20 Suplementos Alimentares para Emagrecer e Perder a Barriga

Especialista:
atualizado em 23/11/2020

A gordura abdominal é uma preocupação da maioria das pessoas que querem emagrecer. Ela pode ser subcutânea, quando a barriga fica em formato de pochete, ou visceral, quando a barriga se parece com uma bola ou maçã. Existem inúmeros suplementos alimentares para emagrecer e perder a barriga que podem ajudar a eliminar esse mal. Abaixo você aprenderá quais suplementos são esses e como eles podem fazer você perder a barriga.

Vale lembrar que é sempre melhor aliar o uso de suplementos com outras estratégias para perder a barriga.

No dia a dia, não é fácil transportar, armazenar e comer alguns alimentos. Melancia e abacaxi, por exemplo, são super alimentos com propriedades incríveis para quem está fazendo dieta. Para contornar esse mal e poder consumir esses alimentos diariamente, você pode fazer esses 25 shakes de frutas para emagrecer.

Se você está de dieta ou está procurando a melhor forma de perder medidas e afinar a cintura, receitas de sopa para emagrecer, ou até mesmo as mais polêmicas cirurgias que estão surgindo, são opções de como perder barriga que você certamente irá querer conhecer.

Quando se fala em dieta, uma das coisas mais difíceis é controlar a vontade de comer. Para te ajudar, vale a leitura de como diminuir o apetite. Você aprenderá receitas de sucos para tirar o apetite, os porquês da sua fome nunca cessar e como controlar a gula.

Extrato de chá verde

Você provavelmente já ouviu muito sobre os benefícios de beber chá verde, principalmente por causa de seus antioxidantes. Mas, recentemente, o extrato de chá verde tem aparecido nas notícias em listas dos bons suplementos alimentares para emagrecer, por sua habilidade de aumentar o metabolismo. Foi mostrado que ele muda a forma da sua gordura em um nível molecular, de maneira que seu corpo possa usá-la como combustível.

E já que é retirado do chá verde, há poucos relatos de condições adversas. Além disso ele contém EGCG, que é conhecido por evitar o câncer, além de outras qualidade positivas.

Saiba Mais: Tudo Sobre Chá Verde

Goma Guar

Este é um aditivo alimentar bastante comum, ultimamente tem chamado atenção da comunidade que discute perda de peso por sua característica de levar a saciedade. Isso se dá porque quando a goma é ingerida ela se expande, diminuindo o apetite, o que faz comer menos, levando a perda de peso.

Esse é um suplemento completamente natural, vem da vagem do guar. Além de dar uma sensação de saciedade, ela também ajuda na digestão e pode ser usado como laxante para aliviar a constipação, uma maneira de manter a regularidade intestinal. Além disso, a goma ajuda a regular os níveis de glicose no sangue, o que também ajuda a perder peso e perder a barriga.

Guaraná

Substância que está quase sempre presente na lista de ingrediente de bebidas energéticas. Isso ocorre porque ele contém cafeína, o que ajuda a gerar agitação e o sentimento de estar alerta, que essas bebidas chamam de energia. E mesmo que tenha sido considerada segura pelo FDA, ainda existem diversos efeitos colaterais a se considerar.

Esses efeitos são muito parecidos com os causados por altas doses de cafeína, o que não é uma surpresa já que o guaraná a contém. Muitos dizem que é mais barato e mais eficaz usar diretamente a cafeína. 

  Continua Depois da Publicidade  

Iodo

Supostamente o iodo ajuda a regular a glândula da tireoide, a qual, por sua vez, ajuda a regular as funções corporais e ajuda a perder peso se estiver funcionando corretamente. Se sua tireoide está desregulada, vai ser mais difícil perder a barriga, porque seu metabolismo também estará desregulado e, portanto, vai acabar retendo mais água.

E como ela ajuda sua tireoide? Sua tireoide precisa de alguns níveis de Iodo para fazer seu serviço, portanto, uma deficiência nessa área fará com que ela não funcione corretamente. A questão não é aumentar seus níveis de iodo, mas corrigir uma deficiência que possa existir.

L-Carnitina

Além de ajudar a emagrecer e perder a barriga, esta substância tem diversos benefícios como antioxidante, além de ser uma boa adição a um modo de vida saudável. Dizem que não foi provado que pode ser considerada um dos suplesmentos alimentares para emagrecer sozinha, mas foi demonstrado que ela ajuda imensamente nos seus esforços para perder peso.

Foi demonstrado também que ela ajuda a manter seus níveis de energia, aumenta a massa muscular e diminui a massa de gordura. O que, como diversas pessoas relatam, ajuda a perder peso e ter um corpo mais saudável com o tempo.

Veja Também: L-Carnitina Emagrece? Suplemento de L-Carnitina Funciona?

L-Glutamina

Existem diversos bons motivos para adicionar a glutamina a seus suplementos alimentares para emagrecer. Ela tem diversos benefícios, como: melhorar seu sistema imunológico, ajudar na digestão, aumentar o crescimento muscular e sua recuperação, além de aumentar seu metabolismo.

