Anticoncepcional Depo Provera Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 09/02/2021

Altamente utilizando no Brasil, o anticoncepcional Depo Provera é um método injetável de contracepção que leva uma solução líquida de acetato de medroxiprogesterona direto ao organismo da mulher, o que faz com que a gravidez seja evitada.

Este anticoncepcional é indicado para mulheres que amamentam, sendo este um dos principais diferenciais do medicamento. Ajuda a regular o ciclo menstrual também e diminui alguns sintomas da TPM que costumam deixar as mulheres de cabelos em pé.

No entanto, será que esse anticoncepcional Depo Provera engorda? Ou ele pode fazer emagrecer? Para entender os principais efeitos colaterais e riscos ligados ao seu uso, continue lendo.

O Anticoncepcional Depo Provera engorda?

A injeção por si só é um método contraceptivo que pode trazer mais riscos de retenção de líquidos e ganho de peso, isso porque a dose hormonal é muito maior e de uma só vez. No anticoncepcional em drágeas as doses hormonais são ingeridas diariamente em pequenas quantidades, fazendo com que os efeitos não sejam tão intensos. Com a injeção, a mulher recebe essa dose de uma única vez todo mês, o que para algumas mulheres com predisposição para engordar pode desencadear em aumento de peso.

Porém, isso não é regra, algumas outras usuárias dizem até que o anticoncepcional Depo Provera emagrece, que ficaram até mais magras do que já são ou que mantiveram o peso normal, sem ganhar ou perder sequer um grama.

No entanto, na maioria dos casos, por ter altas taxas de hormônio em sua fórmula, o anticoncepcional Depo Provera engorda, mas isso pode variar de acordo com cada caso e biotipo. Em caso de ganho de peso, procure seu médico ginecologista para troca do medicamento.

Relatos de usuárias

Mulheres que iniciaram a ingestão desse anticoncepcional há pouco tempo e outras que tomam há mais tempo dizem que a injeção do anticoncepcional Depo Provera engorda muito. Uma delas disse que ganhou muito peso em pouco tempo e abandonou o uso do medicamento. Outra disse ter ingerido o anticoncepcional no momento em que estava amamentando, uma vez que ele é indicado para mulheres lactantes, porém ela conta que os hormônios acabaram passando para o bebê através do leite materno, pois os mamilos do bebê ficaram um pouco inchados.

Na bula, o remédio afirma que pode ser ingerido por mulheres que amamentam e que o que é passado através do leite para o bebê não traz nenhum prejuízo à saúde da criança.

Já outras mulheres disseram que ao utilizar durante a amamentação não repararam em nada anormal no bebê e outras também não ganharam peso, principalmente aquelas que relataram dificuldade em engordar. Em um outro relato, uma usuária conta que além de ter engordado ainda começou a apresentar queda de cabelo, o rosto ficou oleoso e cheio de espinhas e também ficou muito irritada.

O anticoncepcional é rico em hormônios e evita a menstruação, por isso, algumas mulheres relatam esse ganho de peso abrupto, geralmente aquelas com predisposição e biotipo para isso.

Benefícios do anticoncepcional

O Depo Provera, bem como boa parte dos anticoncepcionais comercializados no Brasil, promete a regularização da menstruação, a prevenção da gravidez, redução dos sintomas da TPM, tratamento de distúrbios hormonais, redução da oleosidade da pele e cabelos, tratamento de excesso de pelos, tratamento de doenças causadas pela produção excessiva de andrógenos, evita os cistos nos ovários na maioria dos casos, reduz a incidência de gravidez ectópica, de anemia ferropriva e de dismenorreia.

