Água Quebra Jejum? Em Jejum Pode Beber Água Afinal?

atualizado em

Veja a seguir se tomar água quebra jejum ou se não há problema em tomar água entre as janelas de refeições durante o jejum intermitente.

Uma pessoa pode decidir ou precisar fazer jejum por diversos motivos. Por exemplo, quando um paciente se prepara para fazer um exame de sangue, ele recebe a orientação de ficar algumas horas sem comer até o momento do exame.

Além disso, existem aqueles que tomam a decisão de aderir ao jejum intermitente, um programa alimentar que determina ficar algumas horas sem comer durante um ou mais dias da semana, com o objetivo de estimular a diminuição do peso corporal.

Há também as pessoas que praticam jejuns eventuais por motivos religiosos como os cristãos, os muçulmanos na época do Ramadã, entre outros.

Será que tomar água quebra jejum?

Você saberia dizer se no jejum pode beber água ou isso está proibido? Pois bem, para entendermos se tomar água quebra jejum, vale a pena conhecermos a definição de um jejum.

Jejuar significa privar-se de alimentos ao longo de um certo período de tempo. Em termos de fisiologia humana, compreende-se como jejum o tempo no qual um indivíduo não recebe fornecimento algum de calorias. Para a maior parte dos autores, a prática é um período superior a oito horas em que ocorre somente a ingestão de água pura.

Enquanto o período clássico de 12 horas de jejum foi determinado com base no tempo máximo que uma pessoa normal precisaria para metabolizar todo o alimento que foi consumido na última refeição, ficar 14 horas sem comer nada já entra na categoria de jejum prolongado.

  Continua Depois da Publicidade  

A questão dos exames

De acordo com informações médicas, uma pessoa em jejum pode beber água antes da realização de um exame de sangue.

Entretanto, o paciente deve consumir somente a quantidade de água suficiente para saciar a sua sede porque o excesso do líquido pode provocar modificações no resultado do exame, especialmente no de urina.

Por outro lado, se a água for ingerida moderadamente, sem excessos, não é esperado que ela cause interferências no resultado do exame.

Porém, outros tipos de bebidas, como refrigerantes, chás ou bebidas alcoólicas, devem ser evitadas, pois podem provocar alterações nos componentes do sangue.

No entanto, se o exame ao qual a pessoa for ser submetida envolver algum tipo de anestésico, ela não poderá consumir água.

De qualquer forma, antes de se submeter a qualquer tipo de exame que requeira realizar algum tipo de jejum, pergunte ao laboratório responsável pelo teste se nesse jejum pode beber água.

  Continua Depois da Publicidade  

A questão do jejum intermitente

E será que tomar água quebra jejum intermitente, ou nesse jejum pode beber água tranquilamente, sem preocupar-se com a quantidade ingerida?

Embora ao longo da janela de jejum do jejum intermitente a pessoa precise se abster por completo de comida, existem diversas opções de bebidas que ela pode consumir sem quebrar o seu jejum.

Veja, por exemplo, se pode tomar café durante o jejum intermitente e quais outras bebidas estão liberadas.

Durante o jejum, a água é sempre a melhor escolha de bebida, mas se você não quer água pura, pode adicionar um pouco de limão fresco ou hortelã fresca para acrescentar sabor.

No mesmo sentido, especialistas afirmam que independente do que a pessoa fizer ao longo do seu jejum intermitente, ela não pode deixar de ingerir bastante água durante o dia.

A bacharela em alimentos e nutrição Lindsay Boyers inclusive defendeu em artigo publicado que consumir água durante o jejum intermitente é importante porque é uma forma simples de se manter hidratado e auxilia a controlar o apetite, além de promover outros benefícios para a saúde como a lubrificação das articulações, a regulação da temperatura corporal e a manutenção da regularidade do sistema digestivo.

  Continua Depois da Publicidade  

“A água também carrega oxigênio e outros nutrientes para a suas células, expele resíduos do corpo e ajuda a manter uma pressão arterial saudável”, completou a articulista.

Entretanto, Boyers recomendou deixar de lado as águas saborizadas que vêm com açúcares adicionados ou adoçantes artificiais ao longo do jejum intermitente. “Mesmo a água saborizada com adoçantes naturais sem calorias pode dar o pontapé inicial para um desejo por açúcar, que pode tornar mais difícil continuar com o jejum”, alertou.

Vela a pena conhecer tudo que quebra o jejum intermitente para seguir corretamente esse programa alimentar.

Mas atenção: só comece a seguir um jejum intermitente depois que tiver a autorização do seu médico e conte com o acompanhamento de um bom nutricionista ao longo de todo o período de realização da dieta.

Abster-se de alimentos, ainda que somente por algum período, não é brincadeira – tanto que o jejum intermitente tem restrições e é contraindicado para alguns grupos de pessoas.

Tenha em mente ainda que este artigo serve unicamente para informar e jamais pode substituir as orientações profissionais e qualificadas do médico e nutricionista.

Vídeos

Gostou das dicas?

Referências Adicionais:

Você já se perguntou se água quebra jejum? Já tem experiência em fazer o jejum intermitente? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário