Aparelho elíptico emagrece? Dicas e benefícios

Especialista da área:
atualizado em 06/07/2021

O elíptico é um aparelho popular encontrado na maioria das academias, seu objetivo é criar um movimento similar ao da corrida. Além disso, esse equipamento não causa muito impacto nas articulações, por isso, ele é seguro, se for usado corretamente. Mas será que o aparelho elíptico emagrece?

  Continua Depois da Publicidade  

A resposta é sim, fazer exercícios regularmente em um aparelho elíptico ajuda a perder peso, já que essa atividade fará você gastar mais calorias e ainda vai acelerar o seu metabolismo. No entanto, para conseguir emagrecer é preciso aliar a prática de exercícios físicos com uma dieta saudável e equilibrada.

Além disso, também é importante saber como programar o elíptico para obter os melhores resultados usando esse aparelho.

Assim que você pisar nesse equipamento, ele fará as seguintes perguntas: por quanto tempo você fará o exercício? Qual é o seu nível? Qual programa você quer fazer? Portanto descubra neste artigo como responder essas questões, pois, quanto mais preparado você estiver, mais peso você vai conseguir perder se exercitando nele!

Duração

Aparelho Elíptico Emagrece- Mulher se exercitando

Para perder peso usando o aparelho elíptico, você tem que usá-lo pelo menos 4 a 5 vezes por semana. Além disso, é importante usar esse equipamento por pelo menos 45 minutos a 1 hora em cada sessão.

Contudo, caso você esteja começando a usar esse aparelho, exercite-se por 30 minutos nos primeiros dias. Depois, quando você estiver acostumado com essa atividade, aumente o tempo de exercício gradualmente.

Então, quando o aparelho perguntar quanto tempo a sessão terá, certifique-se de colocar um número entre 30 e 60 minutos, sempre respeitando o seu condicionamento físico.

  Continua Depois da Publicidade  

Nível

Os aparelhos elípticos costumam apresentar oito níveis, no entanto, os equipamentos mais simples podem contar com apenas cinco.

Quem está começando a se exercitar nesse aparelho deve escolher um nível baixo, de 1 a 3. Quando o praticante estiver acostumado a se exercitar nesse nível, ele pode aumentar um pouco.

Talvez o nível 3 ou 4 fará você suar no começo, mas com o passar do tempo, você precisará aumentar a intensidade do seu exercício para obter os resultados desejados. Afinal de contas, não basta saber que o aparelho elíptico emagrece, você precisa usá-lo corretamente.

Se você não aumentar a resistência do seu exercício no elíptico, seu corpo vai deixar de ser desafiado e o seu processo de emagrecimento será comprometido.

Programa

O aparelho elíptico oferece uma variedade de programas, contudo, para maximizar seus esforços de perda de peso, escolha o programa com treino de intervalos (treino intervalado).

Nesse programa, os níveis de intensidade aumentam e diminuem constantemente. Ao alternar períodos de alto esforço com períodos de baixo esforço, seu corpo vai queimar calorias de forma mais eficiente, já que ele precisará se ajustar a diferentes movimentos.

  Continua Depois da Publicidade  

No programa de intervalos, você pode usar o nível 8 para suas sessões intensas e nível 4 para seus períodos de repouso. Além disso, você pode ajustar os níveis manualmente, de acordo com o seu condicionamento físico.

Elíptico emagrece

Mulher se exercitando no elíptico

O aparelho elíptico é ótimo para quem quer emagrecer, já que trabalha todo o corpo ao mesmo tempo. Nenhum grupo muscular é deixado de fora. Por incorporar tanto os músculos superiores quanto inferiores, esse equipamento ajuda a queimar calorias e gordura de todas as partes do corpo.

Quem pesa 60 quilos, queimará cerca de 300 a 320 calorias em 30 minutos de exercício no elíptico. Já uma pessoa com 75 quilos, queimará cerca de 360 a 390 calorias no mesmo tempo de atividade nesse aparelho. Quanto mais você pesa, mais calorias você irá queimar, e é por isso que o aparelho pergunta qual é o seu peso antes dos exercícios.

Se você quer emagrecer, você precisa queimar 500 calorias a mais do que o seu consumo calórico diário, para perder meio quilo em uma semana. Queimar calorias no aparelho elíptico pode te ajudar a criar esse déficit, mas como mencionado anteriormente, você tem que usar o aparelho com frequência para perder peso.

Uma pessoa que se exercita no elíptico 5 dias por semana, uma hora por dia, queima, aproximadamente, 3500 calorias por semana, o que significa meio quilo a menos.

Exercícios no aparelho elíptico são eficazes?

