8 Benefícios da Couve – Para Que Serve e Propriedades

Especialista:
atualizado em 29/03/2021

Para quem pensa na couve somente como acompanhamento da nossa tradicional feijoada, saiba que as propriedades deste vegetal podem e devem ser muito mais exploradas nas refeições. Ela é saborosa, versátil, cheia de nutrientes e um grande aliado para quem quer emagrecer. Veremos a seguir detalhes sobre os benefícios da couve, para que serve e as propriedades para boa forma e saúde.

A couve não só fornecer boas doses de proteínas, fibras, cálcio e ferro, mas, assim como outros vegetais de folhas verdes, também fornecem quantidades impressionantes de outras vitaminas e minerais essenciais que servem para o bom funcionamento do nosso organismo.

No combate a gordura, a couve oferece sabor, poucas calorias, saciedade ao estômago e nutrientes em abundância.

Portanto, ao preparar a próxima refeição, considere rasgar ou cortar algumas folhas de couve na salada, no suco, na sopa simplesmente refoga-la rapidamente para adquirir todos os benefícios que vamos detalhar a seguir.

A couve pode ser um acompanhamento versátil e saboroso

A couve é um acompanhamento tradicional servida tanto crua como refogada para acompanhar os mais diferentes pratos.

Este vegetal é nativo da região do Mediterrâneo e da Ásia Menor. Ele foi levado para a Europa por volta de 400 anos antes da era cristã e sua existência nas Américas foi documentada pela primeira vez em 1600, embora se acredite que a couve já fosse cultivada por aqui antes mesmo da chegada dos colonizadores europeus.

Assim como outros membros da sua família como as folhas de beterraba, as folhas de mostarda e de nabo, a couve é um alimento respeitado por suas propriedades nutricionais. Ela oferece uma grande quantidade de betacaroteno, vitamina C, cálcio e fibras. Nutrientes que fazem dela uma escolha sábia para sua dieta.

Para preservar os nutrientes da couve, não a cozinhe demais para que não fique mole e sem brilho. Quando corretamente preparada, a couve pode ser muito saborosa.

Os benefícios de consumir folhas verdes como a couve

Caso você esteja empenhado em mantendo seu nível de ingestão calórica no mínimo, você depende de certos alimentos para fornecer maior quantidade de certos nutrientes fundamentais. As folhas verdes em geral são perfeitas para desempenhar este papel por dois motivos, ou melhor, por causa de dois nutrientes em particular.

Em primeiro lugar, as folhas verdes servem como uma fonte importante de cálcio que é livre de gordura e por isso é absorvida quase tão bem como o cálcio encontrado nos produtos lácteos.

Em segundo lugar, a maioria dos verdes constituem excelentes fontes de vitamina A, principalmente na forma de betacaroteno, que ajudam a proteger contra o câncer, doenças cardíacas, catarata e outras doenças do envelhecimento por meio de suas propriedades antioxidantes.

A vitamina A também ajuda a manter o sistema imunológico em forma. As folhas exteriores dos verdes geralmente contém mais betacaroteno do que as folhas internas.

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As folhas verde-escuras também são uma boa fonte de vitamina C, um excelente antioxidante.

Muitos dos verdes contêm quantidades desejáveis ​​de magnésio e ácido fólico, bons para a saúde dos ossos e do coração.

O ácido fólico por si só, oferece alguns benefícios adicionais á saúde porque serve para ajudar na produção de glóbulos vermelhos, nas funções nervosas do cérebro e para ajudar a reduzir os níveis de homocisteína no sangue, que pode proteger fraturas ósseas em pessoas com osteoporose.

Propriedades da couve – os fitonutrientes

Os fitonutrientes, ou fitoquímicos são grupos de nutrientes que, embora não sejam fundamentais no funcionamento do nosso organismo, atuam na melhoria da nossa saúde imunológica, têm propriedades anti-inflamatórias, antivirais e antibacterianas, agem na reparação celular e apresentam propriedades antioxidantes. Estes são responsáveis por muitos dos benefícios da couve.

A couve possui fitonutrientes carotenoides como a luteína e ácido alfa-lipóico. A luteína é um protetor de visão que ajuda a prevenir a degeneração das células da visão e a catarata macular relacionada à idade. O ácido alfa-lipóico é também um antioxidante e ajuda a regenerar as vitaminas C e E no corpo. Por causa do papel que o ácido alfa-lipóico desempenha na produção de energia do nosso corpo, estão sendo desenvolvidas pesquisas para investigar sua possível função reguladora de açúcar no sangue.

