Benefícios da Tapioca – Para que serve e como usar

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atualizado em 18/12/2020

A tapioca é um amido extraído da raiz de mandioca, a Manihot esculenta. Nas regiões norte e nordeste do Brasil, a tapioca faz parte do café da manhã e do lanche de muitas pessoas, e traz diversos benefícios à saúde.

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Mas quem poderia imaginar que a goma de mandioca, que tanta gente consome com manteiga, leite condensado, queijo coalho, entre outros recheios, faria sucesso no mundo saudável, como tem feito atualmente?

Isso acontece porque ela é riquíssima em amido, que é uma excelente fonte de carboidratos, a melhor fonte de energia para o seu corpo.

Então vamos então conhecer esse alimento tão badalado, e descobrir os seus benefícios, propriedades e receitas.

Tapioca com presunto e queijo
Tapioca com presunto e queijo

Mitos da tapioca

Antes de discutirmos os benefícios da tapioca, é importante esclarecer que existem alguns mitos com relação as propriedades nutricionais da tapioca.

Isso ocorre porque ela é feita a partir da mandioca, o que pode levar a uma certa confusão entre os dois alimentos.

Assim, podemos dizer que os maiores mitos do consumo de tapioca são:

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  • Comer tapioca é melhor do que comer pão: Ambos os alimentos são compostos por carboidratos simples que, quando consumidos, são rapidamente absorvidos pelo organismo. A tapioca, inclusive, pode ter mais calorias que o pão, dependendo do seu tamanho.
  • Tapioca é um alimento rico em vitaminas: De acordo com informações da Embrapa, a tapioca é produzida a partir da fécula da mandioca. Por isso, ela tem um teor reduzido de fibras e de outros nutrientes que estão presentes na mandioca.

Então, é importante usar recheios saudáveis e nutritivos, para usufruir dos benefícios que a tapioca pode trazer.

Benefícios da tapioca

Abordaremos a seguir para que serve a tapioca em termos de saúde, trazendo uma lista das suas propriedades e benefícios.

1. Livre de glúten

Um dos maiores benefícios da tapioca é que ela é totalmente livre de glúten. Por isso ela pode ser consumida sem medo por pessoas com algum tipo de intolerância ao glúten.

2. Melhora a saúde dos ossos

A tapioca é fonte de cálcio, um nutriente que desempenha um papel importante na proteção e desenvolvimento dos ossos.

Mas é importante lembrar que a tapioca não pode ser a única fonte de cálcio da dieta. Ela deve fazer parte de uma alimentação saudável e equilibrada.

3. Aumenta a energia

Os carboidratos são a melhor e mais eficiente fonte de energia do corpo, e a tapioca tem uma grande quantidade de carboidratos, o que proporciona uma boa carga de energia para o dia. Além disso ela não possui colesterol e nem gorduras saturadas em sua composição.

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4. Auxilia no controle da pressão arterial

Outro dos benefícios da tapioca vem de seu teor de potássio, um mineral essencial para o corpo.

No coração, o potássio exerce um papel importantíssimo: de acordo com um estudo publicado no periódico International journal of cardiology, ele ajuda a manter a elasticidade dos vasos sanguíneos, ajudando a controlar a pressão.

Atenção aos recheios

Dependendo dos acompanhamentos utilizados, a tapioca pode deixar de ser um alimento pouco calórico e se tornar uma verdadeira bomba.

Portanto, uma dica para diminuir o índice glicêmico da tapioca é aumentar o seu teor de fibras, e para isso você pode adicionar chia, linhaça ou aveia em flocos a ela. Além disso, o ideal é recheá-la com fontes de proteínas ou fibras, como carnes e vegetais.

Receita de tapioca

Tapioca com recheio de bobó de camarão
Tapioca com recheio de bobó de camarão

Se você vai fazer tapioca pela primeira vez, você pode encontrar com facilidade a goma da tapioca em supermercados, mercearias ou até mesmo nas feiras, já hidratada.

Esse tipo é ideal para quem ainda não conhece o ponto da liga e não sabe manusear a goma.

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Ingredientes:

  • Tapioca hidratada;
  • Recheio, a gosto.

Como fazer:

  1. Peneire uma porção de tapioca hidratada em uma vasilha;
  2. Depois pré-aqueça a frigideira antiaderente;
  3. Então, com uma colher, polvilhe a tapioca na frigideira preenchendo toda sua superfície com a goma;
  4. Passe a colher sobre a tapioca para que um lado não fique maior que o outro, tornando-a plana e uniforme;
  5. Em seguida, aqueça na frigideira por cerca de 5 minutos;
  6. Por fim, basta acrescentar o recheio do seu gosto e enrolá-la.

Aproveite e veja também 10 receitas e dicas de como fazer tapioca para emagrecer e 12 ideias de recheios para tapioca doce light.

Aqui neste vídeo você encontra algumas opções de recheio saudáveis e fáceis para a sua tapioca:

Tabela nutricional

Porção de 100g de tapioca sem manteiga e sem recheio.

ComponenteValor por 100g
Calorias288 kcal
Carboidrato 71,9 g
Proteína0,36 g
Gorduras0
Fibra alimentar0,2 g
Colesterol0
Cálcio22,7 mg
Ferro0,42 mg
Sódio1,31 mg
Magnésio3,4 mg
Fósforo6,94 mg
Potássio31,2 mg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos

E ai, gostou das dicas?

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Você já imaginava todos esses benefícios da tapioca para a boa forma e saúde? Ela já faz parte do seu cardápio? Comente abaixo e compartilhe suas receitas.

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Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

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29 comentários em “Benefícios da Tapioca – Para que serve e como usar”

  1. SEMPRE NOS FINAIS DE SEMANAS, PEDALO 40 KM. E NO PONTO MEIO DE MINHA PEDALADA NA BR. 232 EM PE. TEM UM LOCAL QUE JÁ FOI ROTULADO À TAPIOCA, POIS OS PEDALEIROS CHAMA ASSIM, VAMOS ATÉ A TAPIOCA. ENTÃO LA TEM TAPIOCA DE TODAS AS VARIEDADES POSSÍVEIS, E MEUS AMIGO DEPOIS QUE EU TOMO CAFE NESTA TAL DE TAPIOCA, A ENERGIA TRIPLICA . MUITO BOM, MUITO BOM MESMO. SIM , TEM COM QUEIJO, COM CHARQUE, COM COCO, COM CARNE DE SOL. ETC.

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  2. Nossa amei!!! Sempre como de manhã antes de ir malhar, e depois ainda vou trabalhar, ela me sustenta bastante até a hora do almoço, mas não sabia de suas propriedades.. Agora é que vou comer mesmo e mais, obrigada por este artigo super valioso!!!!

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  3. Eu comia pão branco com café ao acordar e ao chegar por volta das 18h minha energia caía de vez, vendo na internet descobri que o pão com o café são energias rápidas e pouco tempo acabava, então, comi a tapioca no lugar do pão e vi logo a diferença, fiquei mais disposta bem mais tempo, diminuindo assim o cansaço

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  4. Eu estou viciada, não como mais pão, eu faço todos os dias, uso com manteiga de amendoim e semente de gergelim. Uma delicia

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  5. Eu não penero. Coloco duas a quatro colheres de sopa bem cheia. Coloco a goma em uma frigideira raza e fria vou quebrando as bola da massa e espalhando até ficar uniforme. Uma pitada de sal.
    Coloco no fogo alto e balanço devagar pra não desarrumar a massa e logo de começar a soltar vou acompanhando até ter condições de virar. Viro e as do o outro lado.
    Não vai ficar tipo tapioca molinha e sim tipo um beiju ligado. Se gostar deixa tostar um pouco.
    Coloca num prato e come com o acompanhamento que gosta ou pura com um cafezinho.
    Fica ótimo. Eu gosto.
    WPM Recife/PE

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  6. a minha taxa de triglicerídeos deu um pouco alta e na lista de alimentos que o médico me deu pra evitar comer estava o beiju
    então queria saber se o beiju realmente altera esse colesterol?

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  7. Gosto com coco e molhada com leite de coco.A melhor receita!Mas não sabia de tantos beneficios…vou fazer mais tapioca,de hoje em diante.Obrigada!

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  8. Sou doida, louca por tapioca! Eu queria mesmo é ter uma fábrica só para mim de tapiocas para que nunca faltasse tapiocas para mim e para quem estiver perto de mim! Como é bom voçê ingerir um alimento que tem diversas vitaminas, forte e ao mesmo tempo saudável!

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  9. Gosto demais de tapioca, mais não tinha conhecimento dos benefícios dela. Minha neta tem 5 anos e é louca por tapioca.

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  10. Bom dia!

    Só acho estranho porque ninguém comenta sobre comer a tapioca pura (sem recheio) que é o meu caso.

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