Efeitos colaterais

Assim como os benefícios descritos na bula são padronizados na maioria dos anticoncepcionais, os efeitos colaterais relatados também podem ser os mesmos. Alguns podem ocorrer em menor ou maior grau e outros podem nem aparecer, dependendo da reação de cada mulher ao medicamento, mas dentre eles estão: dor de cabeça, distúrbios gástricos, tensão mamária, náuseas, variação de peso, alterações do humor e da libido, amenorreia ou sangramento fora do período menstrual, intolerância e sensibilidade às lentes de contato, cãibras nos membros inferiores, ausência de crescimento dos cabelos, sangramento retal, alteração no tamanho dos seios, sangramento nos mamilos, nódulos mamários, dificuldade em retornar à fertilidade e taquicardia.

  Continua Depois da Publicidade  

Contraindicações

Pacientes com hipersensibilidade ao acetato de medroxiprogesterona ou a qualquer outro componente da fórmula, mulheres grávidas ou suspeita de gravidez; pacientes com histórico de aborto retido; alterações graves da função hepática; antecedentes de icterícia idiopática gravídica e prurido gestacional grave; processos tromboembólicos ou antecedentes dos mesmos como acidente vascular cerebral ou infarto do miocárdio e anemia falciforme devem evitar o uso do medicamento sem acompanhamento de especialista.

Como tomar?

Por ser um anticoncepcional injetável e de ação prolongada, ele deve ser administrado uma vez a cada 3 meses. Assim deve-se injetar todo o vidro em uma dose única e então apenas injetar novamente após esse período com uma nova embalagem. Por não ser pílula, não há aquele período de pausa para a menstruação, sendo assim pode haver escapes, sangramentos em algum período de tempo. Custa cerca de R$ 30 e é comercializado em todas as farmácias do Brasil. Vem com a seringa inclusa para aplicação própria.

Você conhece alguém que o utilize e afirme que o anticoncepcional Depo Provera engorda? Tem vontade de usar este medicamento, mas receio de ganhar peso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (321 votos, média: 3,89 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

239 comentários em “Anticoncepcional Depo Provera Engorda ou Emagrece?”

  1. Tomei a um bom tempo atrás , parei para engravidar e após ganhar meu filho voltei a tomar e me dou muito bem com ela , quando parei de tomar meu rosto encheu de espinhas , pele ficou feia cheia de manchas e oleosa, cobelo ficou oleoso , um horror , quando tomo melhora tudo até meu humor ! Ela não me engordou, mantive sempre o mesmo peso e até perdi quando inventei de comer só coisas saldaveis para me sentir melhor pois tenho começo de gastrite, não faço dietas , como de tudo e na época do frio , chuto o balde mesmo é como muito e sempre fico no mesmo peso, amo essa injeção me faz super bem, não tenho fluxos de menstruação e nenhum tipo de efeito colateral .

    • Eu acredito que a injeção depende muito do porte físico da pessoa, e também a tendência se tem na família porque eu tomei ela na minha primeira gestação eu não engordei nadaa continuei magra e depois emagreci ma ainda. Tive uma segunda gestação em 2018 comecei usando comprimido mas os efeitos foram horríveis o desogestrel parei e melhorei muito, mas não posso arriscar ficar sem toar nada comecei coma depoprovera, pois desisti do DIU pelo medo das cólicas. Eu emagreci depois que tomei e eu queria engordar mas sem sucesso eu sinto que cada dia mais as roupa estão caindo , então acho que é mito vai do organismo da mulher mesmo isso de engordar.

  2. Eu queria saber como fazer para tirar isso do organismo eu engordei bastante é não estou mim sentindo bem nesse corpo

  3. Gente tem 3 dias q tomei a deprovera e com 2 dias fui pra o hospital com ouvido doendo sera se foi da deprovera?
    Estou tomando ela pra ver se engordo pois tenho 23 anos e peso 52 queria chegar nos 60 kg

    • Tomei depoprovera e engordei horrores ,estou me sentindo péssima , eu tenho enxaqueca e as minhas dores de cabeça aumentaram bastante ,estou muito inchada ,mal humorada ,não indico esse método anticoncepcional injetável,ele prejudica muito ,uma vez que vc esta amamentando e já começa a perder peso e depois ganha o dobro do que perdeu tomando uma única dose

    • Bom dia, eu sou muito magra. E ja fiz de tudo pra engordar, mais tenho uma conhecida que era magra igual eu, ela foi com a medica e ela passou depois proverá,e hoje ela esta cheinha, não Gordona, e eu gostaria de engordar, mais ta tão difícil, vou testar essa injeção,pra vê se consigo uns kilinhos, pois tenho 1,73 de altura,e 47,00 kilos, mais ja cheguei a pesar, 43,00..