Valores Nutricionais da couve

(Valores considerados para uma porção de 1 xícara de couve cozida e porcentagem diária recomendada de vitaminas)

  • Energia: 63 calorias
  • Gordura: 1 g
  • Gordura saturada: 0 g
  • Colesterol: 0 mg
  • Carboidratos: 11 g
  • Proteínas: 5 g
  • Fibras: 8 g
  • Vitamina A: 250%
  • A vitamina C: 50%
  • Cálcio: 26%
  • Ferro: 12%
  • Vitamina B6: 10%
  • Magnésio: 10%

Como comprar, armazenar e preparar para manter as propriedades e tirar melhor proveito dos benefícios da couve

Para obter os benefícios da couve, é bom saber aproveitá-la da melhor forma. Ao comprar couve, escolha as folhas bem verdes, firmes e lisas. As folhas pequenas e mais jovens tendem a ter sabor mais suave e menos amargo. As folhas murchas também tendem a ser mais amargas

As folhas podem ser armazenadas de três a cinco dias e preservam melhor as suas propriedades quando envolvidas em uma toalha de papel úmida e colocadas em um saco de plástico hermeticamente fechado.

Certifique-se de lavar bem as folhas para retirar resquícios de terra e eventuais fungos.

Cozinheiro a couve em uma pequena quantidade de água por pouco tempo para preservar o seu teor de vitamina C.

Para evitar que o vegetal amarele, mantenha a panela fechada enquanto ele cozinha. Aproveite o líquido nutritivo do cozimento para fazer ensopados ou adicione ao cozimento do arroz.

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No verão, corte a couve bem fininha e tempere com limão e azeite de oliva e sirva como uma salada refrescante. Adicione tomates ou laranja cortada para dar ainda mais sabor a este vegetal altamente nutritivo rico em cálcio e vitaminas.

Adicione couve picada nas sopas para dar mais sabor. Adicione-a também ao molho de tomate para dar a ele nutrientes essenciais. Refogue couve com cebolas e alho fresco para obter um prato saboroso e rico em vitaminas e minerais. Combine couve cozida com tomates frescos e pimenta e use a mistura como um molho nutritivo para acompanhar carne de porco ou frango grelhado.

8 benefícios da couve para a saúde e boa forma

Entenderemos agora como as propriedades da couve ajuda nossa boa forma e saúde. Veja para que serve a couve a seguir:

1. A couve é uma excelente arma no combate ao colesterol

A couve pode ter a maior capacidade de redução de colesterol de todos os vegetais crucíferos comumente consumidos.

Em um estudo recente constatou-se que a couve cozida no vapor supera a couve-flor, a mostarda, o brócolis, a couve de Bruxelas e o repolho em termos de sua capacidade de ligar ácidos biliares no tubo digestivo. Quando a ligação entre os ácidos biliares acontece, é mais fácil do corpo excretá-los. Uma vez que os ácidos biliares são feitos a partir de colesterol, o efeito desta ligação e a excreção deles é uma redução efetiva do nível de colesterol do corpo.

2. Rica em vitamina K, a couve é benéfica para os ossos, o sistema nervoso e a coagulação do sangue

A couve contém níveis surpreendentemente altos de vitamina K. Esta vitamina tem um papel importante no aumento da massa óssea e também tem efeito benéfico em pacientes com doença de Alzheimer porque limita as lesões neuronais no cérebro.

O consumo adequado de vitamina K é importante para uma boa saúde, uma vez que ela atua como um modificador de proteínas da matriz óssea melhorando a absorção do cálcio e reduzindo a sua excreção pela urina.

Uma porção de um copo de couve cozida contém 836 microgramas de vitamina K, isto significa mais do que os 90 microgramas que o organismo das mulheres precisa diariamente e os 120 microgramas que os homens precisam, ou seja, ela fornece bem mais de 100% da necessidade diária recomendada de vitamina K para homens e mulheres.

3. Ajuda a prevenir câncer

Desde os anos 1980 pesquisas vêm mostrando que o consumo elevado de vegetais crucíferos diariamente pode ser associado a um risco menor de desenvolver câncer colorretal e de pulmão. Recentemente, a ingestão de vegetais crucíferos tem sido associada com a redução de células cancerosas na próstata.

