7 tipos de feijão – Benefícios, calorias e composição

Especialista da área:
atualizado em 20/02/2021

Os benefícios dos diferentes tipos de feijão já são antigos conhecidos de todos nós, uma vez que a maioria deles faz parte de nosso dia a dia.

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Mas existem mais espécies de feijão do que imaginamos, e todos eles são benéficos para a saúde, embora de formas diferentes.

Então, vamos conhecer sete tipos de feijão, seus benefícios, suas particularidades e a informação nutricional de cada um deles.

Por que incluir o feijão na dieta?

diferentes tipos de feijão

Todos já ouvimos, desde criança, que o feijão faz bem para a saúde. Mas dificilmente nos perguntamos o porquê disso.

Esses benefícios se devem principalmente à presença de ferro e proteínas vegetais, que ajudam a evitar a anemia e a construir músculos saudáveis.

Mas os benefícios não param por aí. Esse legume também é rico em fibras alimentares, além de ter quantidades muito boas de vitaminas e minerais.

A seguir vamos conhecer sete tipos de feijão e entender suas especificidades.

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1. Feijão carioca (carioquinha) 

Feijão carioca
Feijão carioca

Esse é o tipo de feijão mais popular do Brasil, sendo o responsável por 85% das vendas em todo país. Veja abaixo a composição de macronutrientes por porção de 100 g de feijão carioquinha cru.

Curiosamente, o nome “carioca” não é uma referência à cidade do Rio de Janeiro. Ele tem esse nome porque a sua cor e manchas lembravam as da raça de um porco conhecido como “carioca”.

ComponenteValor por 100 g
Calorias306 kcal
Carboidratos60,4 g
Proteína22,1 g
Gorduras1,87 g
Fibra alimentar20,4 g

Além disso, ele é uma ótima fonte de vitaminas do complexo B, carboidratos complexos e nutrientes essenciais como o ferro e o cálcio.

Benefícios do feijão carioquinha 

Devido aos nutrientes contidos no feijão carioquinha, ele contribui para o tratamento e a prevenção de uma série de problemas de saúde, como

  • Constipação e outros problemas intestinais, por seu alto teor de fibras;
  • Anemia, uma vez que é rico em ferro;
  • Problemas ósseos como a osteoporose, pois é rico em minerais como o ferro, o fósforo e o potássio;
  • Hipertensão, uma vez que é rico em potássio, que contribui para o relaxamento e a elasticidade dos vasos sanguíneos;
  • Diabetes, pelo seu alto teor de fibras, que contribui para a prevenção dos picos de glicemia.

2. Feijão preto

Feijão preto
Feijão preto

O feijão preto é muito popular em todo o Brasil, e é u no preparo da clássica feijoada, além de ser utilizado na culinária mexicana.

Veja abaixo a composição de macronutrientes por porção de 100 g de feijão preto cru.

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ComponenteValor por 100 g
Calorias294 kcal
Carboidratos59,1 g
Proteína22,4 g
Gorduras1,28 g
Fibra alimentar21,5 g

Sua composição é similar à do feijão carioquinha, tendo benefícios bastante semelhantes.

Benefícios do feijão preto

  • Contribui com a formação e manutenção dos ossos por ser fonte minerais;
  • Ajuda a diminuir a pressão arterial, por ser rico em potássio;
  • Ajuda no controle da diabetes e da constipação, devido ao seu alto teor de fibras;
  • Combate a anemia, pelo seu alto teor de ferro.

3. Feijão branco

Feijão branco
Feijão branco

O terceiro item da lista de tipos de feijão aparece em receitas de ensopado, saladas, sopas e dobradinha. O feijão branco possui em torno de é bastante calórico, e por isso deve ser consumido com moderação.

Veja abaixo a composição de macronutrientes por porção de 100 g de feijão branco cru.

ComponenteValor por 100 g
Calorias311 kcal
Carboidratos60,3 g
Proteína23,4 g
Gorduras0,85 g
Fibra alimentar15,2 g

Benefícios do feijão branco

  • O feijão branco, apesar de calórico, é rico em fibras, e por isso não causa picos e quedas bruscas nos níveis de açúcar no sangue;
  • Além disso, ele também é rico em ferro e outros minerais, como o potássio, o cálcio e o fosfato. Assim, ele ajuda a prevenir a anemia e a osteoporose;
  • Suas fibras alimentares também contribuem para um bom funcionamento intestinal;
  • E, por fim, o potássio presente neste feijão é um ótimo aliado na luta contra a hipertensão.

4. Feijão fradinho

Feijão fradinho
Feijão fradinho

Também conhecido como feijão-de-corda, o feijão fradinho é normalmente servido como aperitivo, e é muito apreciado nos estados do Nordeste. Ele pode ser usado no preparo de saladas e em pratos típicos, como o baião de dois.

Veja abaixo a composição de macronutrientes por porção de 100 g de feijão fradinho cru.

ComponenteValor por 100 g
Calorias302 kcal
Carboidratos61,9 g
Proteína20,2 g
Gorduras2,37 g
Fibra alimentar23,6 g

Benefícios do feijão fradinho

Ele contém um nível um pouco mais alto de gorduras, quando comparado aos demais tipos de feijão. Mas por ser uma gordura de origem vegetal, ela ajuda a manter a saúde cardiovascular, uma vez que contribui para a redução do colesterol.

