5 dicas para perder peso com caminhada!

Especialista da área:
atualizado em 22/10/2020

Fazer caminhadas regularmente como exercício físico pode trazer grandes benefícios para sua saúde. Da mesma forma, este tipo de treino pode ser uma mão na roda para quem procura perder peso.

  Continua Depois da Publicidade  

Caminhar, quando feita da forma correta, pode ser tão eficaz para a perda de peso quanto andar de bicicleta e correr. Portanto, é importante que você saiba como fazer este exercício corretamente.

Então, para ajudar você na tarefa de perder peso com caminhada, selecionamos algumas informações importantes!

Saiba quais são os benefícios da caminhada e entenda como aprimorar seu treino para perder peso com caminhada.

Conheça os benefícios da caminhada

A caminhada mexe todo o seu corpo. Sendo assim, ela oferece vários benefícios para a saúde e boa forma.

A caminhada ajuda principalmente seu sistema circulatório. De acordo com um estudo feito pela USP, de Ribeirão Preto, caminhar aproximadamente 40 minutos por dia pode reduzir a pressão arterial.

Assim como o sistema circulatório, a caminhada pode ajudar a aumentar a eficiência dos pulmões, combater a osteoporose e a deixar seu cérebro mais saudável. Além disso, este tipo de exercício pode liberar hormônios que melhoram o seu sono.

  Continua Depois da Publicidade  

Além de todos os benefícios, a caminhada pode ainda ajudar você a perder peso. Da mesma forma que você reduz medidas, com este exercício você aumenta os seus músculos.

5 dicas para praticar caminhada da maneira correta

A caminhada é certamente um dos exercícios mais interessantes para quem quer perder peso. Você já conhece os benefícios. Agora, é importante saber como fazer este exercício corretamente. Por isso, confira as dicas que separamos!

1. Faça uma quantidade mínima de passos por dia

É importante ter disciplina. Sendo assim, você deve realizar uma quantidade mínima de passos diariamente. Os especialistas recomendam atingir 15 mil passos por dia, nos 7 dias da semana. 

Além disso, outra dica em relação ao número de passos é ir aumentando esta meta diariamente. Constância e disciplina, como sempre, são a chave para o sucesso.

2. Não esqueça o alongamento

Nada de começar a caminhar sem se alongar. Apesar de ser essencial, muita gente ainda pula esta parte do treino. O alongamento prepara seu corpo e relaxa os seus músculos para a jornada de exercícios. Aliás, o ideal é realizar um alongamento antes e depois da corrida.

3. Utilize a tecnologia

A tecnologia pode ser sua aliada para fazer uma boa caminhada a fim de perder peso. Hoje, você pode utilizar aplicativos para marcar seus passos e seu ritmo. Da mesma forma que ajudam a contar seus passos, eles verificam seu progresso durante o tempo.

  Continua Depois da Publicidade  

4. Escolha o caminho mais longo

Uma das dicas dos especialistas para quem faz caminhada é escolher o caminho mais longo. Por exemplo, estacione mais longe do trabalho ou da entrada do mercado e vá andando. Isso porque utilizar este caminho e pegar escadas pode ajudar você a aumentar a sua meta diária de passos.

Caminho mais longo uma boa maneira de fazer caminhada

5. Treino HIIT pode ajudar seu metabolismo

O tipo de treino HIIT, que vem do inglês High Intensity Interval Training, é uma ótima maneira de fazer caminhada. A sigla significa treino intervalado de alta intensidade e pode ajudar você a perder peso com caminhada.

Ele consiste  em realizar um exercício intenso por período curto e períodos de recuperação com menor intensidade ou de forma passiva.

É importante acrescentar intervalos na sua caminhada. Isto ajuda você a perder peso. 

 E você, pratica caminhada com frequência? Pretende aproveitar essas dicas para que consiga perder peso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média 5,00)
Loading...
Francisco Santana
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

1 comentário em “5 dicas para perder peso com caminhada!”

  1. Eu sou o Evando Rosa, para eu perder 1kg do meu peso eu preciso caminhar 20 km por dia, 10 km de manhã e 10 km a tarde, caminho 4 horas por dia 2 h de manhã e 2 horas a tarde, pois de manhã rende menos geralmente caminho 10,2 km e 10,8 km a tarde,estava com 102 kg, em 18 já caminhei uns 373 km e pesei e diminuiu o peso para 84,7 kg, mas lembrando que cada metabolismo reage diferente, eu para perder 1 kg dia tive que caminhar desse jeito descrito acima, vou chegar aos 70 kg e diminuir somente para manter uma 5 km dia!!!

    Responder