5 Benefícios da Fruta Canistel – Para Que Serve e Propriedades

atualizado em

Também conhecida pelo nome de sapota amarela, a fruta canistel é uma fruta amarelinha, que é originária do México e da América Central, e também pode ser encontrada no estado da Flórida, nos Estados Unidos.

O canistel foi introduzido no Brasil como uma espécie frutífera vinda de outros países, pelo banco de germoplasma de fruteiras tropicais e subtropicais do campus de Jaboticabal, em São Paulo, da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

A introdução do canistel no Brasil pela instituição ocorreu no ano de 1985, em uma parceria com a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Cenargen), através de mudas e sementes, que resultaram na origem de diversos tipos e variedades do canistel, que pode gerar frutos arredondados, ovalados ou alongados.

Passados 33 anos da introdução do canistel no Brasil, a sua planta se tornou mais uma alternativa de cultivo para os agricultores brasileiros. Apesar disso, existem poucos produtores de canistel no Brasil e a fruta não é muito conhecida dentro do nosso mercado nacional.

A fruta canistel pode ser utilizada em confeitarias e na preparação de batidas com leites ou sorvetes, o que é comum em seu país de origem, o México.

Se por um lado, a consistência pegajosa da sua polpa e o seu cheiro característico fazem com que o consumo in natura da fruta canistel não agrade a todos os paladares, há quem aprove o sabor da fruta e o classifique como doce.

Agora que já conhecemos um pouco melhor suas origens e usos, vamos conferir todos os benefícios da fruta canistel para a saúde?

  Continua Depois da Publicidade  

Para que serve: 5 benefícios da fruta canistel

1. Fonte de vitamina A

Uma das propriedades da fruta canistel é a vitamina A, que é encontrada em uma quantidade elevada na composição do alimento.

O nutriente é um antioxidante, que tem funções associadas à visão, ao crescimento dos ossos, à reprodução, às funções celulares e ao nosso sistema imunológico.

A vitamina A contribui com a formação e com a manutenção de dentes saudáveis, de tecido mole, de membranas mucosas e da pele.

Também conhecida pelo nome de retinol – que é uma forma ativa da vitamina A encontrada nos fígados de animais e no leite integral – o nutriente trabalha na produção de pigmentos nas retinas dos olhos.

O portal dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos também informou que a vitamina A promove a boa visão, especialmente na baixa luminosidade, e pode ser necessária para o aleitamento.

  Continua Depois da Publicidade  

2. Fonte de niacina (vitamina B3)

Outra informação encontrada é que a fruta canistel também possui quantidades elevadas de niacina, também conhecida pelo nome de vitamina B3, em sua composição.

No organismo humano, a vitamina B3 ou niacina participa do processo de conversão dos alimentos em combustível que possa ser utilizado pelo corpo, ao lado de outras vitaminas do complexo B.

Os benefícios da fruta canistel ligados à niacina são a ajuda a manter a sua pele, cabelos, olhos e fígado saudáveis e a manutenção do sistema nervoso funcionando apropriadamente.

3. Produtos cosméticos

O canistel pode ser utilizado como matéria-prima para a indústria de cosméticos, graças ao fato de possuir propriedades antioxidantes.

  Continua Depois da Publicidade  

O fruto do canistel pode ser utilizado como componente de produtos como máscaras faciais e cremes de rejuvenescimento para a pele.

4. Propriedades antioxidantes

Falando nas propriedades antioxidantes que o canistel possui, vale a pena lembrar que os antioxidantes são conhecidos como substâncias que bloqueiam parte dos danos provocados pelos radicais livres.

Por sua vez, os radicais livres são apontados como compostos que danificam o DNA e cujo acúmulo ao longo do tempo pode contribuir com o processo de envelhecimento e o desenvolvimento de problemas de saúde como câncer, artrite e doença no coração.

5. Cicatrização de cortes

Ainda de acordo com informações pesquisadas, um dos benefícios da fruta canistel é a utilização da sua casca fina na cicatrização de cortes.

