Benefícios do ovo – Para que serve e propriedades

Especialista da área:
atualizado em 03/08/2021

Ajuda na perda de peso, excelente fonte de proteínas, fonte de gorduras boas e rico em vitaminas e minerais: conheça todos os benefícios do ovo!

  Continua Depois da Publicidade  

O ovo é um dos alimentos mais controversos da atualidade, e por muitos anos existia a recomendação de evitar o seu consumo.

Isso acontecia porque o consumo de ovos era associado por muitos ao aumento dos níveis de colesterol e, dessa forma, a uma série de doenças cardiovasculares.

Entretanto, novas descobertas da ciência apontam para uma influência muito menor do consumo de ovos sobre todos esses males. E inclusive já foram comprovados diversos benefícios que o consumo de ovos pode trazer.

Então, vamos entender melhor as propriedades desse alimento tão injustiçado, e descobrir quais são os seus benefícios para a saúde.

Benefícios do ovo

ovos e seus benefícios

As propriedades nutricionais do ovo de galinha o tornam um excelente aliado para a manutenção da saúde e da boa forma. Isso ocorre porque o ovo é rico em nutrientes como proteínas, vitaminas A, D e B, além de ser pouco calórico.

1. O ovo ajuda na perda de peso

O ovo é um alimento com baixo teor calórico, mas, ainda assim, tem uma grande concentração de proteínas. Isso o torna um ótimo aliado para a perda de peso, uma vez que o consumo de proteínas prolonga a saciedade.

  Continua Depois da Publicidade  

Um estudo, publicado em 2015 no periódico Hormone research in paediatrics, mostrou que o consumo de alimentos ricos em proteínas no café da manhã promove a perda de peso.

Isso porque a sensação de saciedade causada pelo consumo de proteínas reduz a ingestão calórica ao longo do dia.

2. Ótima fonte de proteínas para quem pratica exercícios

O consumo de proteínas é essencial para quem está querendo ganhar massa magra. Por isso o ovo é muito popular entre pessoas que praticam exercícios.

Isso ocorre porque além da grande quantidade de proteínas de boa qualidade, o ovo é rico em vitaminas que ajudam a manter a saúde e a boa forma.

O ovo contém 10,4 gramas de proteína a cada 100 g, proteínas essas que são as mais completas que existem na natureza, uma vez que possuem todos os aminoácidos essenciais em quantidades adequadas.

Como se quantidade e qualidade não bastassem, as demais fontes de proteína também são deixadas para trás quando se trata da disponibilidade das proteínas, já a taxa absorção das proteínas do ovo é de quase 100%, de modo que praticamente nada é perdido.

  Continua Depois da Publicidade  

3. O ovo é rico em gorduras boas

A quantidade de gorduras nos ovos é sempre apontado como uma desvantagem desse alimento. Mas poucos levam em consideração a qualidade dessas gorduras.

Isso porque a maior parte das gorduras de um ovo é formada por gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, que são consideradas gorduras boas, essenciais para o bom funcionamento do metabolismo. Essas gorduras representam 72% de suas gorduras totais.

Além disso, os ovos são ricos em ácidos graxos omega-3, cujos benefícios à saúde são de amplo conhecimento, dentre eles para o cérebro, coração e sistema imunológico.

4. Colesterol

Mais que às gorduras, o ovo deve a sua má fama ao colesterol. De fato, um ovo pode possuir até 250 mg de colesterol LDL, o colesterol ruim, em sua gema.

Entretanto, a correlação entre o consumo de colesterol LDL na alimentação e a sua presença no sangue tem se mostrado cada vez mais duvidosa.

Na verdade, o consumo de ovos não tem mostrado uma relação direta com o aumento dos níveis de colesterol LDL no sangue, já que o colesterol LDL tem, em geral, origem no consumo de gorduras saturadas.

  Continua Depois da Publicidade  

Porém a presença de outros nutrientes no ovo o tornam um alimento saudável para a maior parte das pessoas, apesar da quantidade de colesterol.

E é sempre importante lembrar que o colesterol é uma substância de extrema importância para a produção dos hormônios sexuais, o estrogênio e a testosterona.

5. Ele é rico em diversas vitaminas e minerais

Uma das propriedades mais impressionantes dos ovos é a sua concentração de vitaminas e minerais extremamente variados. Isso porque ele é rico em vitaminas A, D e E, além de vitaminas do complexo B.

Já entre os minerais, o ovo fornece boas quantidades de fósforo, selênio, ferro, iodo, cálcio e zinco.

Em virtude dessa impressionante variedade, o ovo é um dos alimentos mais completos encontrados na natureza. Mas é preciso lembrar, porém, que quase todos esses nutrientes se encontram na gema do ovo. Retirá-la, portanto, torna o ovo muito menos nutritivo.

Então, o ovo faz bem ou faz mal?

A adição de ovos à dieta diária é extremamente benéfica para quase todas as pessoas, uma vez que esse alimento possui propriedades que o tornam útil tanto para quem procura apenas uma dieta equilibrada, quanto para aqueles que buscam ganhar massa muscular e/ou perder peso.

Entretanto vale notar que o modo de preparo dos ovos é extremamente importante para a manutenção de várias das suas propriedades.

Por exemplo, a fritura dos ovos (sobretudo mexidos e com a gema perfurada) provoca uma perda maior de seus nutrientes mais especiais, se comparada a outros modos de preparo, como o cozimento.

Assista abaixo nossa nutricionista falando sobre os benefícios do ovo.

Tabela nutricional

Porção de 100 g de ovo de galinha inteiro, cozido e sem sal.

ComponenteValor por 100g
Calorias125 kcal
Carboidrato total1,38 g
Proteína10,4 g
Gorduras8,7 g
Gorduras saturadas2,66 g
Gorduras monoinsaturadas3,49 g
Gorduras poliinsaturadas1,01 g
Gorduras trans0,02 g
Fibra alimentar0
Colesterol364 mg
Cálcio43,2 mg
Ferro1,33 mg
Sódio128 mg
Magnésio9,87 mg
Fósforo161 mg
Potássio121 mg
Zinco1,09 mg
Cobre0,03 mg
Selênio15 mcg
Vitamina A (RE)113 mcg
Vitamina A (RAE)113 mcg
Vitamina D1,8 mcg
Alfa-tocoferol (Vitamina E)0,84 mg
Tiamina0,07 mg
Riboflavina0,26 mg
Niacinatr
Vitamina B6tr
Vitamina B120,93 mcg
Equivalente de folato36,9 mcg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO)

Você estava ciente de todos esses benefícios do ovo para a saúde e boa forma? Com que frequência você consome o ovo? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (36 votos, média 4,31)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

10 comentários em “Benefícios do ovo – Para que serve e propriedades”

  1. Bom dia,

    Eu comia dois ovos por dia de manhã, parecei pensando que estava aumentando meu triglicérides que não tinha alto: faz mau?

    Responder
  2. tenho preparado ovos cru, suco de milho verde e molho de alho, trituro no liquidificador e bebo, uma delicia toda manhã.

    Responder
  3. Bom dia. Excelente matéria. Estou tratando de uma gordura no fígado grau II, por isso estou fazendo há 9 meses uma dieta alimentar com mais proteínas.
    O ovo cozido é a estrela do meu cardápio, todos os dias. Como em média de 2 a 3 ovos por dia. Pesava 64,5, e agora peso 59 kilos. Tenho 52 anos. Perdi 5% de gordura e ganhei 5% de massa muscular.
    Coloque o ovo fatiado no prato , acrescento kinoa e chia, depois um pouquinho de pimenta do reino e uma pitadinha minúscula de sal. Fica esplêndido.
    Recomendo.
    Abraços,
    Sonia Aparecida

    Responder
  4. Impressionante, o ovo cozido faz com que vc tenha sensação de estar satisfeito, costumo comer dois ovos entre 9 e.10 horas da manhã, e as vezes ñ sinto vontade de almoçar. Como folhas para auxiliar como alface e agrião e as vezes salada de pepino. No decorrer da tarde ñ sinto fome.

    Responder