5 Benefícios do óleo de citronela

Especialista da área:
atualizado em 23/06/2021

Os óleos essenciais fazem maravilhas pela nossa saúde e bem estar e com o óleo de citronela não é diferente. Conheça então os benefícios do óleo de citronela.

  Continua Depois da Publicidade  

O óleo de citronela é um óleo essencial obtido da erva Cymbopogon. O aroma floral e cítrico dessa erva de origem asiática é muito agradável. Além disso, a citronela pode trazer vários benefícios – principalmente para a saúde da pele.

Atualmente, o uso mais conhecido do óleo de citronela é pela sua ação de repelir insetos. Aliás, confira também os melhores remédios para picada de inseto.

Além de te proteger de mordidas de insetos, o óleo de citronela também ajuda a cicatrizar feridas na pele. Confira esse e outros benefícios do óleo essencial de citronela.

Benefícios do óleo de citronela

O óleo de citronela é usado há milhares de anos não só apenas por causa do seu aroma delicioso, como também para tratar infecções e até para melhorar o humor.

Veja então com mais detalhes o que o óleo de citronela pode fazer por você.

1. É um ótimo repelente natural

Diversas pesquisas mostram que o óleo de citronela é capaz de prevenir picadas de mosquitos na pele.

  Continua Depois da Publicidade  

De fato, o aroma deste óleo essencial afasta os mosquitos. Mas é importante reaplicar o óleo na pele a cada 2 horas para ter uma proteção adequada.

2. Tem efeito antifúngico e antibacteriano

O óleo de citronela tem propriedades antifúngicas que podem eliminar fungos na pele. Por isso, ele é muito bom para doenças causadas por fungos como as micoses na pele, por exemplo.

Além da sua ação contra os fungos, o óleo de citronela tem efeito bactericida que age contra várias bactérias nocivas.

3. Ajuda a cicatrizar feridas

Outro benefício do óleo de citronela é a sua capacidade de acelerar a cicatrização. De fato, isso pode ser muito benéfico para quem tem dificuldades com a cicatrização de feridas – como os diabéticos, por exemplo.

Além de ajudar na cicatrização mais rápida, o óleo de citronela também reduz o risco de infecções – já que esse óleo essencial também tem propriedades contra fungos e bactérias.

4. Melhora o humor e ajuda a relaxar

Na aromaterapia, o óleo de citronela é um ótimo aliado para promover o bem estar e o relaxamento.

  Continua Depois da Publicidade  

Certamente, um cheirinho gostoso no ar relaxa por si só. Mas o óleo de citronela também produz um efeito relaxante no cérebro – ajudando a lidar melhor com o estresse e a fadiga do dia a dia.

Aliás, outros óleos essenciais que também promovem esse efeito são o óleo essencial de lavanda e o de alecrim. Confira também para que serve o óleo de lavanda e como usar.

5. É bom para hidratar

O óleo de citronela também pode ser usado para hidratar a pele e o cabelo. De fato, quando usado no couro cabeludo, o óleo hidrata os cabelos. Além disso, o uso frequente ajuda a evitar o ressecamento e a descamação – além de outros problemas como a caspa.

Também há relatos de que o uso do óleo de citronela na pele reduz os odores corporais causados por bactérias – te deixando hidratada e cheirosa ao mesmo tempo.

Como usar o óleo de citronela

como usar o óleo de citronela

Apesar de todos os benefícios, é preciso saber usar o óleo de citronela. O uso errado pode causar prejuízos à saúde e até mesmo machucar a pele.

O primeiro passo é não se esquecer que todo óleo essencial precisa de diluição. Por isso, ele sempre deve ser diluído em água ou em um óleo não essencial – como o óleo de coco, o azeite de oliva ou o óleo de amêndoas, por exemplo. 

  Continua Depois da Publicidade  

Neste último caso, a proporção de diluição do óleo de citronela e óleo transportador deve ser de 1 para 6 para pessoas com peles sensíveis. Já em água, a recomendação da National Association for Holistic Aromatherapy é de 10 a 15 gotas de óleo de citronela a cada 30 mL de água.

Além disso, há formas diferentes de usar o óleo. Veja quais são:

Spray de óleo de citronela

O spray pode ser ótimo para aproveitar a ação repelente do óleo de citronela. Para isso, misture gotas de óleo essencial de citronela em água na proporção mostrada acima.

Mas lembre-se de agitar muito bem antes de usar, pois a diluição da citronela na água não é muito alta.

Difusor de ambiente

Também é possível usar um difusor para dispersar o aroma do óleo de citronela no seu ambiente. Nesse caso, é importante seguir as instruções de uso do seu difusor.

Óleo para massagem ou feridas

Por fim, massagear a pele com óleo de citronela é ótimo para eliminar germes, hidratar e curar feridas.

Para preparar o óleo, você deve lembrar de diluir o óleo de citronela em um outro óleo – na proporção de 1 para 6.

Cuidados com o óleo de citronela

Para garantir sua segurança, fique atento às dicas abaixo:

  1. Nunca tome óleo de citronela, mesmo diluído, pois o uso é apenas externo;
  2. Faça um teste na pele antes de aplicar o óleo por todo o corpo, pois existe o risco de alergia em algumas pessoas;
  3. Não confie em óleos essenciais muito baratos, pois a qualidade do óleo pode ser duvidosa;
  4. Armazene o óleo sempre em um recipiente de vidro em âmbar para evitar a oxidação;
  5. Procure fornecedores de confiança para obter um óleo de citronela de ótima qualidade.

Em caso de dúvida, converse com o seu médico antes de usar o óleo de citronela para saber se ele é seguro para você.

Fontes e referências adicionais

Você já experimentou o óleo de citronela em casa? Notou algum desses benefícios? Então, comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Equipe MundoBoaForma
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário