Anticoncepcional DIU Mirena Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 23/11/2020

Atualmente há diversos métodos contraceptivos, mas antes de escolher a melhor opção, as mulheres buscam conhecer quais são os possíveis efeitos colaterais oferecidos por cada um deles. Para ajudá-las, vamos falar sobre uma dessas ferramentas, o anticoncepcional DIU Mirena.

Será que ele emagrece? Ou o anticoncepcional DIU Mirena engorda? Quais seriam os seus outros possíveis efeitos colaterais? Vamos descobrir isso agora!

O que é?

O DIU Mirena é um anticoncepcional de ação prolongada, um dispositivo intrauterino hormonal, voltado para o controle de natalidade, com ação reversível. Ele é flexível, e tem formato de “T”, implantado no útero.

Ele possui levonorgestrel, um hormônio que é liberado de forma lenta e previne a gravidez por meio do controle do endométrio, que é a camada de revestimento do útero, impedindo que ele fique espesso o suficiente para o desenvolvimento de uma gestação. Ele ainda dificulta a entrada do espermatozoide no útero para fertilizar o óvulo por meio do espessamento do muco normal do canal cervical, que é o ponto de abertura para o útero.

O produto ainda pode ser utilizado em casos de menorragia idiopática, que é quando há sangramento menstrual excessivo que não foi motivado por causa orgânica, e para proteger contra o crescimento excessivo da camada de revestimento interno do útero (também chamada de hiperplasia endometrial) ao longo da terapia de reposição de estrogênio.

Anticoncepcional DIU Mirena engorda ou emagrece?

Assim como qualquer reposição hormonal artificial, há diversos mitos acerca das dúvidas se o anticoncepcional DIU Mirena engorda ou emagrece, mas esses fatores podem variar de acordo com as características individuais de cada mulher.

Entretanto, é possível dizer que pelo menos em alguns casos, o anticoncepcional DIU Mirena engorda pelo fato de encontrarmos relatos de usuárias na internet que experimentaram o aumento de peso depois de começar a usar o contraceptivo.

A questão é que o produto age sobre o seu perfil hormonal, e como cada organismo pode reagir de uma forma, não podemos afirmar, de forma tendenciosa, se o anticoncepcional DIU Mirena engorda. Até porque o aumento de peso não aparece listado como um dos efeitos colaterais na bula do produto.

Essa afirmativa é embasada em opiniões de quem já o utilizou, mas se você mantiver uma rotina saudável, controlando a sua ingestão de calorias e praticando exercícios físicos, você poderá se manter em forma mesmo adotando esse método contraceptivo.

O que não se pode dizer realmente é que o anticoncepcional DIU Mirena emagrece, pois ele não possui qualquer função que leve o seu metabolismo a se manter ativo continuamente.

Outros efeitos colaterais

Assim como qualquer medicação, é importante destacarmos que o anticoncepcional DIU Mirena não está isento de oferecer alguns efeitos colaterais. Veja alguns efeitos colaterais comuns para as mulheres que usam o contraceptivo:

  • Hipersensibilidade;
  • Erupção cutânea;
  • Urticária;
  • Angioedema – espécie de inchaço, similar, à urticária, que acontece nas camadas mais profundas da pele;
  • Depressão;
  • Enxaqueca;
  • Cefaleia – dor de cabeça;
  • Dor nas costas;
  • Infecção do trato genital superior;
  • Cistos ovarianos;
  • Expulsão completa ou parcial do aparelho contraceptivo intrauterino;
  • Perfuração uterina;
  • Aumento da pressão arterial;
  • Dor abdominal ou pélvica;
  • Hirsutismo – excesso de pelos no corpo;
  • Dismenorreia – dor durante a menstruação;
  • Acne;
  • Perda de cabelo;
  • Ansiedade;
  • Náuseas;
  • Oscilações de humor;
  • Mastalgia – dor nas mamas;
  • Corrimento vaginal;
  • Fadiga;
  • Alterações no fluxo menstrual;
  • Sepse – infecção sistêmica grave, que pode ser fatal.

Apesar de ser rara a gravidez de mulheres que usam o DIU Merina – as chances são de duas a cada 1 mil mulheres no primeiro ano de utilização correta do anticoncepcional e de sete a cada 1 mil no quinto ano de utilização adequada -, quando isso acontece, existe a chance de que a gravidez seja ectópica, que é uma gestação que ocorre fora do útero.

  Continua Depois da Publicidade  

Durante o processo de inserção ou retirada do DIU, podem ocorrer as seguintes reações: dores, sangramentos, tontura, desmaio e convulsão em paciente com epilepsia.

Contraindicações

O anticoncepcional DIU Merina é contraindicado para casos de gravidez ou suspeita de gravidez. Ele também não pode ser utilizado por mulheres que têm doença inflamatória pélvica atual ou recorrente, infecção no trato genital inferior, infecção do útero após o parto, infecção do útero após aborto nos últimos três meses, infecção do colo do útero, anormalidades celulares do colo do útero, suspeita de câncer do colo do útero ou do útero, tumores dependentes do hormônio progestógeno para desenvolver, sangramento anormal vaginal não-diagnosticado, anormalidade do útero ou colo do útero como miomas que causam deformação na cavidade uterina, condições associadas ao aumento de susceptibilidade a infecções, doença hepática, tumor hepático ou alergia a um dos componentes do produto.

