Benefícios do Manjericão, dicas e receitas

Especialista da área:
atualizado em 26/08/2020

Propriedades que melhoram a imunidade e os sistemas respiratório, cardiovascular e nervoso, além da saúde da pele: conheça todos os benefícios da manjericão!

  Continua Depois da Publicidade  

Você sabia que, além de muito saboroso, o manjericão tem propriedades importantíssimas para a sua saúde e para o seu corpo?

Além de sua função gastronômica, como tempero utilizado frequentemente em diversos alimentos, ele ainda protege o corpo a ataques bacterianos, estimula a memória, melhora a pele e a visão e alivia o estresse.

manjericão

Além disso, a especiaria desempenha as funções de desintoxicante, antisséptico e ajuda o organismo no combate a todo tipo de infecção.

Os benefícios do manjericão

Vamos conhecer os principais benefícios do manjericão para a saúde? É hora de entender para que serve esse alimento especial.

1. Melhora do sistema imunológico, resfriados e tosse

Estudos mostram que vários componentes químicos da planta aumentam a produção de anticorpos em até 20%. Ao fortalecer o sistema imunológico, a planta protege contra asma, bronquite, alergias, gripes e resfriados.

Sendo assim, é recomendável mastigar as folhas de manjericão para o alívio de resfriados e gripes – para melhores resultados, recomenda-se dar preferência à folha fresca, e não seca.

  Continua Depois da Publicidade  

Não só isso, mas também as dores de garganta também podem ser aliviadas com um gargarejo com água fervida usando folhas da planta.

Da mesma forma a erva ajuda a melhorar o desempenho dos pulmões. Os óleos essenciais de manjericão são bons para a bronquite e congestão dos pulmões. A planta também pode ser muito útil no tratamento da tuberculose.

2. Propriedades anti-estresse

As folhas de manjericão também são apontadas por diminuir o estresse. Especialistas recomendam mascar 10 a 12 folhas de Manjericão, duas vezes por dia, para prevenir o estresse e os problemas decorrentes deste mal.

3. Ajuda na visão

A vitamina A presente no manjericão possui propriedades antioxidantes, altamente benéficas à saúde ocular. Apenas 100g de manjericão fresco correspondem à dose diária recomendada de vitamina A ao organismo.

4. Melhora da pele

Outros benefícios do manjericão são a ajuda na prevenção do surgimento de acnes e aceleração o processo de recuperação de feridas na pele. O extrato de manjericão ajuda a eliminar as bactérias presentes na derme, que resultam no entupimento dos poros, a principal causa da acne.

Além disso as propriedades do manjericão reduzem a inflamação da pele e são utilizadas no tratamento de outros problemas, como micose, psoríase e picadas de insetos.

  Continua Depois da Publicidade  

5. Melhora da saúde bucal

Estudos apontam que as propriedades do manjericão também são eficazes no combate ao mau hálito e doenças periodontais.

6. Ajuda contra pedras nos rins

O manjericão tem efeito benéfico no funcionamento dos rins. Para otimizar o órgão, é indicado o consumo de 6 folhas frescas com água, em jejum.

Então para quem sofre de pedras nos rins, misturar suco extraído de manjericão com mel e tomar a mistura diariamente durante aproximadamente 6 meses pode facilitar a eliminação das pedras nos rins pela urina.

Além disso a planta é benéfica para diversos problemas urinários. Você também pode conferir algumas dicas para prevenir a pedra nos rins que podem ser muito úteis na sua vida.

7. Ajuda em problemas de estômago

O consumo de manjericão também faz bem para o sistema digestivo.

Isso porque o suco extraído de suas folhas pode tratar dores de estômago ou cãibras. Seu chá ainda é utilizado para tratar outros problemas comuns de estômago, como prisão de ventre, indigestão, pilhas e acidez.

  Continua Depois da Publicidade  

E ainda, suas propriedades medicinais ajudam contra úlcera gástrica e úlcera péptica, além de melhorar o funcionamento do fígado.

8. Alívio de dor de cabeça

Mais um dos benefícios do manjericão é sua função de relaxante muscular. A planta pode ser mastigada, ingerida como chá ou ainda ser aplicada como óleo diretamente no corpo para aliviar a tensão nos músculos e as dores de cabeça.

9. Auxilia o sistema cardiovascular

Os poderosos componentes antioxidantes encontrados na erva ajudam a baixar o nível de colesterol e reduzir as chances do desenvolvimento da doença da artéria coronária. E também o magnésio presente na planta auxilia relaxando os músculos e melhorando o fluxo sanguíneo no organismo.

10. Favorece o sistema nervoso

A melhoria das funções cerebrais ainda é outro dos benefícios do manjericão, uma vez que ele ajuda a normalizar os níveis de neurotransmissores no cérebro. O seu extrato funciona como um tônico cerebral e contribui para melhorar a memória.

Como usar

Para que você possa ter todos os benefícios que serão citados a seguir, é claro que você precisará ingerir o manjericão.