A última destas qualidades é com certeza a que vai chamar a atenção daqueles que fazem dieta, pois toda vez que o metabolismo aumenta você percebe que começa a perder a barriga e melhorar seu peso e condicionamento físico. Devido ao seu efeito sobre os músculos, esta é uma ótima adição para qualquer rotina de treinamento para aumentar a força.

Saiba Mais: Glutamina – O Que é, Para Que Serve, Benefícios, Efeitos Colaterais e Como Tomar

Extrato de Cogumelo Maitake

Este é um suplemento interessante, pois tem sido estudado sobre seus diversos potenciais benéficos. O que mais nos interessa é se ele pode ter algum efeito para emagrecer e perder a barriga. O Dr. Oz recomenda a ingestão do mesmo durante os lanches fora de hora para diminuir o desejo por comida, e a perda de peso é gerada por sua habilidade de regular os níveis de glicose do sangue.

Além disso, têm se mostrado que ele pode ajudar a tratar o câncer, pois ajuda a fortalecer o sistema imunológico. E não dá para ser mais natural do que um cogumelo. 

Ômega-3

Este ácido graxo é muito mais conhecido e chama mais atenção que o resto. O que chama tanta atenção sobre ele é o fato que o corpo não o produz, mas ainda assim é necessário para ter um metabolismo regular. Óleo de peixe é normalmente recomendado para suplementar a necessidade do Ômega-3 e Barry Sears tornou isso famoso com seu livro The Zone Diet.

Os benefícios da ingestão de Ômega-3 são muitos, alguns provados e alguns apenas de conhecimento geral. Eles incluem uma melhora na saúde do coração, aumento do metabolismo e efeitos anti-inflamatórios gerais sobre o organismo.

  Continua Depois da Publicidade  

PAGG

Foi originalmente popularizado pelo livro The Four Hour Body de Tim Ferriss. É um conjunto de 4 ingredientes diferentes, Policonasol, ALA, Alho e Chá verde (green tea), que parecem ser suplementos alimentares para emagrecer. Ela é dividida em duas fórmulas, uma para se tomar durante o dia e a outra à noite.

As opiniões têm sido diversas sobre a eficácia dessa fórmula, mas Ferriss dá boas razões do por que isso funciona, e existem muitos possíveis erros que podem acontecer quando se toma o PAGG, então faça uma boa pesquisa antes.

Cetona da Framboesa

Após sua aparição no programa do Dr. Oz, a demanda por cetonas de framboesa subiu imensamente. É indicado como um suplemento completamente natural feito a partir de framboesas. Mas como é um extrato, não precisamos comer centenas de framboesas para conseguir seu efeito.

Dizem que esta substância é efetiva porque ela regula o metabolismo e ajuda a quebrar as células de gordura, de maneira que você pode perder a barriga eliminando aquelas gordurinhas localizadas, complicadas de perder. No programa foi dito que 100mg por dia é o bastante para ter resultados. 

Saiba Mais: Cetona de Framboesa Emagrece? Como Funciona

Resveratrol

O Resveratol é o motivo pelo qual os médicos recomendam tomar um cálice de vinho por dia, mas ele também está sendo classificado no grupo dos suplementos alimentares para emagrecer. Ele pode ajudar com os níveis de colesterol “ruim”, o que ajuda o coração, e ajuda a sensibilidade para glicose no sangue, o que faz seu peso ficar regulado.

Existe também a possibilidade de que ele pode te ajudar a viver mais, como foi provado em roedores e estão esperando para ver o mesmo efeito em humanos. Esse pode ser um ótimo benefício e um bom motivo para começar a tomar este suplemento.

Sene

Isto é normalmente usado por suas propriedades laxantes e se você percebeu que tem um problema com digestão lenta, ele pode ajudar a limpar seu sistema, o que faz com que os alimentos sejam mais bem digeridos. É importante ressaltar que ele não deve ser usado por muito tempo ou seu intestino pode ficar dependente da substância, então quando você parar de tomar sua digestão pode ficar pior que antes.

Existem também outros motivos para não usar essa substância por muito tempo, como: desidratação, perda de eletrólitos e diarreia.

Saiba Mais: Chá de Sene Emagrece? Dicas, Benefícios e Cuidados

Taurina

Você pode encontrar a taurina na carne e nos frutos do mar, e mais popularmente nas bebidas energéticas em grandes quantidades. A razão pela qual as pessoas estão ligando a taurina aos suplementos alimentares para emagrecer é por sua habilidade de acelerar o metabolismo, o que significa queimar mais calorias mesmo que você esteja parado. 
Você não precisa, nem deve, usar bebidas energéticas para aumentar seus níveis de taurina. Você pode encontrá-la em forma de suplemento. Preste atenção para não ingerir mais de 3000mg por dia, e tenha claro que esta substância não deve ser usada por muito tempo.