Qualquer academia comum disponibiliza muitos equipamentos para seus usuários, como os aparelhos elípticos, esteiras e bicicletas ergométricas. O elíptico é um dos equipamentos mais populares das academias, já que os praticantes de exercícios físicos sabem que ele ajuda a emagrecer.

  Continua Depois da Publicidade  

Você também pode comprar um aparelho elíptico para usar na sua casa quando quiser.

Adicionais

Mulher praticando atividade física

Para ajudar com a perda de peso, alguns aparelhos elípticos podem apresentar a opção de inclinação, que permite que o equipamento seja usado em alturas diferentes para deixar o exercício mais intenso. Fazer exercício no elíptico com inclinação pode fazer uma pessoa queimar quase 800 calorias por hora.

Além disso, alguns aparelhos elípticos podem oferecer programas que otimizam a queima de gordura, ou que favorecem a realização de um exercício cardiovascular. Cada programa oferece diferentes inclinações e tempos para completar o exercício.

Adicionar alguns dos programas ao seu treino tradicional no aparelho elíptico vai deixar os seus treinos mais dinâmicos e ainda pode potencializar a queima de calorias.

Esses aparelhos também mostram o tempo, a quantidade de calorias queimadas, a distância percorrida e o batimento cardíaco, o que permite que o usuário tenha mais controle da sua performance durante o exercício.

Um elíptico é um dos aparelhos mais eficazes para a perda de peso, pois o corpo inteiro é trabalhado e isso garante que calorias e gorduras sejam queimadas no corpo todo.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, ele também é uma excelente forma de fazer um bom exercício cardiovascular. Se você ainda não sabe se vale a pena usar esse equipamento, saiba que o aparelho elíptico é uma ótima escolha para quem quer perder peso e manter a boa forma física.

Você se exercita com elíptico? Prefere outro aparelho? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (301 votos, média 3,82)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário

48 comentários em “Aparelho elíptico emagrece? Dicas e benefícios”

  1. 30 minutos. Todos os dias
    Eliminei 2 kg por semana. 8 em 2 mês. Nivel 3. Velocidade média/leve
    Leve/média
    ..intercalando.E 2 litros de água por dia. No minimo. Eliminei frituras, refri, massas do cardápio.

    Responder
  2. O nível 3 ainda está pesado para mim, comecei usar o aparelho a poucos dias. Estou fazendo assim: intercalo nível 1, 2 e 3. O nível 3 por enquanto só consigo fazer um pouco de cada vez. Fazendo assim intercalando os níveis consigo ficar 01 hora no aparelho gastando 500 calorias.

    Responder
  3. Tenho um elíptico sem muitas frescuras, tem que ficar esperto com o peso que ele suporta, faço 30 minutos de 4 a 5 vezes por semana e dieta com baixo carboidrato. Sou diabético e minhas taxas estão bem próximas do normal, diminui os remédios e a energia tá lá em cima. Tomo também chá verde com hibisco. Entre o Elíptico, bicicleta e esteira (já tive os 3) o elíptico ganha de lavada, adaptei o controle da TV no painel e esqueço que estou malhando.

    Responder
  4. Não coloco tempo e sim distância para cumprir por dia, comecei com 10 Km e a cada semana aumentava 1 km na meta e tenho que melhorar o tempo, tipo buscar um recorde, assim fica tipo uma brincadeira menos chata para malhar. Hoje faço 15 km por dia pelo menos 5 dias na semana. Sou diabético e tudo melhorou na minha vida. Já acordo animado e as dores no corpo que são normais nos diabéticos diminuíram 90%.

    Responder
    • Muito real.
      Faço o mesmo aparelho.
      Sou diabético e as dores que sentia acabaram por desaparecer o que é óptimo.
      Faço em média de 13 a 15 km dia.
      Só custa até aquecer.
      Depois é mais fácil.
      Um belo aparelho para desporto.
      E arranjo sempre um intervalo de 1 hora para manter a forma e o meu bem estar.

      Responder
  5. Comprei um elíptico não sei bem a marca, mais não consigo passar mais de 5 minutos, canso
    muito rápido e suo demais, acho que não consigo fazer mais tempo pq não faço com frequência.
    Estou caminhando pra pegar resistência, vou insistir sei que dá resultado.

