A Aveia Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 22/08/2021

Se você se perguntasse alguma vez se aveia engorda, um grande e sonoro “não” seria a resposta certa. Aveia não engorda de maneira alguma, e de fato é um dos melhores cereais matutinos que você pode comer para uma boa saúde. É claro que estamos falando de aveia pura, não as versões com sabor, cobertas de açúcar ou instantânea, nem estamos falando de bolachas de aveia cheias de manteiga e açúcar.

Aveia – O cereal que diminui o colesterol

A melhor coisa é que ainda podemos dizer que a aveia emagrece devido à presença de fibras solúveis e insolúveis em sua composição. Qualquer alimento rico em fibras solúveis vai ajudar na redução de gordura, por sua tendência a se ligar e descartar as substâncias produtoras de colesterol no organismo.

Se você foi diagnosticado com colesterol alto, depois de um exame de rotina, é o momento exato para se alimentar com uma opção mais saudável de café da manhã, preferencialmente aveia. Aqui estão os benefícios que você obterá por comer esse excelente cereal.

  • A fibra insolúvel beta glucana, presente na aveia, vai ajudar a acabar com problemas de constipação sofridos, limpar seu cólon e liberar energia que o corpo possa usar para remover toxinas.
  • A fibra solúvel, que converte o gel viscoso no seu trato digestivo, reduz o LDL (colesterol ruim) em seu corpo se ligando com substâncias ligadas ao aumento do colesterol. Ele não tem impacto sobre a produção de HDL (colesterol bom).
  • A aveia tem um índice glicêmico baixo, ou seja, seu carboidrato é absorvido lentamente pela corrente sanguínea. Ela diminui a velocidade da absorção de açúcar de qualquer comida com base de amido que você possa comer em seguida e, portanto, ajuda na regulação dos níveis de açúcar no sangue. Não é de se espantar que a aveia seja considerada um alimento milagroso para pacientes diabéticos.

Portanto, é um absurdo se pensar que a aveia engorda, tanto que ainda que você coma alimentos ricos em colesterol depois de um café da manhã com aveia, você vai ser salvo da maioria dos efeitos colaterais devido às propriedades da aveia que combatem o colesterol.

Como comer Aveia?

Podemos afirmar que a aveia emagrece, mas se você comprar as misturas de aveia instantânea com sabor vendidas no supermercado hoje em dia, você provavelmente vai ingerir diversos ingredientes que engordam, especialmente açúcar refinado. É tentador buscar os sabores de maçã ou canela, aveia adoçada, mas não é o melhor para sua saúde. É por causa destes produtos que mitos como o de que a aveia engorda aparecem por aí.

É melhor você comprar aveia simples em flocos, de marcas como Quaker ou qualquer outra. Flocos de aveia são fáceis de preparar e podem ser comidos com frutas como mirtilos, passas e mel.

Tudo o que você precisa fazer é cozinhar os flocos de aveia por 15 minutos, aproximadamente, ou até conseguir uma consistência viscosa. Se você não tem “frescuras” para comer, esse mingau simples é o café da manhã mais saudável que você pode comer. Mas se você não gosta muito disso, você pode adicionar um pouco de mel e proteína com sabor ao mingau de aveia. Você também pode adicionar algumas frutas secas ou passas ao seu mingau de aveia.

Algumas pessoas gostam de comer a aveia com leite, mas essa é uma opção mais gorda. Ainda que a aveia não tenha muito gosto, ainda é melhor comer com água. Evite adicionar leite ou manteiga se você está buscando cortar a gordura, a não ser que você adicione leite desnatado ou leite de soja sem açúcar.

A aveia contém gordura?

Um copo de aveia, perto de 80g, vai gerar aproximadamente 300 calorias para o corpo. 8% destas calorias será obtida na forma de gordura. Entretanto, a boa notícia é que a gordura presente na aveia é “gordura boa”, ou seja, as gorduras monoinsaturas e poliinsaturadas que são boas por si mesmas para o corpo. Você não vai ganhar “gordura” comendo aveia.

A melhor coisa sobre a aveia é que ela é um alimento completo cheia de nutrientes como a Vitamina E, zinco, selênio, cobre, ferro, manganês e magnésio. Os carboidratos do cereal são liberados vagarosamente na corrente sanguínea e, portanto, são um excelente café da manhã antes de uma sessão de exercícios.