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Além disso, o feijão fradinho também é um excelente aliado na luta contra problemas de saúde como:

  • Pressão alta, ou hipertensão;
  • Problemas intestinais;
  • Anemias;
  • Osteoporose, ou baixa densidade óssea;
  • Diabetes e outros tipos de descontrole glicêmico.

5. Feijão azuki

Feijão azuki
Feijão azuki

Pouco cultivado em nosso país, esse feijão é bastante consumido na culinária japonesa, seu local de origem, e muito utilizado no preparo de sobremesas.

Veja abaixo a composição de macronutrientes por porção de 100 g de feijão azuki cru.

ComponenteValor por 100 g
Calorias329 kcal
Carboidratos63 g
Proteína20 g
Gorduras0,5 g
Fibra alimentar13 g

Benefícios do feijão azuki

Por ser rico em proteínas, fibras alimentares e outros nutrientes, de forma semelhante aos outros tipos de feijão já mencionados, o azuki contribui para a prevenção e o tratamento de:

  • Anemia, por ser rico em ferro;
  • Problemas intestinais, como a constipação;
  • Osteoporose, uma vez que ajuda a deixar os ossos mais densos;
  • Hipertensão;
  • Hiperglicemias, como na diabetes.

Mas, por ser usado comumente em receitas doces, o consumo desses pratos com feijão azuki deve ser feito com cuidado, principalmente por quem sofre de diabetes.

6. Feijão vermelho

Feijão vermelho
Feijão vermelho

Com um grão pequeno, de tom avermelhado e sabor forte, esse tipo de feijão é encontrado com facilidade na cozinha francesa, onde é utilizado na preparação de sopas.

Mas no Brasil seu consumo ainda não é muito difundido, embora esse feijão possa ser encontrado em lojas especializadas

Veja abaixo a composição de macronutrientes por porção de 100 g de feijão vermelho cru.

ComponenteValor por 100 g
Calorias313 kcal
Carboidratos61,2 g
Proteína22,5 g
Gorduras1,06 g
Fibra alimentar15,2 g

Benefícios do feijão vermelho

Da mesma forma que os outros tipos de feijão já citados, o feijão vermelho também contribui para a prevenção e o tratamento de diversos problemas de saúde, como:

  • Anemia;
  • Constipação;
  • Fragilidade óssea e osteoporose;
  • Pressão alta;
  • Descontrole da glicemia, como visto na diabetes.

7. Feijão verde

Feijão verde
Feijão verde

O feijão verde, diferente dos outros tipos, contém um maior teor de água em cada grão, o que acaba “diluindo” seus nutrientes.

Por isso, seus valores de calorias, proteínas e fibras, por exemplo, são menores, quando comparados a outros feijões.

Mas, a sua composição vitamínica compensa a menor quantidade de macronutrientes, principalmente quando falamos da vitamina K.

Veja abaixo a composição de macronutrientes por porção de 100 g de feijão verde cru.

ComponenteValor por 100 g
Calorias120 kcal
Carboidratos20,3 g
Proteína3,17 g
Gorduras3,13 g
Fibra alimentar5 g

Benefícios do feijão verde 

Esse é o tipo de feijão que contém menos calorias, sendo o ideal para quem deseja perder peso.

Além disso, é o único dos feijões citados aqui que contém vitamina K, que participa dos processos de coagulação e formação dos ossos.

Mas, muitos dos benefícios dos outros tipos de feijão são encontrados no feijão verde, uma vez que ele também é rico em cálcio, potássio e ferro.

Outros benefícios dos feijões

Feijões

Quando preparados de forma adequada, ou seja, com pouco sal e gorduras, os feijões, de forma geral, contribuem para a perda e a manutenção do peso.

Isso ocorre porque, embora em níveis diferentes, eles são ricos em fibras, o que dá saciedade e reduz a ingestão calórica. Além disso, essas fibras podem ajudar a controlar os níveis de colesterol e triglicérides.

Mas esses benefícios só são sentidos quando o consumo do feijão está associado a hábitos saudáveis de vida, como uma dieta equilibrada e a prática de exercícios.

Dicas e cuidados

Os feijões, apesar de extremamente saudáveis, devem ser consumidos com moderação, uma vez que são alimentos calóricos e ricos em carboidratos.

Além disso, a preparação influencia muito na composição nutricional do feijão. Então, é importante não utilizar muito sal, e tomar cuidado com os cortes de carne que são adicionados ao feijão durante o preparo, principalmente quando falamos de feijoadas.

Também é importante lembra que os feijões devem ser deixados de molho antes de serem usados no preparo de refeições. Assim, se diminui a ocorrência de gases, flatulências e a ação do ácido fítico, tornando a digestão mais fácil.

Assista ao vídeo da nossa nutricionista falando sobre o feijão.

E aí, gostou das dicas?

Fontes e referências adicionais

Você já conhecia esses tipos de feijão e seus benefícios para a saúde e boa forma? Qual é o seu preferido e o que consome com mais frequência? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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11 comentários em “7 tipos de feijão – Benefícios, calorias e composição”

  1. Todos os feijões são bons.
    Detalhe:o feijão verde é mais consumido na Ásia.
    Agora que ele está entrando no Brasil.

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