  4. Gente essa injeçao acaba com o corpo da mulher alem de ficar mais gorda e ficar com uns sintomas esquisitos tipo nausea e dor de cabeça muito forte nao recomendo pra ninguem meu corpo esta totalmente deformado de gordura.

    • Olá tomo anticoncepcional injetável a 2 anos usava o perlutan só que foi parado de fabricar infelizmente ganhei 3 kilos neste tempo todo rsrs! Mais régulo minha menstruação que vinha muito é 8 a 9 dias ficou para 5 e bem pouco. Estou querendo começar tomar esse Depo pois não pretendo ter filhos agora mesmo o maridão querendo muito. Só não entendi uma coisa toma ele em 3 em 3 meses? Pois estou acostumada tomar todo mês! Passo semanas com o bumbum doendo da injeção.

  5. Comecei a tomar apos nacser minha filha na mamentacao no comeco è muito otimo nao tive nenhm efeito contraverso e sempre bem humroada sem dor a pelevrealnente livre de acne e oliosidade a pele linda, mais tive um aumento de pesso dpos de 2 anos fui para 67kl tinha 56kl fiquei nele por quase 3 anos talvez tenha sido esse o meu erro tomar o mesmo por muito tenpo
    enfim… ate que dpos tomando surgiu pedra na vesicula possa ser que ajudou a ocasionar ou nao mais ja operei fiquei com muita retencao de liquido , inchaco,ganho de peso passei com minha g.o entao suspendi ja faz 1 ano e esta super dificil recuperar o peso certo e o inchaco e retencao de liquido esta resistente mesmo tendo uma almenacao rica e exercicios fisicos e agora estou passando com minha go para ela auxiliar outros metodos contraceptivos com menos hormonios para ajdar ao bem estar e exames medicos

    • Meu BB nasceu em abril e Comecei tomar em maio ,menstruei por 10 dias ,eu estava pensando 64 kg e agr estou com 60 e cão muito meu cabelo n sei se tem haver TB n me alimento direito mas gostei muito da injeção .

  6. Oie linda eu também fiquei assim mestruando mais de dois meses sem parar aí comecei a tomar Primosiston ele para a menstruação.

    • Boa noite, flor !!
      Vc teve resultado tomando esse primosiston ??
      To desesperada .os médico diz q n tem mas o q fazer q tenho q esperar ela parar .

      • Estou tomando há 2 anos enquanto minha bebê estava mamando não percebi muito aumento de peso agora faz 7 meses que parei de amamentar e já ganhei 17 kilos
        Meu cabelo tá caindo bastante e libido super baixo … Minha receita vence amanhã acho que será a última dose que vou tomar e vou procurar meu Go pra mudar o método estou me sentindo super mal com o ganho de peso

      • Tomei tem 1 mês e continuo sangrando sem parar , tem horas q diminui outras horas vem mais será como faz p pata só tenho consulta daqui 1 mes

      • Meninas, eu pensava 48 kg quando comecei a tomar a depo provera, parei esse mês após dois anos e meio. Ganhei 20 kg e agora vou correr atrás do prejuízo.

  7. Tomei a injeção e estou sangrando a 2 meses .Tomei vários medicamento e nada resolve . Alguém passou por isso . To querendo ajuda .já passei por especialista .e nada resolveu .

