Bicicleta ergométrica horizontal ou vertical? Qual é a melhor?

Especialista da área:
atualizado em 06/07/2021

Todo mundo sabe que praticar atividades físicas faz bem para a saúde do corpo e da mente, além de melhorar a concentração, o condicionamento físico, fortalecer os músculos e definir o corpo. Você pode obter todos esses benefícios se exercitando em uma bicicleta ergométrica, seja ela horizontal ou vertical.

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O fato é que esse aparelho é prático e fácil de usar. Além disso, uma grande vantagem da bicicleta ergométrica é que você pode ter esse aparelho em casa e se exercitar na hora que quiser, sem ter que se deslocar até uma academia ou fazer alguma atividade na rua, o que pode ser algo perigoso, dependendo do horário.

Então quem gosta de se exercitar na bicicleta ergométrica, vai gostar das informações que reunimos neste artigo sobre as diferenças entre a bicicleta ergométrica horizontal e a vertical, quais são os benefícios de cada uma e como conseguir os melhores resultados treinando em um desses aparelhos.

Bicicleta ergométrica horizontal ou vertical?

Um bom treino na bicicleta ergométrica traz tantos benefícios quanto qualquer outra atividade aeróbica que você faça na academia, como remar ou correr por exemplo, já que pedalar é um exercício aeróbico muito eficiente, e que ajuda a melhorar o condicionamento físico e a perder peso.

Além disso, a bicicleta ergométrica é um ótimo meio de se conseguir pernas e glúteos mais torneados, firmes e definidos. Por isso, a bicicleta ergométrica deve ser vista como uma grande aliada para quem quer cuidar da saúde e perder peso.

Então confira a seguir as principais características de cada modelo.

Bicicleta ergométrica horizontal

Bicicleta Horizontal
Imagem: Ergolife

Conhecida também como bicicleta reclinada, por causa da posição em que o praticante fica durante o exercício, a bicicleta ergométrica horizontal é indicada para as seguintes pessoas:

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  • Quem tem dor nas costas;
  • Quem sofre com dores no pescoço;
  • Grávidas;
  • Pessoas com sobrepeso;
  • Idosos.

Os exercícios nesse tipo de bicicleta ajudam na recuperação muscular, melhoram a circulação sanguínea e auxiliam na perda de gordura.

Além disso, a bicicleta ergométrica horizontal ajuda muito na tonificação das pernas e glúteos, e ainda minimiza o impacto nas articulações.

Outro benefício relacionado a esse modelo é que a pessoa pode pedalar em uma posição mais natural, o que reduz a fadiga e melhora a performance. Dessa forma, quem está pedalando se sente mais disposto e com isso pode dedicar mais tempo ao exercício.

Bicicleta ergométrica vertical

Bicicleta ergométrica Vertical
Imagem: Ergolife

Na bicicleta ergométrica vertical o exercício é mais intenso, já que ela, de certa maneira, simula a ação de escalar morros, subir escadas ou de pedalar ao ar livre em uma bicicleta comum.

Esse modelo também trabalha os músculos das costas, além dos músculos das pernas e glúteos. Além disso, a bicicleta vertical promove uma melhora do condicionamento físico, da capacidade cardiorrespiratória e auxilia na perda de gordura.

Muitas pessoas relatam que conseguem aumentar com mais facilidade os batimentos cardíacos ao utilizar uma bicicleta ergométrica vertical, em vez da horizontal.

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Qual dos dois tipos ajuda a queimar mais calorias?

Na bicicleta ergométrica vertical mais músculos são trabalhados. Já na bicicleta ergométrica horizontal, você trabalha menos os músculos das costas e dos quadris, e dessa forma os músculos das pernas fazem a maior parte do trabalho.

Quem quer perder peso precisa levar em consideração que, quanto mais músculos você trabalhar por sessão de exercícios físicos, maior será a queima de calorias.

Além disso, também é importante saber que na bicicleta vertical você queima um bom número de calorias em ritmo moderado, já na bicicleta horizontal você precisa de um ritmo bem mais intenso para queimar esse mesmo número de calorias.

Sendo assim, é importante avaliar as suas características físicas e determinar quais são os seus objetivos em relação ao seu corpo antes de escolher o melhor modelo para você.

Dicas:

  • Nos dois tipos de bicicletas há a opção de alterar a carga, dessa forma, você pode aumentar ou diminuir a intensidade do exercício;
  • Se você for pedalar em casa, saiba que a bicicleta ergométrica vertical ocupa menos espaço;
  • Os iniciantes, devem começar com uma carga leve e ir aumentando a cada semana, assim como o tempo do exercício;
  • Procure ter sempre o acompanhamento de um profissional, como um personal trainer, para você ter certeza de que está se exercitando de forma adequada;
  • Não se esqueça de fazer uma avaliação física antes de começar qualquer atividade física;
  • Outro lembrete importante é que, junto aos exercícios, você deve adotar uma dieta saudável, se quiser emagrecer ou manter uma boa forma física;
  • Além disso, é importante saber que a queima de calorias e a perda de peso varia entre cada pessoa. Portanto, se alguém lhe disser que emagreceu 3 quilos apenas pedalando na bicicleta ergométrica, isso não significa que o mesmo acontecerá com você.

Você já usou esses dois tipos de bicicleta? Qual delas você prefere e por quê? Comente abaixo!

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Francisco Santana
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

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9 comentários em “Bicicleta ergométrica horizontal ou vertical? Qual é a melhor?”

  1. tenho 56 anos e 119 kg estou para comprar bicicleta horizontal nao para perder peso para sair do sedentarismo pode ser uma s solução que acha.

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  2. Meu filho tem 127,00 e quer começar a fazer exercícios com a bicicleta ergométrica para perder peso. Ele quer a vertical, mas tenho receio quanto a segurança e lesões na coluna e joelhos. Estou em dúvida o que comprar, por favor me ajudem!
    Grata

    Responder
  3. A horizontal é muito melhor para pacientes em recuperação ou mesmo pessoas com problemas de saúde nos músculos e articulações. Mas nada será melhor do que hidroginástica para pessoas com problemas musculares e de articulação. O texto enfatiza o uso para academia mas as pesquisas médicas indicam que para quem necessita o exercício por recomendação médica a hidroginástica sempre tem efeito mais completo.

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