se pensarmos que uma pessoa pode consumir entre 2 mil a 2,5 mil calorias diariamente, esse corte parece drástico, não é mesmo? Até porque a redução máxima que uma pessoa deve ter em sua ingestão calórica diária é de 1000 calorias.

Quando uma pessoa ingere somente 1000 calorias por dia, o organismo ainda funciona, porém, ela se sente mais cansada, sem energia e com mais fome, o que torna a dieta difícil de ser sustentada. Imagine então como serão esses efeitos numa dieta de apenas 900 calorias por dia?

Consumir menos de 1200 calorias diariamente pode causar problemas como fraqueza, intolerância ao frio, fadiga, irregularidade no período menstrual, prisão de ventre e inchaço das mãos e dos pés.

Por outro lado

Dietas com baixo consumo calórico podem ser recomendadas por médicos durante um certo período para pessoas que sofrem com obesidade, apresentando um Índice de Massa Corporal (IMC) mais alto do que 30.

A medida pode ser adotada para perder o excesso de peso e, assim, melhorar o quadro de condições associadas ao problema como diabetes, hipertensão e colesterol elevado.

Entretanto, esse tipo de dieta precisa de um acompanhamento médico que determina como o programa deve ser realizado, por quanto tempo e como a alimentação deverá ser feita depois que este período.

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Cardápio para a dieta de 900 calorias por dia

refeição saudável dieta poucas calorias

Agora, tendo em mente os perigos que o programa pode envolver, vamos conhecer algumas opções de cardápio para a dieta de 900 calorias por dia:

Cardápio 1

  • Café da manhã: 1 xícara de cereal integral com 1 xícara de leite desnatado e ½ banana pequena. (240 calorias).
  • Almoço: ½ xícara de macarrão integral cozido e ½ xícara de brócolis, cenouras e couve-flor cozidos ao vapor com 1 colher de sopa de vinagre balsâmico. (250 calorias).
  • Jantar: 150 g de filé de frango grelhado e 70 g de batata-doce assada. (303 calorias).
  • Lanches ao longo do dia: iogurte light de morango e 120 g de amoras (aproximadamente 107 calorias).

Cardápio 2

  • Café da manhã: 1 fatia de pão integral com 1 colher de sopa de manteiga de amendoim e 6 a 7 morangos grandes. (240 calorias).
  • Almoço: 85 g de peito de frango grelhado, 1 xícara de alface, ½ xícara de iogurte natural com baixo teor de gorduras com ½ xícara de framboesas. (250 calorias).
  • Jantar: 1 fatia grossa de carne de vaca assada, 1 colher de sopa de arroz integral cozido, 50 g de couve manteiga refogada, 1 tomate médio picado e 100 g de cenoura. (301 calorias).
  • Lanches ao longo do dia: 1 maçã pequena e 1 xícara de morangos fatiados. (108 calorias).

Cardápio 3

  • Café da manhã: 1 xícara de café sem açúcar, 1 copo de leite desnatado, 1 fatia de pão integral e 1 colher de sopa de queijo cottage. (170 calorias).
  • Almoço: 150 g de salmão grelhado, salada com 1 xícara de alface e 1 tomate pequeno, temperada com 1 colher de chá de azeite de oliva extravirgem e 1 colher de sopa de arroz integral. (345,5 calorias).
  • Jantar: 100 g de frango grelhado sem pele, 100 g de couve manteiga refogada com 1 colher de chá de azeite de oliva extravirgem e 1 batata-doce pequena assada. (372 calorias).
  • Lanches ao longo do dia: 50 g de iogurte light de morango. (13,75 calorias).

Cardápio 4

  • Café da manhã: 1 fatia de pão integral com 1 colher de sopa de requeijão light e 100 ml de limonada. (156 calorias).
  • Almoço: 100 g de filé de frango grelhado, 50 g de sopa de purê de batata-doce e 1 salada com ½ xícara de alface e ½ de rúcula temperadas com ½ colher de sopa de azeite de oliva extravirgem. (288 calorias).
  • Jantar: 1 omelete de duas claras com 1 fatia de peito de peru, 3 fatias de tofu mole e ¼ de tomate pequeno picadinho e 100 g de mandioca cozida. (370 calorias).
  • Lanches ao longo do dia: 1 goiaba, 1 pêssego médio e 50 g de iogurte light de morango. (88,75 calorias).

Cardápio 5

  • Café da manhã: 1 potinho de iogurte natural desnatado com 2 colheres de sopa de flocos de aveia. (143 calorias).
  • Almoço: 100 g de bife de acém, 1 xícara de couve-flor cozida sem gordura, 2 colheres de sopa de arroz integral e 1 colher de sopa de lentilha. (244,76 calorias).
  • Jantar: 3 colheres de sopa de arroz com frango, 1 pão integral picadinho de acompanhamento e 1 banana média de sobremesa. (353 calorias).
  • Lanches ao longo do dia: 120 g de gelatina, 1 xícara de morangos fatiados e 1 barrinha de cereais, como por exemplo, de coco com chocolate. (160 calorias).

Atenção: os valores calóricos de cada refeição são apenas mera estimativa, portanto, podem variar conforme a marca e fabricante. Além disso, o cardápio de uma dieta de 900 calorias diárias pode sofrer alterações conforme os objetivos e necessidades nutricionais de cada pessoa.

Outros cuidados e problemas

princípios da dieta ornish

Uma dieta de baixo consumo calórico não oferece uma quantidade suficiente de energia ao corpo e a forma pela qual o nosso organismo lida com isso é obtendo energia de outras fontes.

A restrição alimentar também pode comprometer o fornecimento de nutrientes importantes para o organismo. Sem o teor adequado de proteínas, por exemplo, perde-se músculos, o que desacelera o metabolismo, tornando a perda de peso mais difícil. Assim, ao final da dieta, quando passamos a comer normalmente, existe uma grande chance de voltar a engordar.

Já o desequilíbrio de eletrólitos está associado à retirada de cálcio dos ossos, podendo enfraquecê-los e favorecer o surgimento de um quadro de osteoporose.

Assim, se você deseja emagrecer não comece um programa tão restritivo como a dieta das 900 calorias. Antes, converse com o seu médico e nutricionista para saber qual o método mais eficaz para o seu caso, que além de não prejudicar a sua saúde, ainda vai lhe ajudar a obter resultados permanentes.

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Além disso, um regime de baixa calorias, como é o caso da dieta das 900 calorias, feito sem supervisão pode causar outros problemas, como anemia, imunidade baixa, infertilidade e dificuldade de concentração.

Vídeo

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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