Em conclusão, falar que aveia engorda é um tremendo erro. Ela é um alimento altamente nutritivo e fornece excelentes benefícios para a saúde como um todo. Então, coma uma tigela de aveia cozida, com algumas frutas e passas e aproveite um dia saudável.

Vídeos:

Gostou das dicas?

  Continua Depois da Publicidade  

É do seu costume comer aveia no café da manhã, ou em alguma outra hora do dia? Como você usa este cereal, misturado com algo ou puro? Comente abaixo!

(304 votes, average: 4,09 out of 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

231 comentários em “A Aveia Engorda ou Emagrece?”

  1. Eu faço a aveia 50g, com água deixo cozer 15 mints depois de prontos tiro do fogo coloco uma colher de mel e polvilho com canela

    Responder
  2. Olá. Prático Jejum intermitente de 24 horas todos os dias e gostaria de saber se posso consumir leite com aveia algum tempo depois do almoço (já que a mesma é minha única refeição do dia – almoço). Obrigado pela atenção.

    Atenciosamente,
    Clebson Lacerda

    Responder
  3. Fiz o leite de aveia,.sou intolerante à lactose e tenho substituído em tudo,.de.manha consumo aveia em flocos com mamao, mel e canela. Eu gosto bastante.

    Responder
  4. Bom dia, faço um potinho de aveia em camadas, começo com um pouco de mel no fundo aí coloco aveia, chia, farinha de linhaça dourada, castanha do pará picada e mais um pouco de mel, aí coloco aveia novamente e por último damasco seco picado, uvas passas, mais castanha picadinha e mais um pouco de mel. Aí por último coloco leite desnatado até absorver e o leite ficar sobrando, fechar o potinho e deixar na geladeira de um dia para o outro. Aí só comer.

    Responder
  5. Boa noite!eu como um dia sim outro não, mas deixo um dia anterior de molho na água quente com nozes e castanhas tô certa?obrigado

    Responder
  6. Eu to engordando com aveia eu ingiro 1186 kcal de aveia com leite por dia e com as refeiçoes eu passo de 3000 calorias aveia emagrece pra quem quer por que ela engorda sim

    Responder
    • Ela é riquíssima em carboidratos – em torno de 70% – e tem índice glicêmico ao redor de 80, o que não é pouca coisa. Deve ser usada com parcimônia, pois em excesso irá engordar, e muito. Não é o fato de ter algumas fibras que anulará seu conteúdo de carboidratos.

      Responder
  7. Eu como aveia a noite tipo um pirão coloco temperos tipo alho, cebola, salsinha vou variando e de vez de usar o açúcar uso uma pitada de sal
    As vezes nem sal eu coloco só o tempero já dar um gostinho bom, dou um refogada nos temperos com azeite.

    Responder
  8. eu estou comendo o mingau de aveia com leite desnatado todas as tarde antes do treino,estou adorando

    Responder
  9. Tenho feito uma espécie de panqueca de aveia (3 colheres de aveia, um ovo e canela) para comer pela manhã, antes do treino. A sensação de saciedade tem sido incrível.

    Responder
  10. Eu como oito colheres de aveia no café da manhã e oito a noite. Coloco leite desnatado só pra ela virar uma papa. Estou sentindo muito bem.

    Responder
  11. Adoreiiii as dicas de culinária (da galera) e a matéria ficou bem explicado gosto de acessar o Google exatamente por isso ter a informação na hora certa e com diferentes opções.

    Responder
  12. Faço panqueca 1 ovo duas colheres de aveia flocos finos uma pitada de sal recheio à gosto,eu coloco sardinha com chia e linhaça

    Responder
  13. Queria saber se aveia crua pode ser comida
    Também se posso tostar um pouco de aveia no forno e fazer farofa com ela tostada

    Responder
  14. Eliminei 3kg em uma semana tomando aveia em flocos com leite desnatado e adoçante . Tomo no café da manhã e como de sobremesa após o almoço. Fico até o dia seguinte sem comer nada. Antes de fazer isso eu eu não conseguia ficar sem jantar. Ainda bem que descobri como ficar o resto do dia saciada. Santa aveia!

    Responder
  15. eu prefiro comer a noite em forma de sopa. para quem quiser experimentar segue receita:
    doure o alho na manteiga, acrescente a aveia e doure. acrescente sal ou o tempero preferido. coloque agua fervendo e espere cozinhar. desligue o fogo e acrescente salsa e cebolinha picadinho. se desejar cozinhe ovo e corte em cubinhos acrescente na sopa.
    Uma delicia

    Responder
Publicidade