Melão: benefícios, receitas, como escolher e vídeos

Especialista da área:
atualizado em 27/07/2021

Fruto consumido especialmente durante o verão, o melão possui muitos benefícios, devido principalmente ao seu alto teor de fibras alimentares, água e vitaminas.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso faz dele uma fruta refrescante e nutritiva, que ajuda a evitar a desidratação e a combater o calor, enquanto seu sabor refrescante proporciona uma sobremesa livre de culpa para as crianças e adultos.

Então, vamos agora conhecer um pouco mais sobre essa fruta tão comum nos mercados brasileiros, e descobrir seus benefícios para a saúde.

Propriedades do melão 

As diferentes variedades de melão contêm poucas calorias e são nutricionalmente ricas. Além disso, são absorvidas rapidamente pelo organismo, já que são de fácil digestão, e ainda muito fáceis de serem preparadas em receitas no dia a dia.

Ao mesmo tempo, o melão contém grandes quantidades de antioxidantes, incluindo zeaxantina, vitamina C e betacaroteno, e todos proporcionam proteção contra uma gama de doenças que variam de uma simples inflamação até o câncer.

Benefícios do melão para a saúde

Melão amareto, tipo mais comum de se encontrar nos supermercados

Veja a seguir como as propriedades do melão proporcionam benefícios para saúde e boa forma.

1. É rico em antioxidantes

O melão é uma fruta rica em compostos antioxidantes, como a zeaxantina, a vitamina C e o betacaroteno. O uso e o efeito desses compostos já foi amplamente discutido em diversos estudos, como este, publicado no periódico Journal of food Science em 2019.

  Continua Depois da Publicidade  

Eles agem prevenindo os danos causados pelos radicais livres às células, e podem auxiliar na prevenção de problemas de saúde, como:

  • Degeneração macular: Este problema, que se torna mais comum na terceira idade, pode ser prevenido ou atenuado pela ação de compostos antioxidantes;
  • Envelhecimento precoce da pele: Os radicais livres aceleram o envelhecimento natural da pele. Assim, o consumo de antioxidantes pode ajudar a manter a pele bonita e tonificada por mais tempo;
  • Problemas imunológicos: Outra ação dos antioxidantes é o auxílio na regulação do sistema imunológico. Assim, o consumo regular de frutas como o melão pode ajudar na prevenção de problemas inflamatórios e autoimunes;
  • Câncer: O consumo regular de alimentos ricos em antioxidantes pode ajudar na prevenção de alguns tipos de câncer, uma vez que previne os danos ao DNA das células causados pelos radicais livres.

2. Auxilia na perda de peso

Por ser uma fruta com poucas calorias, o melão é um ótimo aliado na luta contra a balança.

Além disso, ele contém um alto teor de água e fibras, o que ajuda a manter a saciedade por mais tempo e a evitar o consumo exagerado de calorias.

Então veja abaixo a composição dos macronutrientes do melão, por uma porção de 100 g da fruta in natura. No final do artigo você encontra a tabela completa, contendo também as vitaminas e minerais.

ComponenteValor por 100g
Calorias24 kcal
Carboidratos5,7 g
Proteína0,61 g
Gorduras0,15 g
Fibra alimentar1,22 g

3. Auxilia na hidratação 

O melão, em suas diferentes variedades, possui alto teor de água e eletrólitos e por isso é perfeito para repor líquidos perdidos após o treino.

Assim, ele não apenas evita a desidratação, como também ajuda a evitar cãibras, uma vez que repõe também os eletrólitos perdidos no suor.

  Continua Depois da Publicidade  

4. Ajuda a manter a saúde do coração

O alto teor de fibra, potássio e vitamina C presentes no melão ajudam a promover a saúde geral do coração.

Isso acontece porque consumir alimentos que são ricos em potássio pode ajudar a diminuir a pressão arterial e a manter a elasticidade das artérias. Os alimentos que são ricos em potássio incluem melão, abacaxi, tomates, laranjas, espinafre e bananas.

Além disso, o consumo de fibras ajuda a reduzir os níveis de colesterol, e assim a evitar o acúmulo de gordura na parede das artérias.

5. Ajuda na digestão

O melão é rico em fibras e água, e esses dois elementos ajudam a prevenir a constipação, promovem a regularidade intestinal e mantêm o sistema digestivo saudável.

Receitas com o melão

Saiba como escolher o melão na hora de comprar 

Melão cantaloupe ou japonês

Escolher um melão pode ser uma tarefa difícil para os mais inexperientes, isso porque é difícil ver sinais que mostrem que ele está maduro. Então, separamos algumas dicas para te ajudar a escolher o melão que esteja no ponto certo para consumo:

  • Observe eventuais defeitos: Nódoas escuras, manchas suaves ou rachaduras do lado de fora indicam que o melão não está bom. Portanto escolha um que esteja livre de marcas, manchas, mofos, amassados e rachaduras
  • Verifique a cor da fruta: Ao escolher melões e melancias, saiba que a casca muito brilhante é um indicador de que a fruta ainda não está bem madura. Além disso, o melão amarelo, que encontramos com mais frequência no mercado, deve ser amarelo mesmo. Se estiver com tom esverdeado, também é melhor evitar
  • Sinta o peso: É importante segurar alguns melões e ver como eles se diferenciam no peso. Escolha o que lhe pareça mais pesado para o tamanho
  • Perceba o som: Você precisa bater levemente com a palma da sua mão sobre o melão e ouvir. Se você ouvir um som oco, indica que ele está maduro
  • Teste o cheiro: Aperte levemente e depois sinta o cheiro na extremidade do melão onde a rama estava presa. Esta parte deve estar um pouco mais macia e deve exalar o perfume da fruta.

Assista aos vídeos abaixo onde a nutricionista descreve os benefícios e propriedades do melão.

  Continua Depois da Publicidade  

Tabela nutricional

Porção de 100g da polpa de melão in natura.

ComponenteValor por 100g
Calorias24 kcal
Carboidratos5,7 g
Proteína0,61 g
Gorduras0,15 g
Fibra alimentar1,22 g
Colesterol0
Gorduras saturadas0,04 g
Gorduras monoinsaturadastr
Gorduras poliinsaturadas0,06 g
Gorduras trans0
Cálcio2,53 mg
Ferro0,19 mg
Sódio8,96 mg
Magnésio4,93 mg
Fósforo8,14 mg
Potássio173 mg
Zinco0,07 mg
Cobre0,03 mg
Selênio0,2 mcg
Vitamina A (RE)1,67 mcg
Vitamina A (RAE)0,83 mcg
Alfa-tocoferol (Vitamina E)0,08 mg
Tiaminatr
Riboflavinatr
Niacinatr
Vitamina B60,02 mg
Vitamina C6,97 mg
Equivalente de folato6,87 mcg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos (TBCA)

Gostou das dicas?

O que você achou dos benefícios do melão para a saúde? Agora que sabe para que serve e conhece suas propriedades, irá consumi-lo com mais frequência? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (156 votos, média 4,26)
Loading...
Dra. Patricia Leite
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

32 comentários em “Melão: benefícios, receitas, como escolher e vídeos”

  1. Como vegetariano que sou procuro sempre saber dos benefícios foram muito boas as informações valeu.

    Responder
  2. Gosto de frutas em geral mas MELÃO quase não comia!Sem ninguém falar um dia tive curiosidade de saber os benefícios de algumas frutas foi aí que também me apareceu o melão e confesso que fiquei surpresa!De setembro para comecei a comprá-lo.Grata pelas informações tão importantes!

    Responder
  3. MELÃO É A FRUTA MAIS GOSTOSA DE TODO O UNIVERSO !
    GOSTEI MUITO DAS INFORMAÇÕES .
    QUANDO DEUS INVENTOU O MELÃO ELE ESTAVA SORRINDO DE FELICIDADES !

    Responder