Os vegetais da família da couve têm compostos que contêm enxofre, conhecidos como glucosinolatos. Estes compostos têm sido estudados quanto à sua capacidade para impedir a proliferação do câncer do pulmão, colorretal, da mama e da próstata em diferentes estágios de desenvolvimento. Novos estudos preliminares descobriram que glucosinolatos também podem ser eficazes contra o câncer de pele, do esôfago e pâncreas.

A couve e outros vegetais que contêm quantidades elevadas de clorofila também já se mostraram eficazes em bloquear os efeitos cancerígenos de compostos gerados quando grelhamos alimentos em altas temperaturas.

Portanto, se você gosta de alimentos grelhados carbonizados, lembre-se de comê-los juntamente com couve e outros vegetais verdes para ajudar a evitar esses efeitos.

4. Ajuda a combater o diabetes

Estudos já mostraram que pacientes com diabetes tipo 1 que consomem dietas ricas em fibras têm níveis de glicose mais baixos que os demais. Para os diabéticos tipo 2, tal dieta pode melhorar os níveis de lipídios e de insulina no sangue.

A couve também contém um antioxidante conhecido como o ácido alfa-lipóico, que tem demonstrado capacidade em diminuir os níveis de glucose e aumentar a sensibilidade à insulina, impedindo alterações oxidativas induzidas pelo stress em pacientes com diabetes.

Vale notar que nos estudos citados o ácido alfa-lipóico tem sido aplicado de forma intravenosa e ainda não se provou que a suplementação oral provocaria os mesmos benefícios.

5. As fibras da couve são um poderoso coadjuvante para a boa digestão

As fibras ajudam a manter o teor de água no intestino e ajudam a prevenir a constipação, promover a regularidade e manter um sistema digestivo saudável.

Cada porção de um copo de couve cozida contém cerca de 8 gramas de fibras. No entanto, o teor de fibras de couve é apenas um dos seus mecanismos de apoio ao sistema digestivo. Pesquisadores apontam que o sulforafano, um fitoquímico presente na couve, também ajuda a proteger a saúde do nosso estômago, impedindo o crescimento excessivo de bactérias Helicobacter pylori em nosso estômago e a infecção da parede do estômago por esta bactéria.

6. A ingestão de couve pode ajudar a manter pele e cabelo saudáveis

As folhas de couve são grandes aliados da sua pele e cabelo porque são repletas de vitamina A, um nutriente necessário para a produção de sebo que mantém a hidratação das células. A vitamina A é também necessária para o crescimento e a renovação de todos os tecidos corporais, incluindo os da pele e do cabelo.

A ingestão de vitamina C também é fundamental para a construção e manutenção de colágeno, substância que estrutura a pele e cabelo. Um apenas uma xícara de couve cozida há mais de 50% das necessidades diárias de vitamina C que o nosso corpo precisa diariamente.

O ferro presente na couve também serve para prevenir a queda de cabelo.

7. A couve é aliada do sono e do bom humor

A colina, presente na couve, é um nutriente que faz parte do complexo B de vitaminas e tem um papel importante na manutenção do sono, no movimento muscular, na aprendizagem e na memória. A colina também ajuda a manter a estrutura das membranas celulares, auxilia na transmissão dos impulsos nervosos, auxilia a absorção de gordura e reduz inflamações.

Ela também pode ajudar a prevenir a depressão e ajudar a promover a produção dos hormônios serotonina, dopamina e norepinefrina, hormônios que dão a sensação de bem-estar, que regulam o humor, a vontade de dormir e o apetite.

8. Couve contém ácido fólico que dá suporte ao sistema nervoso e é essencial na formação do feto

O ácido fólico é uma vitamina cuja função principal é produzir novas células.

A necessidade diária de ácido fólico é de 400 microgramas para adultos e de 600 a 800 microgramas para mulheres grávidas. Uma porção deum copo de couve cozida contém 177 microgramas deste nutriente.

O ácido fólico serve para manter o sistema nervoso saudável e ajuda a fechar o tubo neural dos bebês durante o período de formação. De acordo com médicos pesquisadores, a vitamina também pode reduzir o risco de defeitos cardíacos e lábio leporino em bebês.

Vídeo:

Gostou das dicas?

O que achou dos benefícios da couve? Agora que sabe para que serve e conhece suas propriedades, irá inclui-la mais no seu cardápio? Comente abaixo!

