Água com vinagre de maçã – Benefícios e cuidados

Especialista da área:
atualizado em 04/05/2021

Veja quais são os benefícios da água com vinagre de maçã comprovados pela ciência, os riscos de seu consumo e os cuidados a tomar.

  Continua Depois da Publicidade  

Muitas pessoas afirmam que o vinagre de maçã oferece vários benefícios à saúde, como por exemplo para tratar o colesterol alto e aliviar a gastrite, entre várias outras.

Mas você deve estar se perguntando o que a ciência tem de fato a dizer a respeito disso. Será que a água com vinagre de maçã é capaz de aliviar os seus problemas de saúde?

Dieta da água com vinagre de maçã

Nos últimos anos, a popularidade das dietas detox têm crescido constantemente e um exemplo de dieta envolve o uso de vinagre de maçã.

Os defensores da dieta detox com vinagre de maçã dizem que ela ajuda na perda de peso, na remoção de toxinas do corpo e na regulação do açúcar no sangue.

A receita da dieta detox de água com vinagre de maçã é:

  • 1 ou 2 colheres de sopa de vinagre de maçã;
  • 240 ml de água.

Opcional: adicione de 1 a 2 colheres de sopa de um adoçante de sua escolha (geralmente mel, xarope de bordo ou Stevia).

  Continua Depois da Publicidade  

O vinagre de maçã é rico em substâncias saudáveis

O ácido acético que é de 5 a 6% da composição do vinagre de maçã, dá a ele o seu sabor azedo e cheiro forte. Os pesquisadores acreditam que esse ácido é responsável pelos benefícios para a saúde do vinagre de maçã.

O vinagre de maçã orgânico e não filtrado também contém uma substância que consiste em fios de proteínas, enzimas e bactérias amigáveis ​​que proporcionam a aparência turva do produto.

Algumas pessoas acreditam que essa substância é responsável pela maior parte de seus benefícios à saúde, embora atualmente não existam estudos suficientes para apoiar isso.

Marcas de boa qualidade também contêm alguns aminoácidos e antioxidantes.

Benefícios de água com vinagre de maçã comprovados pela ciência

Vinagre de maçã

O corpo possui os seus próprios sistemas de desintoxicação, incluindo os rins e o fígado, que ajudam a remover eficientemente os resíduos.

No entanto, algumas das coisas que as pessoas comem e bebem podem apoiar ou interferir no processo natural de desintoxicação do corpo.

  Continua Depois da Publicidade  

Algumas pesquisas disponíveis apontam os seguintes benefícios do vinagre de maçã:

1. Perda de peso

Um estudo realizado em 2009 em camundongos no Japão descobriu que consumir vinagre de maçã resultou na perda de peso dos animais. No entanto, não está claro se esse vinagre agiria da mesma maneira em humanos.

Um estudo mais antigo que foi realizado em 2007 pode ajudar a explicar os efeitos da perda de peso associados à ingestão do consumo do vinagre de maçã.

Neste estudo, constatou-se que a água com vinagre de maçã apresentou taxas mais lentas de esvaziamento gástrico (a taxa na qual os alimentos se deslocam do estômago para o intestino delgado).

Taxas mais lentas de esvaziamento gástrico podem ajudar as pessoas a se sentirem satisfeitas por mais tempo, o que pode reduzir a ingestão total de alimentos, ajudando assim a perda de peso.

Aliás, é por isso que muitas pessoas afirmam que vinagre de maçã emagrece.

  Continua Depois da Publicidade  

2. Pode regular os níveis de açúcar no sangue

Beber água com vinagre de maçã junto a alimentos pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Isso acontece porque normalmente, comer uma refeição rica em carboidratos faz com que os níveis de açúcar no sangue aumentem.

Mas, quando os pesquisadores de um estudo deram a participantes menos de 30 ml de vinagre de maçã para beber com uma refeição rica em carboidratos, verificou-se que todos experimentaram níveis mais estáveis ​​de glicose no sangue.

Em outro estudo, pessoas com diabetes tipo 2 que tomaram 2 colheres de sopa de vinagre de maçã com um lanche de queijo apresentaram níveis significativamente mais baixos de açúcar no sangue ao acordar.

Os pesquisadores acreditam que o ácido acético diminui a taxa na qual o corpo transforma carboidratos em açúcar.

3. Pode ajudar a matar bactérias nocivas

O vinagre pode ajudar a matar patógenos, incluindo bactérias. As pessoas tradicionalmente usam vinagre para limpar e desinfetar, tratar fungos nas unhas, piolhos, verrugas e infecções de ouvido, por exemplo.

Além disso, o vinagre também é um conservante de alimentos, e estudos mostram que inibe bactérias como a Escherichia coli de crescer e estragar os alimentos.

Portanto, se você está procurando uma maneira natural de preservar sua comida, o vinagre de maçã pode realmente ajudar.

4. Efeitos sobre os níveis de colesterol

O mesmo estudo realizado no Japão em 2009 mencionado acima também acompanhou os níveis de colesterol e triglicerídeos, um tipo de ácido graxo no sangue dos animais.

A partir da quarta semana do estudo, os animais apresentaram níveis reduzidos de triglicerídeos, mas isso pode ter sido um efeito natural da perda de peso.

Enquanto isso, um estudo iraniano sugere que o consumo deste vinagre pode reduzir o colesterol LDL (ruim), o colesterol total e os triglicerídeos em pessoas com colesterol alto.

No entanto, o número de pessoas estudadas é pequeno e por isso, são necessários estudos mais extensos para validar esses resultados.

Cuidados

É comum que por se tratar de um “remédio natural” as pessoas acreditem que o vinagre de maçã não apresente nenhum ou muito pouco risco à saúde, e por isso elas acabam não tomando certos cuidados antes de começar essa dieta detox

Mas isso não é verdade. Antes de você começar a consumir água com vinagre de maçã é importante tomar alguns cuidados.

  • O vinagre deve ser diluído: sua alta acidez pode danificar o esmalte dos dentes quando absorvido “diretamente”, ou seja, não diluído em água;
  • Baixos níveis de potássio: foi relatado que um grande consumo de vinagre de maçã causa ou piora os baixos níveis de potássio. Isso é particularmente importante para as pessoas que tomam medicamentos que podem diminuir o potássio, como por exemplo os diuréticos comuns tomados para a pressão alta;
  • O vinagre pode alterar os níveis de insulina: pessoas com diabetes devem ser particularmente cautelosas quanto a uma dieta rica em vinagre, já que assim como a insulina, ela diminui os níveis de açúcar no sangue.

O vinagre de maçã também pode interagir com diferentes medicamentos ou suplementos. Portanto, antes de começar a tomar água com vinagre de maçã, fale com o seu médico.

Vídeo

Por fim, veja nesse vídeo da nossa nutricionista os cuidados a tomar ao consumir o vinagre de maçã.

Fontes e Referências Adicionais

Você já tomou água com vinagre de maçã a fim de aproveitar algum dos benefícios apresentados? Comente então abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Dra. Patricia Leite
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

2 comentários em “Água com vinagre de maçã – Benefícios e cuidados”

  1. Dra. Eu uso mais limão em salada. Nunca usei o vinagre de maçã. Eu tenho muitos problemas com gases, nao tenho refluxo e nem azia. O vinagre de maçã pode me ajudar?

    Responder