    Responder
    • Claudia, o segredo é começar caminhando num nível bem leve e ir intensificando conforme suas pernas forem acostumando, dói um pouquinho nos primeiros minutos mas logo passa e você começa a criar resistência. Tem que começar devagar, sem correr,apenas caminhando e gradualmente ir começando a correr, ai vc aumenta o nível e começa andando novamente…acostumou, corre um pouquinho.
      Quando comprei queria sair correndo ou num nível muito alto. Cansava e desanimava, não aguentava 5 minutos. Até que descobri a manha…tem que seguir o seu ritmo. Mesmo que seja muito devagarzinho.
      Estou aliando dieta básica, 3 refeições leves por dia, 30 min de eliptico e 2 copos de chá de hibisco por dia. Emagreci 3kg em 2 semanas.
      Eu começava no nível 3 e já consigo começar do 6

      Responder
  6. faço eliptico 1 hora por dia sem carga nenhuma, e mesmo assim emagreci, o segredo pra emagrecer é fazer uma dieta balanceada e fazer exercicios, é gastar mais do q vc come, e assim emagrece…..o eliptico me deu bons resultados, se fizer 5 vezes na semana pelo menos, e 1 hora e comer direito, é tiro e queda.

    Responder
  7. PRA MIM 1000 CALORIAS EQUIVALE A 1 KG PQ PERCO QUASE UMAS 900 GRAMAS POR DIA FAÇO 2HR DE ELÍPTICO ALTERNADO 4 VEZES E FACO 3 REFEIÇOES POR DIA NADA DE FRESCURA DE 3 EM 3 HRS.

    Responder
  8. estou parada ha muito tempo e estou fazendo todos os dias 20 minutos! Vc conseguiu fazer de primeira 50 minutos??? Noooooossa eu cansei viu!!! rs

    Responder
    • Não, kkkkkkkkkkkkkkkkkk’ demorou cerca de um mês para eu chegar nos 50. Seu corpo tem que acostumar primeiro.
      E uma coisa que esqueci de avisar eu fazia no nivel 3

      Responder
      • O nível 3 ainda está pesado para mim, comecei usar o aparelho a poucos dias. Estou fazendo assim: intercalo nível 1, 2 e 3. O nível 3 por enquanto só consigo fazer um pouco de cada vez. Fazendo assim intercalando os níveis consigo ficar 01 hora no aparelho gastando 500 calorias.

        Responder
  9. Cara eu perdi 13kg no elíptico e por hora eu perdia de 700 a .800kcal. Eu já fiz tbm já fiz esteira e na minha opinião vc perde o dobro de caloria no elíptico

    Responder
  10. Tudo bem Fabio Luiz, andei procurando mais um pouco e achei um outro modelo interessante, o problema é que minha cidade é pequena, aqui nas lojas nem sabem o que é um eliptico, era bom experimentar um primeiro antes de escolher, o modelo que achei é o titanium e90, parece ser bom. conhece?

    Responder
  11. João esse aparelho e bom antes de compra o meu vi esse numa loja e elétrico do nso comprei por que achei caro vomprei caloi crl 20 por R 800 reais. Mas esse e melhor levanta mais a perna tem passadas de pernas maior espero q tenha entendido o q quis disser. E tem programação de treino

    Responder
    • onde vc encontrou por esse preço??? de 800 reais??? estou querendo comprar um até 1000, mas to mt na duvida, queria caloi por causa da assistencia tecnica … os outros aparelhos a assistencia é longe da minha cidade.

      Responder
  12. Bom dia, preciso perder um pouco de peso, e gostaria de comprar um aparelho elíptico de até 2mil, esse modelo é uma boa opção? http://www.americanas.com.br/produto/7994079/eliptico-o-neal
    poderia me dar alguma opções melhores? obrigado.

    Responder
  13. Como usando Elíptico com menos carga não emagrece ?
    Por favor, qualquer exercícios que faça alguém sair do sedentarismo aliado a uma dieta emagrece sim, não desestimule.
    Uso Elíptico sem carga aliada a dieta e já emagreci muito e se eu não tivesse usando o aparelho teria emagrecido menos, por favor.

    Responder
    • Comprei um elíptico sofisticado, nem sei mexer nas funções… Mas quero informar que eliminei 10 quilos em apenas DOIS MESES, 30 minutos por dia, fazendo uma leve dieta, ou seja REEDUCAÇÃO ALIMENTAR…

      Responder
      • Olá Céu. Sua informação me deu uma força.comprei um elíptico ,só que já ouvi pessoas dizendo q é tempo perdido.Que não perde peso,daí perdi o foco. Mas VC me falando essa maravilha,vou voltar fazer aliada com uma alimentação saudável. Obrigada

        Responder
        • Impossível. Se não ajudasse não existiria fileiras desse aparelho em academias. As pessoas se sabotam. Talvez nem olham para a cara do elíptico…
          Só acho que precisa estar sempre tentando aumentar o nível.

          Responder
      • Que legal! estou com 63kg pretendo ficar 57kg estou andando de bike e fazendo 02 de ginastica aeróbica, sem comer gordura, etc. De vez em quando saio do rumo,rsrs, Mas, meu objetivo mesmo é eprder 06kg.

