Algestona engorda ou emagrece?

atualizado em

A algestona é um anticoncepcional injetável muito popular, e seu uso traz a mesma dúvida que ocorre com qualquer outro anticoncepcional: engorda ou emagrece? 

Entretanto, esse medo de engordar pode fazer com que muitas mulheres deixem de usar o medicamento, ou o usem de forma errada. Assim, entender como ele funciona é importante, até para saber o que esperar de seu uso.

Por isso, a seguir vamos conhecer a algestona e seus efeitos no organismo, além de descobrir, de uma vez por todas, se ela engorda ou emagrece. 

Veja também: Quanto tempo demora para engravidar após parar o anticoncepcional?

O que é a algestona?

A algestona é uma progestina, ou seja, uma substância com estrutura semelhante à do hormônio progesterona.

Ela é utilizada juntamente com o estradiol (um hormônio sintético semelhante ao estrogênio) como um anticoncepcional injetável, já que a algestona não pode ser usada por via oral, uma vez que a substância não é ativa quando usada dessa forma.

Para quem é indicado?

Os medicamentos à base de algestona, que sempre é usado conjuntamente com o estradiol, são indicados principalmente para mulheres que desejam prevenir a gravidez que têm algum tipo de dificuldade para utilizar a pílula anticoncepcional comum, seja por esquecimento, intolerância ou qualquer outro motivo.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, o medicamento também é usado para regularizar a menstruação, para reduzir sintomas da TPM e para fazer reposição de hormônios femininos (estrogênio e progesterona). 

Alguns anticoncepcionais injetáveis que levam a algestona são: 

Algestona engorda ou emagrece?

Água e exercício
Hábitos saudáveis como praticar exercícios e beber água são importantes para a mulher que usa algestona

Para algumas mulheres, a algestona de fato causa o ganho de peso, tanto pela retenção de líquido quanto pelo maior acúmulo de gordura. Isso se deve à grande quantidade de hormônios que é aplicada no corpo de uma única vez, através da injeção.

Assim, é importante realizar algumas mudanças de estilo de vida ao iniciar o uso da algestona, para evitar o ganho de peso, como:

  • Adotar uma dieta balanceada
  • Realizar atividades físicas de forma regular
  • Se manter hidratada, para assim diminuir a retenção de líquidos
  • Evitar o excesso de sódio nos alimentos, também para reduzir a retenção de fluidos

Além disso, caso este efeito colateral esteja afetando muito a qualidade de vida, é importante conversar com um médico, para saber como manejar o problema ou se é possível trocar o método anticoncepcional.

Por fim, não encontramos nenhum indício ou queixa de usuárias afirmando que o uso de anticoncepcional algestona emagrece.

  Continua Depois da Publicidade  

Outros efeitos colaterais

Além do ganho de peso e da retenção de líquidos, a algestona pode causar outros efeitos colaterais, além de aumentar o risco de desenvolvimento de outras doenças.

Os principais são:

  • Dor nas mamas
  • Dores de cabeça
  • Dor abdominal
  • Irregularidades menstruais
  • Mudanças de humor
  • Náuseas e vômitos
  • Acidente vascular cerebral (AVC)
  • Ondas de calor
  • Trombose e embolia

Além disso, podem ocorrer reações no local da aplicação do medicamento, como inchaço, dor e formação de hematoma. Entretanto, esses sintomas tendem a se resolver rapidamente e de forma espontânea.

Contraindicações

Paciente e ginecologista discutindo o uso da algestona
É necessário que a paciente converse com o(a) médico(a) sobre as contraindicações e efeitos colaterais de algestona

Assim como qualquer método contraceptivo hormonal, existem uma série de contraindicações para o uso da algestona. São elas:

  • Mulheres grávidas ou no período de amamentação 
  • Mulheres que apresentam alguma alteração nos órgãos reprodutores ou sangramento sem causa explicada
  • Casos de problemas no sistema circulatório
  • Diabetes 
  • Alergia a algum componente da formulação
  • Histórico ou diagnóstico de câncer de mama ou órgão genital, que sejam hormônio-dependente 
  • Casos de enxaqueca ou outros tipos de dores de cabeça graves, com sintomas neurológicos
  • Hipertensão grave e outras doenças cardiovasculares
  • Histórico ou diagnóstico de tromboses ou embolias
  • Lúpus eritematoso sistêmico com anticorpos anti-fosfolípides positivos
  • Problemas no fígado
  • Tabagismo intenso

Assim, caso você apresente algum desses problemas de saúde, converse com seu médico para entender os riscos que o uso da algestona pode trazer para o seu caso específico, e saber quais são as alternativas contraceptivas disponíveis.

Veja também: Como trocar de anticoncepcional sem risco de engravidar

  Continua Depois da Publicidade  

Como usar?

A algestona deve sempre ser aplicada por via intramuscular profunda, de preferência no glúteo, embora seja possível a aplicação no braço.

Além disso, ela deve ser aplicada mensalmente, entre o sétimo e o décimo dia após o início da menstruação. 

Dicas e cuidados

Apesar de o uso da algestona estar ligado ao ganho de peso, outros fatores também influenciam nesse processo, como a alimentação. 

Por isso, caso apresente algum ganho de peso durante o uso do medicamento, vale a pena procurar a orientação de um nutricionista, para avaliar o seu estado nutricional e adaptar a sua dieta para reverter o ganho de peso.

Outro ponto a se salientar é que, em geral, o uso de anticoncepcional progestínico pode causar redução da libido em algumas mulheres. Mas esse efeito vai depender de uma série de outros fatores, tanto físicos como psicológicos.

Você conhece alguém que utilize um anticoncepcional injetável com essa substância e afirme que a Algestona engorda? Tem receio de utilizá-lo por isso? Comente abaixo.

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

54 comentários em “Algestona engorda ou emagrece?”

  1. Eu uso ele faz 3 anos, e durante esses tempo eu engordei mais de 10 quilos, eu não sabia que ele causava isso , eu faço regime , dietas mais nunca perdi um quilo, agora sei o motivo , parei !!!

    Responder
  2. AS PESSOAS QUE CONHECO QUE TOMOU ME FALARAM QUE ENGORDA, UMA AMIGA MINHA TOMOU E ESTA IGUAL UMA BOLA , PENSEI EM COMPRA O MEDICAMENTO MAIS DESISTIR

    Responder
  3. – Oi Gente? Vocês Que Já Tomar A Algestona Notaram Alguma Diferença Em Ganho De Peso? Queria Tomar Ela Mais Queria Saber De Engorda Mesmo, Sou Muito Magra Queria Ganhar Uns Kls. ?

    Responder
    • Já tomei dois meses seguidos e estou sentindo uma diferença no meu peso. O que me preocupa porque já tenho tendência de ganhar peso fácil

      Responder
    • Sim engorda estou tomando a 3 mês e tinha 56 kilos agora estou com 62
      Sempre fui magra não sair dos 55 ,56 agora conseguir kkkk
      Uso Perlutan quando não encontro ordinal tomo a genérica e estou mim sentindo muito bem .. sem falar q menstruação regularizou vem só 3 dias e não é um exagero ? não troco mas

      Responder
  4. Eu tomava noregyna 9 mês e não engordei nada com ela só me dava dor de cabeça to 3 mês sem toma pra poder toma agora o algestona vou vê como me saiu com ela ,quero que meus peito cresça um pouco kakaka

    Responder