Saiba Mais: Taurina: O Que é, Para Que Serve e Efeitos Colaterais

Vitamina C

Alguns indivíduos em dieta tomam Vitamina C para ajudar na perda de peso. O corpo não precisa dessa substância além de sua necessidade normal, existem poucas evidências que doses altas geram algum benefício.

Você também vai descobrir que uma dieta normal já supre as necessidades do corpo de vitamina C, mas caso você suspeite que está com uma certa deficiência é importante suprir sua falta. Seu médico é sempre a melhor pessoa para te dizer se você precisa de mais vitaminas ou não. 

Saiba Mais: Vitamina C Engorda ou Emagrece?

Vitamina D

É fácil ficar sem vitamina D, ainda mais se você vive em um clima onde não é fácil sair e tomar um pouco de sol. Ela não apenas melhora o humor, como ajuda a fortalecer o sistema imunológico além de ter outras funções muito importantes no corpo.

Estudos mostram que pessoas com deficiência de vitamina D têm mais chances de ganhar peso. Suplementos não são a mesma coisa que a vitamina produzida naturalmente no seu corpo, o que acontece se você sair ao sol. Não precisa se queimar, mas não pode virar um ermitão também.

Saiba Mais: Vitamina D Engorda ou Emagrece?

Vitamina E

Esta não é apenas uma vitamina essencial para o seu corpo, mas também pode fazer você tirar mais proveito de seus exercícios. Ela ajuda a recuperar seus músculos após um treino, pode também ajudar a levantar mais peso e ter mais energia para se exercitar.

Existem diversas super comidas que estão cheias de vitamina E, então você deve considerar usar suplementos apenas se não estiver conseguindo os alimentos que a contém.

Saiba Mais: Vitamina E Engorda ou Emagrece?

Whey Protein

O Whey Protein talvez seja um dos suplementos alimentares para emagrecer mais na moda hoje em dia. Ela não é recomendada diretamente para perder peso, mas pode ajudar a aumentar sua massa magra. E quanto mais músculos você tem em seu corpo, mais rápido é o seu metabolismo. Isso significa que você estará queimando mais calorias 24 horas por dia, e sim, mesmo enquanto estiver dormindo.

As marcas de whey protein mais comuns no mercado incluem aminoácidos que ajudam nas diversas funções do organismo e fazem com que seus músculos se recuperem mais rápido. O tipo de whey protein que você vai usar depende de seus objetivos e de qual tipo de treinamento está fazendo. Bons instrutores de academia podem recomendar um bom suplemento de whey protein, específico para você. 

Veja Também: Por Que Usar Whey Protein Para Emagrecer

Extrato de Feijão Branco

Este é um suplemento relativamente novo e começou a chamar atenção depois que o Dr. OZ o apresentou em seu programa e disse que ele ajuda a acelerar o metabolismo. Também foi dito que ele ajuda a bloquear a absorção de carboidratos pelo organismo, então ele é bem popular entre aqueles que seguem uma dieta de poucos carboidratos ou sem carboidratos.

Outro benefício demonstrado foi o de ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue. Mesmo que você não seja diabético, ele pode ajudar, pois evita os picos que dão o sentimento de fraqueza após as refeições e ajuda a parar os desejos.

Veja Também: Faseolamina Emagrece? Para Que Serve e Dicas

Zinco

Você não pode deixar esse passar, ele tem muitas propriedades que ajudam na perda de peso. Primeiramente, ele pode te ajudar se você tiver um metabolismo lento. Isso já ajudará muito nos seus esforços para perder a barriga. Ele também faz com que seu corpo produza mais hormônio da tireoide, que é responsável por manter um peso saudável.

Você não precisa comprá-lo em forma de suplemento se estiver comendo bastante carne, frutos do mar, nozes e outros alimentos contendo zinco, mas se estiver consumindo pouco, ele pode ser encontrado em forma de cápsulas.

Extrato de Laranja Amarga – Citrus Aurantium

Esta é uma forma natural de sinefrina, um composto similar a efedrina em em modo de ação. Existe muito debate sobre a eficácia desta substância e se é realmente livre de efeitos colaterais. Alguns especialistas falam que é um suplemento que ajuda sim e não provoca efeitos colaterais significativos. Já muitos outros dizem que é um suplemento muito mais fraco do que a efedrina e não tem uma eficácia significativa.

Saiba Mais: Citrus Aurantium: O Que é, Para Que Serve e Efeitos Colaterais

Não Há Como Evitar

Não existem suplementos alimentares para emagrecer como substitutos para uma dieta saudável e exercícios regulares. Não há como contornar essa dupla se você estiver querendo perder peso. Você deve começar com essa base e adicionar o que está faltando nos seus esforços para ser mais saudável. Todos esses suplementos funcionam melhor quando o corpo está recebendo uma alimentação correta e uma dose diária de exercícios, mesmo que seja uma caminhada de 30 minutos.

Quais destes suplementos alimentares para emagrecer você conhecia e já utilizou? Você o descobriu por conta própria ou através de um acompanhamento médico? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (14 votos, média: 4,36 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

Publicidade