        Responder
  14. Só emagreci quando parti para o eliptico. Tenho problemas na coluna e temia me prejudicar. Fazia 30 minutos de bicicleta com encosto. Tem dias q ele pega a coluna, sim, não posso usar peso, mas como a intenção era emagrecer, faço 30 m de intensidade q aguento. Ele é bem mais exigente q a esteira, que aguento o dobro do tempo, porém depois, qdo paro a esteira vem a dor na coluna, portanto desisti dele, apesar de achar mais fácil executá-la. E além, faço sessão de musculação. É lento, percebi diferença np terceiro mês. Perdi 6cm de medidas e pretendo perder mais 3 para ficar bem Diva. Vale a pena. Mas aconselho a ir aos poucos, esse aparelho é forte e depois na hora do descanso a dor pode aparecer e vx ter q. Ficar de molho.

    Responder
  15. Acredito que devemos ter uma visão critica cada vez mais apurada ao ler informações sobre saúde. Médicos ja tem relatos quanto ao uso de suplementos protéicos como o whey (aumento do acido urico) e omega 3 (problemas de coagulação). Pela busca enfreada de beleza as pessoas tem se submetido a qualquer coisa que ouvem falar que emagrece ou faz bem, cabe a vocês profissionais da saúde fazerem esse alerta e nao estimularem essas loucuras. Cada organismo tem uma medida e um limite, busquem conhecer o seu sem ler um manual. Abraços

    Responder
    • 20 minutos diários com a musculação são atividades suficientes para emagrecer. Aliás, o principal é a alimentação. Não adianta fazer 45 minutos de transport, sentir mais fome e continuar comendo desenfreadamente. Tenho elíptico em casa e faço, diariamente, 20 minutos, com carga 4-7. 20 minutos de bike na academia e musculação. O principal é fechar a boca. Parabéns pela matéria. Abçs

      Responder
      • Sobre sentir mais fome, realmente sente. Mas aí entra a lógica do uso de complementos alimentares como quitosana que ajuda a aumentar a sensação de saciedade por aumentar 8x seu tamanho no estomago. Por isso emagrecimento é um conjunto de fatores. Emagrecer só com dieta é bem demorado e gera frustração e também ansiedade. Quem chegou ao nível de obesidade, obviamente tem vários problemas associativos.

        Responder
    • Mas aí a culpa não é de quem fez o artigo e sim de quem faz uso indiscriminado de um produto sem consultar um profissional antes. Seja para perda de peso, manutenção ou apenas uma opção de exercício de baixo impacto para quem quer se exercitar, sempre é preciso consultar um portuguesismo antes, isso é, nutricionista pra saber quais são suas necessidades. As pessoas querem encurtar o caminho depois culpar médico pelas mas escolhas. Tenho artrite reumática, fibromialgia, polimialgia, gota, instabilidade patelar de nascimento e pois completar, estou obesa. Meus ortopedistas recomendaram o uso do elíptico para exercício sem sobrecarregar minha cartilagens e juntas que já estão todas ferradas. Obviamente meu esposo comprou um elíptico já que não posso sair de casa por conta dos meus filhos, mas obviamente que b consultamos um profissional pra saber das nossas necessidades. Ele não tem problemas de saúde algum, mas mesmo assim foi… Como qualquer coisa nesse mundo, até mesmo, frutas, verduras, exercício, etc, se não usado/feito com moderação faz mal. E r vice tem um pechblenda de saúde, daí entra o bom senso também né. Não ausentes culpar médico telas camadas que você faz. E como se trata de um artigo falando sobre uso do aparelho elíptico e não de whey proteínas, quero Dakar súber mina experiência particular. A vida tios fiz exercícios e sentia muita dor durante e depois. Até que tive lesão séria e cirurgias e osteo por dois anos. Por gestação e depressão e todas complicações na minha saúde me tornei obesa. Foi quando tive melhora nos pós operatórios que dois dos meus ortopedistas recomendaram o elíptico. É UMA BÊNÇÃO!!! primeira fez na vida que faço atividade física sem sentir dot alguma durante o treino e após. Faço de 20-45 minutos/dia….Vaidependerdotempodisponível. Não perdi nenhum kilo nesses dos meses, porém, saí do manequim 56 para 54 e estou caminhando para 52 já. Aquela barriga polchete que ganhei depois dos meus dois filhos está desaparecendo, assim como as dobras das costas, meus braços, cotovelos e pernas estão começando a aparecer os ossos que estavam escondidos; meu rosto ta afinando e pescoço também e quanto a fome que supostamente dá ou bebo água, ou quando é grande demais como uma maçã. Estou reeducando minha alimentação, mas como de tudo, até ondas coxinhas, sorvete e chocolate, porém como com consciência agora. Mas não passo fome e nem vontade. E o elíptico desempenhou o papel que só a mudança de hábito alimentar não estava conseguindo fazer.

      Responder