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Sobre Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

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45 comentários em “8 Benefícios da Couve – Para Que Serve e Propriedades”

  1. Eu pretendo perder peso e decide tomar o suco detox de couve, limão , gengibre , pipino e abacaxi, e estou a praticar exercícios físicos espero que resulta. bjs

  2. Sempre faço suco de couve com, maçã, gengibre, abacaxi etc., sempre pela manhã, me sinto muito bem, inclusive melhorei muito dos sintomas do refluxo.

  3. Não pretendo emagrecer.Ja estou muito magra.Comecei a tomar esse suco com limão para curar a gastrite.

  4. Durante toda minha vida tive amigdalite, causada por baixa imunidade. Dr. Fernando Araújo, que Deus o tenha, me receitou suco de Laranja, Cenoura e Couve, a combinação de vitaminas, nutrientes e radicais livres, fortalece todo sistema imunológico.
    A receita é um copo antes do café da manhã, por seis meses.
    Depois disso nunca mais tive amigdalite e dificilmente adoeço.
    Continuo tomando sempre.
    Super indico.

  5. Raimundo nonato:
    tive informação da folha da couve tenho uma gastrite a muito tempo e não tive melhora ate o momento porém estou iniciando hoje a tomar o suco da folha da couve, vou aguadar o resultado.

  6. Comecei tomar couve para problemas estômagos, confesso que no início n vi resultado no estômago,mas vi resultado na minha imunidade,sistema imunológico ficou muito bom. As coisas q apareciam em mim não surgem mais. E tbm tinha grave problema prisão de ventre. Confesso que melhorou muito. Tomo couve já 4 meses. Bato 2 folhas com copo de água e tomo em jejum. Melhorou bastante. Se vc quiser vê resultado,tome período de até 3 meses e depois me diga as melhoras

    • Sempre gostei de couve. Como várias vezes por dia. Já faz parte da minha rotina. Me sinto muito bem. Posso até dar uma abusada em outros alimentos,mas como estou abastecida de couve não sinto desconforto algum. Recomendo para todo ser humano,para ficarem mais saudáveis

  7. EU JA ESTOU FAZENDO O CONSUMO DO SUCO TENHO DIABETES TIPO 2 JA ESTA FAZENDO A DIFERENÇA SO TENHO QUE AGRADECER ADEUS E VCS PELA INFORMAÇAÕ MUITO OBEIGADA.

  8. Gostei da matéria. estou procurando alimentos naturais que melhore o funcionamento do estômago e intestinos, pois os meus não funcionam muito bem. vou adotar couve no meu cardápio para me favorecer com suas propriedades que fortalecem o funcionamento do organismo.

    • Comecei tomar couve para problemas estômagos, confesso que no início n vi resultado no estômago,mas vi resultado na minha imunidade,sistema imunológico ficou muito bom. As coisas q apareciam em mim não surgem mais. E tbm tinha grave problema prisão de ventre. Confesso que melhorou muito. Tomo couve já 4 meses. Bato 2 folhas com copo de água e tomo em jejum. Melhorou bastante. Se vc quiser vê resultado,tome período de até 3 meses e depois me diga as melhoras

  9. Gosto bastante de couve porém, não sabia de tantos benefícios para nosso corpo.
    Obrigada

  10. Adoro couve mas nao sabia do seu poder nutritivo, agora vou comer mais ainda, otima materia muito obrigado pelas informacoes parabens a todos.

    Atenciosamente,

    Jose Moreno

    Manaus-Am

  11. Eu já tomo suco de couve com rúcula e beterraba,adoço com mel,congelo as porcões e de manha bato tudo no liquidificador e tomo.

  12. Couve folhas maravilhosas, sempre gostei de comer desde criança , agora sabendo de tudo isso vou continuar tomando meu suco de acerola com uma folha de couve sem açucar de manhã . Mais uma folha no almoço e outra no jantar . Haja couve.

  13. Eu estava com muita dor no estômago, e estava acumulando muitos gazes que até caia minha pressão, comessei a comer couve estou ficando bem e minha pela esta ótima, eu como toda noite 3folhas de couve crua é uma delícia ,estou bem agora e ao saber de tudo nao largo mais de coner couve

  14. Fiquei muito satisfeito com os conhecimentos transmitidos a respeito da couve, muito obrigado, se já fazia parte do meu dia a dia tomar suco de couve com outros produtos pela manhã, agora , depois das dica e propriedades, fico mais a vontade.

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