22 Melhores Alimentos para Ressaca

atualizado em

Veja uma lista dos 22 melhores alimentos para ressaca e quais são os nutrientes e propriedades que cada um tem a oferecer para a melhora dos sintomas.

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas não é recomendado para nenhuma pessoa, porém, há momentos de comemoração em que as pessoas acabam se deixando levar e bebem mais do que deveria.

É difícil encontrar uma pessoa adulta que nunca tenha passado por isso e no dia seguinte acordou com a cabeça pesada, uma sensibilidade excessiva à luz e ao ruído, enjoos e uma sede gigantesca, entre tantos outros sintomas da ressaca.

Por isso, veja agora os 22 melhores alimentos para ressaca e consuma-os no dia seguinte a uma bebedeira para melhorar. Os remédios para ressaca mais usados também podem ser úteis quando a alimentação correta não for suficiente.

1. Carne

Tanto a carne como outros alimentos ricos em proteínas podem ajudar o seu organismo a lidar melhor com a ressaca. Pesquisas mostram que o álcool impede que o seu corpo absorva certos aminoácidos, e o consumo crônico de bebidas alcoólicas pode levar à deficiências de aminoácidos.

Como o corpo humano quebra as proteínas em aminoácidos, a carne e os alimentos ricos em proteínas são ótimos alimentos para ressaca.

Cerca de 85 gramas de carne bovina contêm cerca de 25 gramas de proteína, enquanto que 84 gramas de peito de frango contêm 13 gramas.

  Continua Depois da Publicidade  

2. Biscoitos salgados

Os biscoitos salgados contêm carboidratos de ação rápida que aumentam o açúcar no sangue e por isso são indicados como alimentos para ressaca.

Quando o seu fígado está processando o álcool, ele não está mais concentrado em regular o açúcar no sangue. Por conta disso, o nível de açúcar no sangue pode descer, especialmente no caso de pessoas com diabetes.

Comer carboidratos aumenta os níveis de açúcar no sangue e ajuda com os sintomas de glicose baixa.

Cinco biscoitos salgados, cerca de 30 gramas, como por exemplo de água e sal, contêm aproximadamente 22 gramas de carboidratos.

3. Batata-doce

A batata-doce contém vários nutrientes que podem te ajudar a superar rapidamente a ressaca. Apenas 200 gramas, cerca de uma xícara de batata-doce cozida contém mais de 75% da ingestão diária recomendada de vitamina A, 14% de magnésio e 27% de potássio.

A vitamina A pode ajudar a combater a inflamação que está associada a ressaca, enquanto que o magnésio e o potássio são necessários para substituir o que foi perdido durante o consumo de bebida alcoólica.

  Continua Depois da Publicidade  

4. Aveia

A aveia é um alimento que contém carboidratos complexos que fornecem uma liberação constante e lenta de açúcar na corrente sanguínea.

Por isso, ela pode ajudar com os sintomas da ressaca. Consumir aveia depois de uma bebedeira pode ajudar na ansiedade, fadiga ou no baixo nível de açúcar no sangue.

5. Picles

Os picles são alimentos ricos em sódio, um eletrólito que se esgota no corpo quando há o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Sendo assim, comê-los quando você está de ressaca ou beber salmoura pode ajudar a aumentar seus níveis de sódio e superar a sua ressaca.

Um picles contém cerca de 13% da ingestão diária recomendada de sódio, e tomar 75ml de suco de picles fornece cerca de 20% da ingestão diária recomendada.

Só preste atenção nas embalagens porque o teor de sódio dos picles pode variar de acordo com a marca.

  Continua Depois da Publicidade  

6. Mirtilos

Os mirtilos, também conhecidos pelo seu nome em inglês Blueberries, são frutas ricas em nutrientes que combatem a inflamação no seu corpo, o que é bastante benéfico na luta contra a ressaca.

Um estudo realizado com 20 homens descobriu que os níveis sanguíneos de vários compostos inflamatórios aumentaram após o consumo de bebidas alcoólicas.

É por isso que comer mirtilos depois de ter consumido muito álcool pode ajudar a combater a inflamação e consequentemente a ressaca.