Entretanto, antes de utilizar a casca do canistel para essa finalidade é fundamental que você consulte um médico ou farmacêutico para se certificar de que tal prática não poderá trazer algum tipo de prejuízo para o seu machucado em questão.

Você já tinha ouvido falar da fruta canistel e seus benefícios para a saúde? Tem curiosidade de prová-la? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

21 comentários em “5 Benefícios da Fruta Canistel – Para Que Serve e Propriedades”

  1. Tenho um pé em neu sítio. Tem dado bastante frutos e comi e não achei graça….mas diante de tantos benefícios acho wue vou tentar acrescentar na alimentação….

    Responder
  2. Passando pela estrada de Mairiporã,encontrei um belo casal vendendo frutas, parei para comprar e tinha essa incrível fruta até então não conhecia,e perguntei é claro,eles me deram uma aula sobre a fruta.pesquisei sobre e aqui estou eu dando o meu depoimento.Adorei.

    Responder
  3. Eu não tinha conhecido está fruta,mais pela primeira vez que eu a vi amei adorei ela,nunca comi nada igual vou procurar a muda pra eu plantar no meu sítio fruta muita saborosa

    Responder
  4. Achei essa fruta maravilhosa, porém difícil de ser encontrada em supermercados.
    Conheci na zona cerealista de São Paulo nos carrinhos de calçada.

    Responder
  5. Eu gosto dessa fruta,na casa de minha amiga tem muitos pés,foi lá que conheci tem um leve gosto de maracujá,de princípio azeda e vai ficando mais doce do meio em diante,muito bom

    Responder
  6. Experimentei a fruta por curiosidade. Parece pêssego na forma, com casca lisa amarelo-esverdeada. Polpa parecida com abacate, porém levemente adocicada. Um pouco grudenta. Creio que se seu preparo for como fazer abacate amassado para fazer um creme, deve ficar mais saboroso. Pode ser que sacie e sustente a fome por mais tempo.
    Fiquei surpresa com suas características após pesquisar na internet. Muito interessante.

    Responder
  7. NÃO CONHECIA .
    COMPREI RECENTEMENTE NO MERCADO MUNICIPAL NO CENTRO DE SP
    MUINTO SABOROSA❗.
    APROVADO ❗…

    Responder
  8. Na Estação144, em Sobradinho DF, produzo a fruta CANISTEL. A produção é grande. Vale a pena plantar. Gratidão à Unesp/Embrapa por introduzir está fruta no Brasil.

    Responder
  9. Encontrei esta fruta na minha cidade plantada na calçada como uma arvore comum quando vi seu fruto me chamou atenção. Procurei saber e tive esta surpresa maravilhosa de quanto este fruto faz bem a saude.
    Como faço para adquirir uma muda desta fruta Canistel.

    Responder
  10. Moro em Goiânia e temos na porta de nossa casa a árvore da fruta canistel, mas pensávamos que era damasco azedo.Obrigada pelas informações.Nossa árvore vive carregada desses frutos.
    Meu contato é 62985867191.
    Até logo!

    Responder
  11. Temos um pe em nosso sitio.produz bastante.os pássaros as raposas e nos gostamos muito.fizemos 22 mudas das quais 16 vamos plantar no sítio.a fruta é muito bonita e saborosa.atualmente temos bastante sementes plantadas.

    Responder
  12. Comorei a fruta, não saia o nome. Comi, gostei ,só que com um pouco de receio, pois sem saber o nome no poderia pesquisar. Descobrir o nome e seus benefícios agora ela vai fazer parte do meu projeto de pomar,

    Responder
  13. Amei a fruta .sabor maravilhoso como gostaria de ter um pé no meu jardim. Carmem Bezerra Maceió alAlagoas.

    Responder
  14. Na casa da minha sogra tem um pé de canistel. Ficamos a vida toda sem saber o nome… Eu gosto muito, principalmente com suco de laranja. Mas o sabor e a consistência são para os “fortes”.

    Fernando Casaes

    Responder