Antes de usar o contraceptivo, durante a sua colocação, ao longo de todo o tempo em que ele for utilizado e na hora da remoção, é fundamental que a mulher tenha o acompanhamento do médico de sua confiança. Trata-se de um procedimento invasivo, delicado que precisa ser feito corretamente para não trazer problemas e que pode causar diversos efeitos, logo a presença do profissional é imprescindível.

Experiências

Muitas mulheres já compartilharam suas opiniões sobre o DIU, e poucas delas afirmam que o dispositivo ajuda na perda de peso; na verdade, a maioria delas expõe o efeito contrário, que o anticoncepcional DIU Mirena engorda. Há também descrições sobre o processo de remoção, que demonstram que o metabolismo não é beneficiado com o rompimento do fornecimento de hormônios sintéticos.

  1. “Enquanto eu estava com o DIU, consegui ganhar 20 quilos, isso conquistado em anos. Removi o dispositivo há alguns meses, e até agora só eliminei 15 quilos. Eu não me sinto bem, e espero que outras mulheres tenham resultados melhores.”
  2. “Eu estou com o DIU há quase 5 anos, e faço dieta e exercícios regularmente. Eu tento comer direito, para não ganhar quilos extras, e até agora não ganhei peso de forma significativa, apenas sinto que meus seios estão maiores. Acho que poderei compartilhar um pouco mais, quando eu remover e notar se perderei ou ganharei peso.”
  3. “Estou na minha segunda tentativa com o DIU, e diferente da primeira, agora estou praticando muitos exercícios, como Zumba, Ioga e aeróbico. Espero que dessa vez, diferente da primeira, eu não ganhe 15 quilos.”
  4. Desde que coloquei o DIU, ganhei 30 quilos, e não importa a dieta ou o exercício que eu faça, não consigo perder sequer 1. Não há nada sendo acusado como errado em meus exames, mas me sinto ansiosa, cansada e sem libido, além dos problemas de acne.”
  5. “Eu adoraria dizer que perdi magicamente alguns quilos após remover o DIU, mas isso não seria verdade. Eu não tive problemas com ganho de peso, a minha questão é que eu não perdia um grama sequer, e olha que a minha dieta e exercícios eram bastante rigorosos.”

Você conhece alguém que utilize e afirme que o anticoncepcional DIU Mirena engorda? Tem receio de utilizá-lo por este possível efeito colateral? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (181 votos, média: 3,85 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

276 comentários em “Anticoncepcional DIU Mirena Engorda ou Emagrece?”

  1. Acabei de contar a experiência da retirada. Deixa eu dar algunss detalhes que esqueci:
    Tenho 35 anos, dois filhos e qd eu disse que vivia “depressiva” quis dizer que vivia triste, nervosa, apreensiva. Usei o termo errado. Depressão é doença.
    Beijo.

  2. Meninas, estou usando DIU há um ano e tenho percebido os seguintes efeitos: inchaço constante; muitas espinhas na pele; minha alimentação e saudável e sou praticante de atividade física 6 vezes na semana, mas mesmo assim não consigo perder uma grama de peso, pelo contrário, meu peso aumenta. Creio que deve ser devido ao DIU.

  3. Eu usei o DIU durante 1 ano e 2 meses, engordei muito e fiquei muito inchada.. retirei no dia 27/11 e perdi pouco peso, mas o inchaço sumiu, perdi 2 cm de barriga e estou muito melhor, emocionalmente e fisicamente, agora estou na dieta e continuo na academia pra perder os kgs que ganhei

  4. Eu sempre fui magra e sempre tive facilidade em emagrecer. Depois do DIU minha vida mudou pra pior. Fazem 4 anos que tenho o DIU, e desde então eu engordei quase 10kg. Eu luto Jiu-Jitsu, malho, como regradamente e NADA de emagrecer. Sinto muitas cólicas quando estou perto de menstruar e minha barriga vive muito inchada, mas muito inchada MESMO. Sem contar a dor e o inchaço nos seios e também um cisto no ivário que ganhei depois do Mirena. Não aguento mais, vou retirar essa bosta. Pelo menos com AC eu emagrecia mais rápido e me sentia melhor.

  5. Tive bebê em fevereiro de 2019 e estava perdendo o peso da gestação , mais ao colocar o DIU mirena comecei a ganhar peso e estou com a barriga enorme . A médica diz que não tem nada que relacione o aumento de peso , mais nunca tive problema e hoje estou 10 kilos acima do meu normal de anos. Após colocar eu ganhei 4 kilos . Estou pensando em tirar .

    • Tenho diu há um ano, desde então tenho engordado bastante (cerca de 10kg). E muito embora nao faça uma dieta rigorosa, antes do uso eu conseguia perder peso com facilidade, agora mesmo regrando a alimentação e com exercícios não consigo perder. Tive problemas com acnes e inchaço. Mas em contrapartida tive aumento significativo da líbido e também aumento dos pelos no corpo (o que para mim é uma grande vantagem). Pensando se tiro ou não ?

Publicidade