7. Café

Em alguns estudos, o consumo de café tem sido associado à diminuição da inflamação, porém os resultados das pesquisas são mistos. Pode ser que beber uma xícara de café depois de uma noite de bebedeira combata a inflamação de uma ressaca ou não.

No entanto, se você deseja melhorar a sua canseira causada pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas e ficar mais alerta, o café é uma ótima opção.

8. Salmão

O salmão é um alimento rico em ácidos graxos ômega-3, que são excelentes para diminuir a inflamação em seu corpo.

Quando você consome muito álcool, o número de compostos que causam inflamação em seu corpo aumenta, e é por isso que comer tanto o salmão como qualquer outro peixe gordo pode ser uma boa maneira de aliviar os sintomas da ressaca.

9. Ovos

Quando você bebe álcool, acaba diminuindo as reservas de glutationa no organismo, e sem ela, o seu corpo tem dificuldade de quebrar os subprodutos tóxicos do metabolismo do álcool.

Os ovos, por sua vez, são alimentos ricos em cisteína, que é um aminoácido que o corpo usa para produzir a glutationa antioxidante.

É por isso que é recomendado comer ovo quando você está de ressaca, pois é uma ótima maneira de aumentar a glutationa em seu corpo e melhorar os sintomas da ressaca.

10. Chá verde

Um estudo descobriu que compostos presentes no chá verde diminuíram significativamente a concentração de álcool no sangue em ratos.

Outras pesquisas mostraram efeitos semelhantes em camundongos alimentados com extratos de chá verde. Embora as pesquisas tenham sido feitas apenas em animais, a eficácia do chá verde na melhora dos sintomas da ressaca pode se traduzir em humanos.

11. Castanhas

As castanhas são consideradas um dos melhores alimentos para ressaca devido ao seu alto teor de magnésio.

Como o consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode esgotar o magnésio em suas células, reabastecer seus estoques deste mineral pode ajudar a tratar os sintomas.

Meia xícara, cerca de 71 gramas de castanhas, proporciona cerca de 50% da ingestão diária recomendada de magnésio.

12. Aspargos

Os aspargos contêm certos compostos que podem proporcionar alívio para a ressaca.

De acordo com um estudo realizado em tubos de ensaio, extratos de aspargos mais do que dobraram a eficácia de certas enzimas que ajudam a quebrar o álcool e proteger as células do fígado de danos.

Embora atualmente nenhuma pesquisa ainda tenha sido feita sobre o efeito dos aspargos nas ressacas em humanos, pode valer muito a pena tentar.

13. Gengibre

Várias pesquisas apoiam o uso do gengibre como sendo um remédio eficaz para náusea, e esse efeito torna o gengibre um possível tratamento para o desconforto estomacal associado às ressacas.

Você poderá consumi-lo cozido, em vitaminas ou como chá de gengibre.

14. Canja e sopa de macarrão com frango

A canja e a sopa de macarrão com frango são um antigo e popular remédio para gripe e resfriado, mas esses alimentos também podem ser úteis para ressacas.

Isso não é segredo para muitas pessoas, já que é comum em alguns lugares servir canja depois de bailes de carnaval, por exemplo.

Uma pesquisa mostrou que a sopa de macarrão com frango pode ajudar as pessoas a se hidratar, principalmente devido ao seu alto teor de sódio.

Um prato com cerca de 245 gramas de sopa de macarrão com frango fornece 35% da ingestão diária recomendada de sódio.

15. Mel

O mel é um alimento com alto teor de frutose e por isso ele pode te ajudar a melhorar os sintomas da ressaca. Em média, o mel contém cerca de 34,8% e 39,8% de frutose.

Embora as pesquisas sobre esse assunto sejam limitadas, a frutose pode ajudar a livrar o seu corpo mais rapidamente do álcool.

Um estudo realizado com 50 adultos descobriu que o mel aumentou em 32,4% a taxa de eliminação do álcool.

Apesar da sua capacidade de aumentar a velocidade em que o seu corpo se livra do álcool, de acordo com um estudo, a frutose pareceu não reduzir a intensidade dos sintomas da ressaca.

