9 Frutas e Legumes que Ajudam a Reduzir o Inchaço

atualizado em

Se você sofre de inchaço após uma refeição cheia de sal ou de flutuações hormonais mensais, você vai querer se familiarizar com esses alimentos diuréticos.

Os diuréticos naturais ajudam o corpo a se livrar do sal e da água, principalmente estimulando os rins a liberar sódio na urina. A água é então retirada do sangue para se concentrar nos níveis de sódio.

Isso produz mais urina e diminui a quantidade de fluido que flui através de seus vasos sanguíneos, proporcionando alívio da retenção de água se você estiver sofrendo de edema, pressão alta e outras condições em que a retenção crônica de água apresenta um problema.

Felizmente, diuréticos naturais podem oferecer um alívio para a retenção de líquidos e inchaço sem precisar tomar qualquer medicamento.

Em geral, legumes e frutas são ricos em água e potássio (e alguns são ainda ricos em magnésio e cálcio), o que pode ajudar a compensar a constrição dos vasos sanguíneos que fazem você se sentir inchado quando tem excesso de sódio.

Escolher alimentos como uvas, aipo, melancia, melão, cerejas, maçãs, laranjas e muitas verduras é automaticamente a sua melhor aposta para se sentir melhor mais rápido. Embora nenhum alimento isolado seja uma cura milagrosa, adicionar mais destes alimentos ao seu dia irá garantir um maior sucesso.

1. Aspargos

Desde o tempo dos antigos gregos e romanos, o aspargo tem sido usado por suas propriedades diuréticas. Os efeitos diuréticos do vegetal vêm do aminoácido asparagina e são importantes para tratar inchaço, reumatismo e retenção de água pré-menstrual. O cheiro distinto da urina depois de comer aspargos vem do ácido asparagúsico, que é decomposto em um composto contendo enxofre quando digerido.

  Continua Depois da Publicidade  

2. Beterraba

Beterrabas são riaos em potássio, o que ajuda a eliminar o fluido. A betanina, que dá cor às beterrabas, tem sido associada a níveis mais baixos de proteína C-reativa, tornando a beterraba um anti-inflamatório também.

3. Repolho

O repolho pode ajudar a reduzir o peso de água. A popular “dieta da sopa de repolho” emprega as propriedades diuréticas do repolho, juntamente com seu alto teor de fibra e água para suportar a perda de peso. Os romanos usavam repolho para ressaca e para ajudar os alcoólatras a desinchar. Repolho roxo também é um anti-inflamatório, pois contém antocianinas.

4. Aipo

Hipócrates já recomendava o aipo para eliminar o excesso de fluido. Agora, os cientistas identificaram que os ftalídeos no aipo contribuem para o seu efeito diurético.

5. Cranberries

Os nativos americanos identificaram os efeitos diuréticos de cranberries (uva-do-monte) usando-as para tratar uma série de condições, incluindo o escorbuto, que eles acreditavam ter sido causado pelo excesso de sal. O suco de cranberry tem sido usado por mulheres em todo o mundo para prevenir e tratar infecções do trato urinário e outros distúrbios da bexiga, embora os resultados de pesquisas tenham sido mistos.

Cranberries são especialmente benéficas para a remoção de líquidos sem eliminar o potássio.

6. Pepinos

Pepinos têm enxofre e silício, elementos que aumentam a micção, estimulando os rins a uma melhor remoção do ácido úrico. Carregados com água e potássio e com baixo teor de sódio, os pepinos também inibem a produção de ácido nítrico e enzimas inflamatórias, reduzindo assim o inchaço. É por isso que as fatias de pepino podem ser usadas para aliviar o inchaço sob os olhos.

  Continua Depois da Publicidade  

7. Alho

A mesma substância química à base de enxofre que dá ao alho seu cheiro característico, a alicina, também lhe confere propriedades medicinais. O International Journal of Pharmaceutical Sciences and Research descobriu que o alho é eficaz como diurético. Também funciona como um potente antioxidante e contribui para a quebra de gorduras.

8. Salsa

A salsa, especialmente em forma de chá, é um remédio tradicional para a retenção de líquidos. Ela reduz a reabsorção de sais de sódio e potássio no rim. Isso causa aumento do volume de urina, o que ajuda a reduzir o inchaço.

9. Melancia

A melancia, com 92% de teor de água e alto teor de potássio, também possui propriedades diuréticas. Contém um aminoácido que relaxa os vasos sanguíneos e evita a infiltração de fluidos no tecido próximo, o que reduz a retenção de água.

Você costuma sofrer muito com a retenção de líquidos? Quais destes alimentos consome com frequência para combatê-la? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário