Benefícios do orégano, para que serve e como usar

atualizado em

Aliado da saúde do coração, ajuda no controle do peso e na boa digestão: conheça os todos benefícios do orégano e como usar!

De origem mediterrânea, o orégano (origanum vulgare) é uma excelente fonte de vitaminas e minerais, além de compostos que permitem seu uso como planta medicinal.

O orégano seco carrega uma boa parte das propriedades do orégano in natura, mas a planta fresca e seu óleo concentram a maioria dos benefícios do orégano para boa forma e saúde.

Além disso, tanto o orégano seco quanto as folhas frescas da erva possuem propriedades diuréticas, antibacterianas, expectorantes, antioxidantes, dentre outras.

Mas você sabe para que serve o orégano? Conheça a seguir.

oregano
Orégano

Benefícios do orégano

Veja abaixo os 8 principais benefícios do orégano para boa forma e saúde. Descubra para que serve esse tempero tão conhecido.

1. Ajuda a perder peso

Imaginar que o orégano emagrece pode parecer um pouco difícil quando estamos acostumados a associar o tempero, que combina muito bem, a um prato tão calórico como a pizza, mas a verdade é que o óleo de orégano auxilia na perda de peso.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso porque o óleo de orégano tem carvacrol, um ingrediente que atua diretamente no tecido adiposo branco, ajudando a eliminar a gordura. O óleo de orégano também pode ajudar a emagrecer de maneira indireta, na medida em que reduz o apetite.

2. Diminui dores musculares e inflamações

O óleo de orégano tem efeitos anti inflamatórios, e pode ser um ótimo relaxante muscular quando aplicado diretamente sobre a pele. Misture uma parte de óleo de orégano com outra parte igual de azeite, em seguida, aplique na área dolorida, massageando suavemente.

3. Auxilia a digestão

O orégano, especialmente na forma de óleo, ajuda na digestão de gorduras e favorece a absorção de nutrientes. Além disso, ele também melhora a indigestão, além de combater a flatulência e a sensação de estufamento que pode ocorrer após as refeições.

4. Tem ação bactericida e fungicida

O óleo de orégano possui propriedades antifúngicas e bactericidas. Dessa maneira ele é capaz de eliminar a Salmonela e a E. coli, duas bactérias associadas a infecções causadas por intoxicação alimentar.

Foi o que concluiu um estudo recente desenvolvido pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos:

“Pesquisadores da Universidade do Arizona descobriram métodos naturais para higienizar vegetais usando ingredientes comumente encontrados na cozinha, como orégano, canela e vinagre.”

5. Ajuda a regular o ciclo menstrual

Além de diminuir as dores causadas pelas cólicas, o consumo regular de orégano também contribui para regular o ciclo menstrual e até mesmo prevenir a menopausa precoce.

  Continua Depois da Publicidade  

Para melhorar as cólicas, a dica é mastigar algumas folhas frescas de orégano ou então fazer um chá. Se não tiver orégano fresco, misture uma colher de orégano a uma xícara de água e leve ao fogo, desligando assim que levantar fervura. Em seguida, deixe descansar por 3 minutos e tome.

Tome o chá de orégano de três a quatro vezes por dia, sempre morno e preferencialmente sem açúcar ou adoçante.

6. Ajuda a previnir a gripes e resfriados

Um dos maiores benefícios do orégano é a sua capacidade de fortalecer o sistema imunológico, pois ele ajuda a combater infecções virais como a gripe e resfriados.

Assim que começar a notar os sinais da infecção misture de 3 a 6 gotas de óleo de orégano com um pouco de água e tome antes das refeições. Repita o tratamento por pelo menos cinco dias.

7. É rico em antioxidantes

Os principais compostos ativos do orégano atuam como poderosos antioxidantes, ou seja, combatem radicais livres e contribuem para a prevenção de diversas doenças além de também atuarem contra o envelhecimento precoce.

Isso porque o orégano contém ácido rosmarínico e timol, dois potentes antioxidantes, que tornam o orégano um agente com capacidade antioxidante 30 vezes maior que a maçã e 12 vezes maior que a laranja.

  Continua Depois da Publicidade  

Outros benefícios

Além dos benefícios do orégano que foram citados, estudos também indicam que o consumo pode contribuir para o seguinte:

  • melhora do sistema respiratório: o carvacrol, os terpenos e flavonóides do orégano podem atuar como agentes de purificação do pulmão;
  • melhora do sistema cardiovascular: decorrente das propriedades antioxidantes e do ômega 3 presentes no orégano, bem como o potássio que ajuda a regular a pressão.

Composição e tabela nutricional

O orégano é uma excelente fonte de vitaminas e minerais, além de compostos que permitem seu uso como planta medicinal. Os principais componentes benéficos do orégano são:

  • Polifenóis: conferem ao orégano características antissépticas, anti-inflamatórias e contribuem para a perda de peso;
  • Terpeno, pineno, borneol, linalol e terpineno: óleos essenciais com propriedades antivirais, anti-inflamatórias, antissépticas e anestésicas;
  • Vitaminas: A, C, K e complexo B;
  • Minerais: zinco, magnésio, cálcio, potássio, ferro e cobre;
  • Ômega 3.
ComponenteQuantidade (em uma colher de café 1 g)
Calorias2 kcal
Carboidratos0,69 g
Proteínas0,09 g
Gorduras0,04 g
Fibra alimentar0,43 g
Colesterol0 mg
Cálcio16 mg
Ferro0,37 mg
Sódio0,25 mg
Magnésio2,7 mg
Fósforo1,48 mg
Potássio12,6 mg
Zinco0,03 mg
Cobre0,01 mg
Selênio0,05 mcg
Vitamina A (RAE)0,85 mcg
Alfa-tocoferol (Vitamina E)0,18 mg
Riboflavina0,01 mg
Niacina0,05 mg
Vitamina B60,01 mg
Vitamina C0,02 mg
Equivalente de folato2,37 mcg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA).

Contraindicação

Seu uso pode provocar alergia de pele e vômitos em algumas pessoas sensíveis à planta. Embora não se conheçam efeitos colaterais graves do orégano durante a gestação, recomenda-se que mulheres grávidas evitem o consumo de chá ou óleo de orégano sem orientação médica.

Vídeo: Benefícios do chá de orégano

Quer saber mais sobre o chá de orégano? Então, não deixe de conferir o vídeo abaixo!

E aí, gostou das dicas?

Você costuma consumir o orégano desidratado somente, ou também o conhece fresco ou em forma de óleo? Sabia de todos esses benefícios do orégano? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

111 comentários em “Benefícios do orégano, para que serve e como usar”

  1. Minha mãe sentia tanta falta de ar, meu coração cortava, levei em vários médicos, gastei horrores de dinheiro e nada resolvia, eu estava tão angustiada em desespero, orei, e cheguei a essa matéria. E um comentário aqui me ajudou, agora sei que orégano é um ótimo remédio caseiro pra falta de ar. Dou 200ml de manhã e 200ml antes de durmir. Nunca mais sentiu falta de ar, eu amo orégano.

    Responder
  2. Adorei conhecer os benefícios de oregano, tenho a plantinha e vou começar a usar na minha alimentação

    Responder
  3. não sabia de tantos benefícios do orégano,sempre utilizo o seco e o fresco nas saladas cruas fica uma delícia com azeite. Tenho hipertireóidismo, pressão alta e agora diabetes, mas tudo sobre controle procuro seguir as orientações do médico comendo mais frutas e verduras evitando sucos e alimentos que me prejudiquem.Obg adorei as dicas.

    Responder
    • Super indico o chá de orégano, meu esposo estava com muita dor no estômago e esse chá foi um santo remédio. Não deixamos mais faltar orégano em casa.

      Responder
  4. Tenho fibrose pulmonar, depois que li a matéria passei a usar, e realmente
    Funciona , limpa o que sobrou dos meus pulmões e consigo respirar como se não tivesse nada.

    Responder
  5. Trabalho como consultora de óleos essenciais 100% puros e naturais com certificação de qualidade, e distribuímos para qualquer estado basta entrar em contato no instagran @gotas_du_bem e lá pode entrar em contato conosco.

    Responder
  6. Gente vou contar uma coisa a uns tempos atrás estava com uma tosse alérgica não conseguia dormi tossindo passava o dia todo tossindo uma coceira na garganta nenhum remédio antialérgico funcionou foi quando meu filho de 9 anos veio da escola e disse que tinha escutado a professora falando de chá de orégano esses de saquinho mesmo com um pouco de mel achei que fosse mentira mais como tudo que tomei não tinha adiantado então fiz o chá gente que chá milagroso a tosse sumiu depois de uns dois dias não tossia mais agora sempre que tenho tosse alérgica faço chá de orégano muitoooooooo bom gente eu recomendo

    Responder
  7. Eu, por gostar de orégano, coloco um punhado dele seco em tudo; desde o preparo de carnes, saladas, sopas, misto quente, queijo quente, torradas, etc. Agora que sei dos benefícios continuarei usando em tudo.

    Responder
  8. Edna Gomes
    20 de Novembro de2018.at 6:21
    Gostei das dicas pois não sabia.tenho gordura no figado e preciso perder peso.qual horário de tomar o chá? E só tenho o oregano aquele usado em pizza qual a quantidade pra fazer o chá?

    Responder
  9. Amei saber de tudo isto sobre o orégano, pois tenho ele plantado em casa, consumo como tempero e chás.

    Responder
  10. Só consumo ele desidratado… não sabia desses benefícios, como estou usando todo os dias ,resolvi pesquisar sobre.

    Responder
  11. Jeisa Marjórie,o que que têm a ver a mordida do guaxinim com o Orégano?Você não explicou nada,se passou o óleo,se tomou o chá,etc…

    Responder