Benefícios do chá verde – Receitas e cuidados no uso

Especialista da área:
atualizado em 26/07/2021

O chá verde, feito a partir das folhas secas da Camellia sinensis, é uma das bebidas mais consumida em todo o mundo, e traz diversos benefícios para a saúde, que vão desde ajudar na perda de peso até a prevenção de doenças como câncer e Alzheimer.

  Continua Depois da Publicidade  

Vamos agora conhecer os efeitos do chá verde e aprender a prepará-lo.

chá verde
Chá verde

Ele é rico em antioxidantes

Diversos estudos, dentre eles um estudo publicado no site da revista Nature, comprovaram que o chá verde é rico em antioxidantes, como polifenois e catequinas.

Entre os benefícios dos antioxidantes, os mais importantes são:

  • Combate os radicais livres: A ação dos antioxidantes contra os radicais livres pode ajudar a prevenir o envelhecimento precoce e até mesmo alguns tipos de câncer;
  • Pode evitar doenças como o Parkinson e o Alzheimer: Assim como ocorre com outras doenças crônicas, os danos causados pelos radicais livres é uma das causas de doenças degenerativas, como o Parkinson e o Alzheimer. Alguns estudos indicam que as catequinas do chá verde apresentam um efeito neuroprotetor.
  • Reduz o risco de doenças cardiovasculares: Os antioxidantes do chá verde ajudam a reduzir os danos ao coração e as artérias causados pelos radicais livres. Outro efeito é a redução do colesterol ruim (LDL) e da formação das placas de gordura nas paredes das artérias;
  • Melhora o sistema imunológico: Os antioxidantes são importantes para manter o bom funcionamento do sistema imunológico, além de melhorar a saúde da pele e das mucosas, que são nossa primeira barreira de proteção contra vírus e bactérias.

Auxilia no controle do peso

Algumas substâncias presentes no chá verde ajudam na perda de peso, mas sempre associado a uma alimentação saudável e a prática de exercícios.

Os principais efeitos do chá verde relacionados ao emagrecimento são:

  • Termogênico: Ele acelera o metabolismo e aumenta a queima de gordura, através da ação conjunta das catequinas e da cafeína presentes no chá verde;
  • Melhora a performance nos exercícios: Por ser rico em cafeína, o chá verde melhora a disposição e o desempenho na prática de exercícios físicos.

Diversos estudos comprovaram o efeito do chá verde na oxidação da gordura corporal. Em um estudo, observaram que ele atua na queima de gordura, independente de atividades físicas.

  Continua Depois da Publicidade  

Em outro estudo observou-se um aumento de 17% na oxidação de gordura relacionado à ingestão de cápsulas de extrato de chá verde.

E outro estudo comprovou que o chá verde ajuda a diminuir a absorção de gorduras na dieta, e o aumento da eliminação de gordura através das fezes.

Pode ajudar a prevenir o diabetes

Estudos publicados no American Journal of Clinical Nutrition e na Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás,  mostram que o chá verde pode ajudar no controle da glicemia, e ajudar no controle e na prevenção do diabetes. Isso acontece porque ele ajuda não só a reduzir os níveis de aúcar no sangue, mas também a mellhorar a sensibilidade das células à insulina.

Além disso, estudos têm demonstrado outros efeitos dos polifenóis do chá verde, que trariam benefícios aos diabéticos, atuando de diferentes formas:

  • Diminui a digestão dos carboidratos;
  • Dificulta a absorção da glicose;
  • Estimula o pâncreas a produzir insulina;
  • Aumenta a atividade da insulina e reduz a produção de glicose no fígado.

Em um estudo comprovou-se que aquelas que tinham o hábito de tomar mais de 3 ou 4 xícaras de chá verde ao dia apresentavam um risco de desenvolver o diabetes significamente menor do que as pessoas que não consumiam a bebida.

Melhora a função cerebral

Esse é um dos benefícios mais visíveis do chá verde, e acontece principalmente pela presença da cafeína, que é um conhecido estimulante.

  Continua Depois da Publicidade  

Embora tenha menos cafeína que uma xícara de café, o chá verde ajuda não só a manter a pessoa alerta, mas também contribui para melhorar outras funções cerebrais, como:

  • Desempenho da memória
  • Funcionamento cognitivo
  • Desempenho psicomotor.

Mas não é apenas a cafeína que ajuda a melhorar a função cerebral. Outra substância presente no chá verde é a teanina, que age alterando o humor e algumas percepções, levando a uma sensação de bem-estar e tranquilidade.

Outros benefícios do chá verde para a saúde

Além dos benefícios já apresentados acima, ele tem sido pesquisado por suas propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e calmantes (graças à ação da teanina).

Outro benefício, demostrado em estudos preliminares, é que o consumo regular dos antioxidantes presentes no chá verde pode trazer benefício para a saúde dos ossos e articulações, atuando na prevenção da osteoporose e no tratamento das dores da artrite.

Efeitos colaterais e contraindicações

O consumo de chá verde, quando feito sem exageros, não parece trazer riscos à saúde. Mas, por ser rico em cafeína, o uso deve ser evitado, ou feito de forma reduzida, por crianças, gestantes e pessoas com sensibilidade maior a cafeína. Saiba mais a respeito dos efeitos da cafeína no seu corpo.

Alguns efeitos do consumo excessivo do chá verde, causados principalmente pela cafeína, são:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Desconforto abdominal
  • Insônia
  • Agitação
  • Dores de cabeça
  • Náuseas e vômitos
  • Aceleramento dos batimentos cardíacos.

Receitas de chá verde

Veja aqui como preparar chá verde para melhores resultados para a saúde e a boa forma.

Chá verde quente

  • Aqueça água filtrada e assim que começar a borbulhar, desligue o fogo
  • Acrescente uma colher de sopa da erva do chá verde, ou um sachê
  • Cubra e deixe descansar por cerca de 3 a 5 minutos
  • Se preferir, adoce com açúcar, mel ou stevia.

Também é possível acrescentar folhas de hortelã ou mesmo rodelas de limão, para variar o sabor.

chá verde quente

Chá verde gelado com laranja (ideal para dias quentes)

  • Aqueça um litro água filtrada e assim que começar a borbulhar, desligue o fogo
  • Acrescente 4 colheres de sopa ou 4 sachês de chá verde
  • Deixe em infusão por 10 minutos
  • Em uma jarra, junte o suco de uma laranja e o chá verde
  • Acrescente gelo e rodelas de laranja
  • Se preferir, adoce com açúcar, mel ou stevia.
chá verde gelado

Quer saber mais sobre os benefícios do chá verde? Assista aos vídeos da nossa nutricionista e descubra como o chá pode ter efeitos positivos para sua saúde e seu bem-estar.

Fontes e Referências Adicionais

Você já conhecia estes benefícios do chá verde para a boa forma e saúde? Tem o costume de tomá-lo com frequência para ajudar na perda de peso ou outros motivos? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (27 votos, média 4,56)
Loading...
Dra. Patricia Leite
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

10 comentários em “Benefícios do chá verde – Receitas e cuidados no uso”

  1. Eh um cha maravilhoso. Tomo diariamente ha mais de 18 anos, nunca adoeci nesse periodo, nem de resfriado, mesmo morando no RS e sem tomar vacina. Invistam no cha verde, ele traz beneficios no curto e no longo prazo.

    Responder
  2. Os artigos daqui são muito bem escritos e me ajudaram bastante. Super grato pela generosidade pessoal!

    Responder
  3. O chá verde é mesmo muito bom para a saúde, não só para emagrecer. Com o tempo, você se acostuma com o gosto.

    Responder
  4. O chá verde com o gengibre é milagrososo mesmo, emagreci muito. O problema é o gosto que é horrível! Então optei em tomar em capsulas contendo mais indredientes além do chá verde.

    Responder
  5. Tem 1 mês que estou tomando o chá verde, minha vida mudou completamente acordava cansada sem nenhuma disposição para realizar o serviço doméstico na minha casa agora acordo às 7,30 todos os dias com uma disposição maravilhosa, tinha dores nas juntas hoje estou livre dessas dores, o mais importante de tudo 1 mês tomando chá verde já eliminei 3 kg, o melhor na barriga onde não conseguia perder essa gordura, não tenho mais enxaqueca,poderia ficar horas aqui falando tudo que esse chá está fazendo por mim, sempre fiz dieta eliminação peso mais voltava o dobro da parava com a dieta, agora acabou com minha ansiedade estou começando a amar meu corpo de novo, tomo 3 xícaras por dia sendo a primeira em jejum, o que compro e o chá verde torrado, fervo a água coloco uma colher de chá e coloco água fervente em cima tampo é qdo esfria eu tomo puro sem adoçar já acostumei com o gosto.nao fico mais sem esse maravilhoso chá.tomam depois conte aqui os resultados.fiquem com Deus!

    Responder
    • Nossa amei seu comentário vou começar hoje mesmo a tomar pode me responder se você perdeu este peso só com o chá ou você também faz dieta desde já te agradeço um super abraço

      Responder