Porém, comer mel e outros alimentos que contenham frutose é uma boa maneira de se sentir melhor depois de beber demais.

16. Espinafre

O espinafre é um alimento rico em folato. Uma revisão de estudos descobriu que o álcool prejudica a absorção do folato e a ingestão crônica de bebidas alcoólicas pode levar à deficiência do mesmo.

É por isso que comer espinafre pode te ajudar a manter os níveis adequados de folato depois de beber bebidas alcoólicas e ele é um dos melhores alimentos para ressaca.

Uma xícara, cerca de 180 gramas de espinafre cozido, fornece 66% da ingestão diária recomendada.

17. Suco de tomate

Pesquisas mostraram que os tomates contêm compostos que protegem o organismo contra lesões no fígado.

Como o consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode levar a danos no fígado, os tomates podem combater esses efeitos do álcool.

Além disso, um estudo realizado em tubos de ensaios descobriu que o suco de tomate pode acelerar a taxa em que as enzimas processam o álcool no organismo. Veja como fazer um suco de tomate gostoso.

18. Água de coco

Como a hidratação é uma parte tão importante da recuperação da ressaca, beber água de coco pode facilitar a cura da ressaca.

Essa bebida também contém muitos eletrólitos, 240 ml ou cerca de um copo de água de coco tem de 11% a 17% da ingestão diária recomendada de potássio e sódio.

Pesquisas mostraram que a água de coco é tão eficaz na reidratação quanto as bebidas esportivas tradicionais.

19. Bananas

Entre os melhores alimentos para ressaca está a banana, fruta facilmente encontrada na maioria dos mercados do Brasil.

Isso acontece porque o álcool presente nas bebidas alcoólicas bloqueia a produção de um hormônio que ajuda o corpo a reter água, levando à desidratação e à perda de eletrólitos como o sódio e o potássio.

Essas frutas são especialmente ricas em potássio e por isso ajudam a reabastecer as reservas deste eletrólito em seu corpo. Uma banana de tamanho médio contém 12% do valor diário recomendado deste nutriente.

20. Laranjas

As laranjas são frutas ricas em vitamina C. Seu consumo pode impedir que o organismo perca a glutationa, que como visto anteriormente, é um antioxidante que ajuda a livrar o seu corpo do álcool e que frequentemente diminui durante o consumo de bebida alcoólica.

Comer laranjas é uma maneira de consumir a quantidade que você precisa de vitamina C para que possa manter os níveis de glutationa estáveis e até mesmo curar sua ressaca.

21. Abacate

Comer abacates depois de uma longa noite de bebedeira é uma boa maneira de elevar os baixos níveis de potássio que ocorre devido ao consumo exagerado de álcool e a desidratação.

Um abacate que contém cerca de 136 gramas possui 20% da recomendação diária deste mineral, e pesquisas mostram que essa fruta também contém compostos que te protege contra lesões no fígado.

Como o consumo excessivo de álcool prejudica o fígado, o abacate pode ser especialmente benéfico para curar a ressaca.

22. Melancia

Um dos principais sintomas da ressaca é a dor de cabeça, que geralmente ocorre devido à desidratação e à diminuição do fluxo sanguíneo que vai para o cérebro.

Sendo assim, a ingestão de melancia pode te ajudar contra a ressaca, já que se trata de uma fruta rica em L-citrulina, que é um nutriente que pode aumentar o fluxo sanguíneo, além de ter um alto teor de água que irá te ajudar a se hidratar.

Nunca deixe de tomar água

A água deve ser a sua prioridade durante a ressaca, pois como o álcool é um diurético, ele causa a desidratação, o que faz com que o corpo extraia água de qualquer outra fonte disponível, como por exemplo o cérebro, causando a dor de cabeça da ressaca.

É por isso que beber um pouco de água antes de ir se deitar pode ajudar a prevenir alguns sintomas dolorosos da ressaca, e claro, tomar água pela manhã também é uma boa opção.

Você já conhecia os melhores alimentos para ressaca? Pretende consumir algum deles para melhoras os sintomas? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário