Benefícios da castanha do Pará, como usar e cuidados

Especialista da área:
atualizado em 23/07/2021

Além de saborosa, a castanha do Pará, também conhecida como castanha do Brasil, é um alimento que proporciona uma série de benefícios para a saúde.

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Também conhecida como castanha do Brasil (em outros países), elas são as sementes da castanheira do Pará (Bertholettia excelsa, família Lecythidaceae), uma árvore típica da floresta Amazônica.

Você conhecerá a seguir os benefícios da castanha do Pará, para que ela serve, suas propriedades nutricionais e alguns cuidados que você precisa ter com elas.

Castanha do Pará
Castanha do Pará

7 Benefícios da castanha do Pará

Veremos a seguir como as propriedades da castanha do Pará impactam a saúde e boa forma:

1. Ajuda a manter a saúde o coração e regular a pressão arterial

A castanha do Pará possui ácidos graxos (oleico e palmitoleico) que ajudam a aumentar os níveis de colesterol bom HDL e a diminuir os de colesterol ruim LDL, ajudando a prevenir doenças cardíacas.

Não só isso, mas também a castanha do Pará possui um considerável teor do aminoácido arginina (100 g de sementes têm 2,14 g), que ajuda no tratamento da hipertensão (pressão alta).

2. Contribui para o bom funcionamento do organismo

Segundo um estudo de 2011 da Cell Biology and Toxicology, o selênio é fundamental para o bom funcionamento do organismo:

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“Este mineral [selênio] participa de vários processos biológicos, como defesa antioxidante, produção de hormônio tireoidiano e respostas imunológicas. Alguns relatórios indicam que o organismo humano com deficiência de selênio pode estar sujeito a certas doenças.”

3. Ajuda a emagrecer

O consumo de castanhas do Pará na dieta ajuda no processo de emagrecimento. Pode parecer contraditório, mas não é, pois o seu conteúdo de fibras e proteínas saciam a fome. Além disso, as próprias gorduras insaturadas da semente também proporcionam este efeito.

Como vimos anteriormente, o selênio das castanhas também protege a glândula tireoide e pode ajudar a prevenir o hipotireoidismo, um desequilíbrio hormonal que leva ao ganho de peso.

Veja também: Castanha do pará engorda ou emagrece?

4. Promove o crescimento muscular

Para o crescimento e reparação do tecido muscular é fundamental a ingestão de alimentos que sejam fontes de proteínas.

As castanhas são ótimas fontes de proteína, pois um copo de castanhas do Pará fornece cerca de 19 g de proteínas.

Além disso, as gorduras e o selênio presentes nas castanhas também são importantes para a síntese da testosterona, hormônio que promove o aumento da massa muscular.

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5. Benefícios da castanha do Pará para a saúde dos ossos

Os minerais magnésio e fósforo, encontrados em quantidades significativas nessas sementes, são importantes para a saúde óssea. O magnésio, por exemplo, é indispensável para a fixação do cálcio nos ossos, bem como nos dentes.

6. Ajuda a proteger o cérebro

A pesquisadora Bárbara Cardoso relata que conforme envelhecemos, os neurônios passam a produzir mais radicais livres durante a síntese de energia e que nossas defesas antioxidantes também vão se tornando ineficientes.

Assim, uma pesquisa feita pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP demonstrou que a ingestão diária de castanha do Pará ajuda a preservar o cérebro de danos oxidativos relacionados com a idade.

“Os resultados da pesquisa indicam que o consumo da castanha-do-brasil pode melhorar a resposta antioxidante e atenuar o declínio cognitivo.”

7. Contribui para o funcionamento do sistema digestório

Os benefícios da castanha do Pará para o sistema digestório incluem a melhora do seu funcionamento, pois ela facilita a eliminação de toxinas através das fezes, e favorece a absorção de nutrientes.

Além disso, a castanha do Pará tem um efeito preventivo contra a constipação intestinal.

Outros nuts que fazem bem para sua saúde

Também existem muitos outros nuts que fazem bem para a sua saúde. A lista abaixo apresenta os benefícios das nozes, castanha de caju, pecan e até do amendoim:

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Receitas

As sementes podem ser consumidas in natura, torradas ou usadas como ingrediente de pratos doces e salgados. A partir delas ainda pode ser extraído um óleo, utilizado na produção de tintas e cosméticos.

Você sabia que também dá para fazer leite vegetal de castanha-do-pará? Existem ainda receitas como o strogonoff light de nozes e receitas de brigadeiro funcional que podem levar as castanhas-do-pará. Não deixe de experimentar!

Tabela Nutricional

Uma porção de 100 g de castanhas do Pará fornece 656 calorias. As sementes têm um elevado teor de gorduras, mas boa parte deste conteúdo lipídico traz benefícios para o organismo.

ComponenteQuantidade (por porção de 100 g)
Energia673 kcal
Alfa-tocoferol (Vitamina E)6,29 mg
Cálcio162 mg
Carboidrato total15,1 g
Cobre2,06 mg
Equivalente de folato22 mcg
Ferro2,98 mg
Fibra alimentar7,93 g
Fósforo679 mg
Lipídios63,5 g
Magnésio323 mg
Potássio625 mg
Proteína14,5 g
Selênio3382 mcg
Sódio0,4 mg
Tiamina0,3 mg
Vitamina B60,44 mcg
Zinco4,28 mg
Fonte: Tabela brasileira de composição de alimentos (TBCA)

Precauções

  • Evite o consumo exagerado. Para adultos, a recomendação diária é de 55 microgramas de selênio, isto é, a ingestão de apenas uma castanha por dia é o suficiente para suprir as necessidades;
  • O excesso de selênio é toxico para o organismo, podendo causar fadiga, queda capilar, unhas quebradiças, erupções na pele, náuseas e vômitos;
  • Alérgicos a nozes não podem consumi-las, pois as reações podem ser semelhantes;
  • Os benefícios da castanha do Pará são mais evidentes se você as consumir sem sal.

Quer saber mais sobre os benefícios da castanha-do-pará? Assista ao vídeo da nossa nutricionista e descubra como a oleaginosa pode ter efeitos positivos para sua saúde e seu bem-estar.

Gostou das dicas?

O que achou dos benefícios da castanha do pará? Agora que sabe para que serve e conhece suas propriedades, irá incluí-la mais no seu cardápio? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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69 comentários em “Benefícios da castanha do Pará, como usar e cuidados”

  1. Comecei a comer castanhas do Pará faz uma semana, pelo menos 3 unidades. Senti grande diferença na memória e uma melhora considerável na disposição. Menos sonolencia, e raciocínio mais rápido. Não sabia que o preço que pagamos valeria cada centavo. Jah que aqui em Itanhaém SP eh 120,00 kg, precisamos somente de 1 unidade ao dia vale o custo benefício. Muito bom artigo. Parabéns e grato por compartilhar essas informações.

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  2. Não criei ainda o meu site necessito de orientações para curar o meu site mui grato pelas informações sobre as castanhas .

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  3. Voce pode emagrecer sem fazer ezercicios! se voce e igual a mim que detesta ezercicios…tirando caminhada e nataçao (nao tenho tempo) obvio que existe medicamentos, doenças e estados mentais que fazem voce engordar( procure medico se estiver engordando rapido bom fazer exames pra ver..) eu pesava 60 quilos e resolvi chegar aos 50/48kls, ai parei de comer! janta> iogurte natural com chia, cafe da manha> suco de limao sem açucar,as 10 hs > fruta, almoço normal legumes? verduras, feijao, carne, galinha ou peixe( grelhado ou cozido) diminui a guatidade que colocava no prato em 80% , nada de frituras, açucar, liguido junto as refeiçoes,doces, salgadinhos, pizza..etc..etc..nao e dificil! como o povo fala, feche a boca! ha cheguei aos 48 ks em 4 meses…

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  4. “Um medico me indicou a castanha do pará ,só não disse a quantidade a ser consumida, agora já sei,basta uma castanha.Entre o benefício e o malefício, fiquei preocupado,pois não sei se as que estouu ingerido me oferece perigo. Obrigado pelas informações!

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  5. Gosto muito de castanha, e nunca ouvi falar das mesmas contaminadas…conheço seus benefícios.

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  6. Na verdade a castanha do pará é excelente para a saúde, tudo que está escrito acontece, pois aconteceu comigo. Tenho 71 anos de idade com plena saúde. Gosto muito de comer duas castanhas do pará por dia antes das refeições.

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  7. vou comer a castanha do pará para os ossos porque tem calcio, e tenho problema de artrose e dendenite e problema nas arterias vascular,e com certeza vou melhorar

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  8. Meu HDL sempre variou de 60 a 62. Venho comendo 2 castanhas por dia e semana passada fiz o exame de novo e meu HDL foi pra 75!!!! Vou comer 2 castanhas por dia pra sempre.

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  9. tenho problema de hipotireoidismo e a castanha realmente funciona pra melhorar o t3 e o t4 por conta do selenio…muito bom! amei a materia tambem.

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  10. Também já estou consumindo a 5 dias, já sinto menos fome, meu nutricionista passou 1 por dia. Conheço melhor os benefícios lendo este site! ??

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  11. já estou consumindo duas castanhas por dia…ja sabia dos benefícios sim.Espero que realmente seja benéfico pra minha saúde.Muito bom esse artigo.

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    • estou tbm consumindo 2 por dia, estou na segunda semana, me sinto melhor.
      quando vi que era bom para a tireoide corri comprar.

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  12. Não sabia de tal informação , eu ja estou consumindo a 3 dias pq vi uma reportagem na TV , espero que me traga bons resultados , principalmente emagrecer

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    • Pelo amor de Deus! eu fico tonta em ver que as pessoas acham que comer isso ou aquilo vai fazer com que elas emagreçam!!

      Entenda uma coisa: você só vai emagrecer se fizer dieta e treinar!!! Diminua a sua comida, faça um exercício físico ao invés de acreditar em milagres sentada na cadeira!!

      Poxa vida!!! Não existe milagre!!! Quer emagrecer? Levanta a bunda da cadeira!

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      • CONCORDO COM VOCÊ ANA CLARA !!! E NÃO ADIANTA TAMBÉM FAZER EXERCÍCIOS FÍSICOS E NA HORA DA REFEIÇÃO COMER UMA MONTANHA !!!

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        • Parece que os dois de cima conhecem bem a REGINA BARRETO para dizer se ela faz ou não exercícios. E se vc’s sabem tanto das coisas saberiam que os nutricionistas indica o consumo da castanha do pará para ACOMPANHAR a dieta, por causa de todos os benefícios. E não vi ninguém escrever que é só a castanha do pará (de alimento saudável) que está incluso na dieta.

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          • Tens razão em nenhuma parte também vi isso escrito que é só comer castanha para emagrecer. kikikikiki

          • Eu concordo plenamente com essa reportagem , sao informações top de linha. Adorei, já faço uso, é recomendo.

        • pode comer um montanha sim, desde que seja alimentos bons, pois para perder peso precisa-se de deficit calorico, ou seja gastar mais do que consume, agora com sua montanha tendo menos caloria do que vc gastas esta ok.

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      • Não julgue as pessoas,se você é animada, mas tem gente que não tem animo pra nada, se você pensa assim não devem ser gorda, você deve ter alguma fraqueza, reaja com elas já que acha que é muito fácil.

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      • Não existe esse ou aquele alimento que emagrece, o que faz emagrecer de verdade é uma alimentação balanceada e movimento! Seja um aeróbico na academia, natação, ciclismo, caminhada. Isso sim ajuda a emagrecer e ainda ajuda a prevenir muitas doenças, mas a tecnologia proporciona muita comodidade e acaba atrapalhando as pessoas de se movimentarem.

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        • Eu concordo com o sr, Marcelo, eu fui criado na fazenda ate os 14 anos, não tinha as tendências de ser gordo, depois foi para Salvador, lá foi conhecer outros tipos de alimentação completamente diferente do nosso lá na fazenda, de lá foi para São Paulo, ao chegar por lá achei muito mais estranhas as alimentações, era mais macarrão com pão, e outros tipos de alimentação, que não condizia os nossos costumes lá da fazenda, depois voltei de São Paulo, para Salvador, lá foi incorporado na areia Militar como Soldado, lá alimentação era completamente diferente de todos os lugares onde eu passei, café da manhã um copo com leite e café e pão, depois muitos exercícios, descanso só na hora do almoço que era composta de arroz, feijão batatas carnes de segunda sobremesa banana ou laranja doce chá mate, o um melhorado como bife frango peixes só era servido para os oficiais Sargentos, os Soldados quando algum colega igual a eles foram destinado trabalhar no rancho para lavar as bandeixas os pratos os garfos e depois limpar todas as alas que voce for responsável, depois de dar baixa vim para Brasilia, aqui mudou toda a minha alimentação fui para o tal de Sapés, um pouco parecida com da vida Militar já tinha algumas mudanças comer as saladas, depois mudei para outro tipo de Alimentação no Restaurante da Imprensa Nacional, lá já era boa, logo seguida mudei para Restaurante do GTB, lá já era uma alimentação acompanhada e balanceada porque ali almoçava varias Autoridades, depois depois casei ai alimentação passou ser toda no nosso ex/ estilo da fazenda, porque a minha esposa veio de fazenda do Interior da Bahia, Mãe dela foi proprietária uma Pensão familiar composto dormitórios, com Refeições Café Almoço Janta, ate hoje aos 80 anos, o meu peso foi controlado, o meu resumo de tudo isso que eu descrevi as duas melhores fazes, para efeito de manutenção de peso 1% época como Militar porque alimentação era balanceada e fazíamos muitos exercícios, depois foi as outras que eu já não fazia mais nada só dirigir porisso estou com um pesinho a mais uns 87 não estou fazendo mais exercícios de vez em quando umas fisioterapias, estou com deficiência na coluna depois de uma operação mal sucedida, não sei se alguma Pessoa ira gostar do meu comentário verdadeiro, conclui sofri 05 acidentes 01 de Lambreta, com escoriações, 02 Kombi só tontura, 03 Camionete Chevrolet mais grave sofri varias escoriações, este fiquei licenciado do meu Órgão ate ser AP/, 04 outra Kombi, 05 Caminhão Basculante, todos me causaram muitos prejuízos financeiros, mais Deus continua me concedendo coisa melhor do que o dinheiro a vida!!

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        • Muitas pessoas não praticam atividades físicas por comodidade, não querem sair da zona de conforto, suor, cansar, ter dores musculares, ou está muito quente ou muito frio. É melhor se intupir de remédios para emagrecer e ficar sentado na frente da TV ou fazer algumas caminhadinhas que não contribuem para a perda de peso. Acredite está é a realidade no Brasil.

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          • Realmente tem pessoas que não fazem exercício por preguiça, mas no meu caso peso mais de cem quilos e não posso fazer atividades físicas pois tenho problemas no joelho e no quadril então tem que saber antes de jugar

      • Não e assim do jeito q você afirma, tem alguns problemas q impedem pessoas de emagrecer só com dieta e exercícios. Falou besteira

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