Para isso, você pode tentar diversas receitas com manjericão, como por exemplo, receitas de ratatouille light, receitas low carb com frango desfiado e receitas low carb com ricota para poder experimentar e escolher a que você gosta mais.

  Continua Depois da Publicidade  

Além das receitas, você também pode optar pelo chá de manjericão que, inclusive, é uma das formas mais rápidas e práticas de se absorver tudo o que o manjericão tem para lhe oferecer.

E, por fim, você ainda poderá optar por outros temperos que têm benefícios similares aos do manjericão e que são muito saborosos para você adicionar na sua dieta.

Veja o vídeo abaixo e conheça mais propriedades do manjericão.

Quais benefícios do manjericão servem mais para ajudar sua saúde? Você costuma utilizá-lo com frequência em suas refeições? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (294 votos, média 4,19)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

129 comentários em “Benefícios do Manjericão, dicas e receitas”

  1. Tenho o Manjericão em meu apto., suas folhas são suaves, macias e um bom aroma e sabor agradável. Vale a pena o seu uso.
    Obrigada por esse artigo, ampliou mais o meu conhecimento sobre essa erva.
    Obrigada.

    Responder
  2. Olá bom dia gostaria de saber si minha filhinha de 4 anos pode tomar ou comer mangericao e quantas vezes posso dá para ela por semana ou dia obrigada

    Responder
  3. Olá,tenho gastrite nervosa a muitos anos e já tomei muito tipo de remédios e não adiantava ,mas de uns meses pra cá fiquei sabendo desta erva e venho tomando o chá das folhas frescas e melhorei bastante.Fora a má circulação que tinha nas pernas no verão que também não senti neste que passou.Eu recomendo

    Responder
  4. Eu passei um dia muito tenso e no final da tarde passei a sentir uma pressão na cabeça que me drixou com medo que pudesse até ter um AVC. Dai lí esta materia e por sorte tenho um pé de manjericao plantado na varanda de meu ap. Colhi 10 folhas agradecendo e mastiguei uma por uma. Melhorei imediatamente. Vou adsuirir o habiyo de comer todos os dias.

    Responder
  5. Meu filho de cinco anos tomou chá de manjericão e teve reação alérgica, recomendo cautela com o consumo das crianças, pois não imaginava que isso pudesse acontecer.

    Responder
    • Estejam atentos.
      Quem é alérgico a eugenol, citronelol, linalol, citral, limoneno e terpineol.
      Não devem fazer uso do manjericão pois o mesmo contém essas substâncias

      Responder
  6. eu… tenho plantado meu quintal e sempre tenho um raminho dentro da água aqui na minha mesa no escritório. Eu como as as folhinhas. O raminho cria raízes e eu planto, começo com outro raminho e assim sucessivamente…

    Responder
  7. Bem depois de tantas informações e, eu com tantos problemas de saúde aí citados…vou começar a usar ..depois volto para dizer os resultados, li todo o artigo e comentários…muito bons!

    Responder
  8. Uso em forma de suco pois tenho plantado em casa. Misturo manjericão, hortelã, limão e couve no liquidificador com água gelada. Não guardo. Faço o suficiente para não sobrar.

    Responder
  9. Bom dia!
    Vi em um vídeo que o chá de manjericáo serve tbm para quem tem hérnia de disco, alivia a Dor.
    Por ser um antiflamatorio.
    É verdade?

    Responder
  10. Eu tenho no meu jardim o manjerirão adoro colocar em todas as receitas além de dar sabor e aroma foi o que me ajudou na dieta eliminei 30 quilos e graças a ele redescobri sabores antes eu comia agora saboreio uma boa alimentação com mais sabores e aromas as pessoas comem as vezes muito pq não conheci pequenos sabores a acabam comendo sem saborear os alimentos comoplata uma simples salada regada de azeite limão e manjericao pode ser saborosa

    Responder
  11. Gostei demais do seu vídeo, já tenho manjericão em minha casa há alguns meses mas sem usar em nada, hoje foi que fiz o primeiro chá dessa erva e tomei com meus filhos. Pretendo continuar no chá à noite antes de dormir e também usar como tempero.
    Gostaria muito de ver um vídeo sobre o uso do alecrim. Como usar, para que serve e suas propriedades.

    Responder
  12. Bom dia
    Gostaria de saber se crianças podem tomar?
    Tenho um folho de 2 anos e queria saber se posso dar a ele

    Responder
  13. Goste muito das receitas para a saúde com manjericão pois eu não sabia que o mesmo era tão importante para nossa saúde.

    Responder
  14. Em uma postagem sobre os benefícios do manjericão, li que o extrato do manjericão é muito bom para memória. Alguém sabe como fazer este extrato?

    Responder
  15. Gostei muito da dica sobre o manjricao, tenho sempre fortes dores musculares, será que o uso do manjricao pode ser de ajuda?

    Responder