    • Oi… Eu tomei e tbm continuo menstruando… Diz o médico que é normal.. mas… Me arrependi de ter tomado ☹️

  8. Bom eu tô indo pra segunda dose da injeção e ganhei 4 quilo tava pesando 71 kilo agora estou com 74 kilo se eu subi mas eu paro e a primeira vez que tomo ela eu não quero subi mas não me ajuda

  9. Eu tomei durante 20 anos e não engordei não. Pra ter uma noção eu pensava 52,kg e hj estou com 62kg, e só ganhei esses kilos pq me casei e comecei me alimentar melhor. Mas em 13 anos engordar 10 kg significa que não foi por causa da injeção. Tem mulher que se alimenta mal e coloca a culpa na injeção.

    • Estou tomando essa injeção a 1 ano e meio, engordei 15 kg. Tomei a última dose dia 20/01
      Decidi q foi a última pra tentar emagrecer pois já fiz varias dietas q antes funcionavam e agora não funcionam mais. Decidi junto ao marido q
      ele vai pra vasectomia e eu fico livre dessa bomba d hormônios.

  10. Olá! Eu tomei umas 4 doses. Pesava 46, fiquei com 55kg. Senti as mamas doloridas, principalmente ao tirar o sutiã. Não menstruei mais, tive umas tristezas profundas, sem motivos, simples desânimo total, dores na cabeça, uma noite acordei com uma aceleração no coração, isso nunca havia acontecido comigo. Inclusive, eu falo quem tiver depressão, não tome, pois pode piorar. Claro, que vai de cada organismo. Eu nunca tive é me senti assim. Não tinha muito lidido também. As vantagens pra mim foram: ganho de peso, parecia estar com 4 meses, até chegaram a me perguntar, pele limpou, amenorreia, ou seja nada de fluxo sanguíneo. Se não fosse essa tristeza , nervosismo, irritabilidade e falta de libido, eu teria continuado. Além disso, minha calcinha ficava sempre seca, sem aquelas secreções que toda mulher tem. Tinha dias que tinha uma inquietação nos meus braços. Já está com quase um ano que parei, e nada de menstruação.

  11. Eu tomei durante 13 anos e não engordei não. Pra ter uma noção eu pensava 52,kg e hj estou com 62kg, e só ganhei esses kilos pq me casei e comecei me alimentar melhor. Mas em 13 anos engordar 10 kg significa que não foi por causa da injeção. Tem mulher que se alimenta mal e coloca a culpa na injeção. Assim como tem mulher que pode reter líquido e parecer mais gordinha. Pra mim ela foi excelente. Pra quem tá querendo engordar, cuidado, vcs não vão engordar onde querem. Infelizmente ganha cara gorda, papada e barriga.

  12. Tomo Depô provera a mais de 2 anos quando eu amamentava não ganhava peso fazia perder.Agora que o meu filho não mama mais pesava 50 e atualmente estou pesando 59.Preciso trocar urgentemente ?

    • Eu tomo depo á 9 anos me dei super bem não tive sangramento , durante os 9 anos engordei 15 k mais acho normal por conta da idade alimentação..a injeção foi ótima não tive mais TPM cólica baixa imunidade que eu tinha quando menstruava só que agora eu queria para de tomar um pois faz muitos anos que eu tomo nesses meses que eu não tomei , não estou me sentindo legal minha barriga tá enorme meus flancos estão crescendo sem parar estou ficando preocupada e acho que vou voltar a tomar!

  13. Tomei a depo proverá há seis meses atrás quando ganhei minha bebê , ate agora a menstruação não desceu e a cada dia que passa estou engordando mais . Só tomei uma única dose .

    • Alguém que teve diagnóstico de endometriose já tomou essa depo proverá sabe dizer se é bom para os sintomas se pode toma-la msm com a endometriose?

  14. ola tomei durante 1 ano ela me prejudicou bastante
    pesava 65 kilos eu hoje meu peso e de 51 kilos
    preciso tirar ela do meu organismo
    ela e horrivel

    • Então vc emagreceu muito… Eu preciso emagrecer tomara que pra mim tenha esse efeito. Estava com muito medo de engorgar pois estou com 90 kg

Publicidade