15 Benefícios da Geleia Real – Para Que Serve, Como Usar e Dicas

Especialista:
atualizado em 29/03/2021

A geleia real é uma substância de origem animal produzida pelas abelhas. É um suplemento bastante popular nos Estados Unidos devido aos seus potenciais benefícios para a saúde e origem natural.

A geleia real é muito rica em nutrientes, proteínas, minerais e vitaminas que ajudam a tratar e reduzir o risco do desenvolvimento de várias doenças. Porém, alguns desses benefícios ainda não são comprovados cientificamente.

Vamos mostrar os principais benefícios da geleia real, além de tirar todas as suas dúvidas sobre a eficácia e conferir como usar o produto.

Geleia Real –  O que é?

Geleia real é uma substância produzida por abelhas para servir de alimento à abelha-rainha. É um alimento super nutritivo que ajuda o inseto a ficar maior e viver mais tempo do que as outras abelhas. Ainda não há estudos científicos detalhados para comprovar todos os benefícios da geleia real, mas há indícios de que ela faz muito bem para a saúde.

A geleia real está disponível em diversas formas, como em cápsulas e liofilizada. Ela apresenta diversos nutrientes, sendo uma fonte rica de vitaminas do complexo B como a vitamina B5, biotina, inositol, folato, ácidos nucleicos e diversos aminoácidos. Além disso, apresenta quantidades significativas de potássio, magnésio, cálcio, cobre, enxofre, zinco, manganês e ferro.

Para que serve – Benefícios da geleia real

A geleia real é um substância bastante nutritiva que serve para o crescimento e reprodução celular, além de ter outros benefícios para a saúde. Ela é bastante conhecida pelos seus efeitos antibacteriano, antioxidantes e anti-inflamatórios, o que ajuda a melhorar aspectos da saúde geral como em processos de cicatrização, na saúde óssea, na saúde hormonal, na saúde digestiva, na melhora do sistema imune, além de prevenir e tratar diversas doenças como a diabetes, problemas que atingem os rins, pâncreas ou fígado e ajudar na manutenção da saúde da pele, reduzindo sintomas do envelhecimento precoce.

Como são muitos os usos desse produto, separamos uma lista com os benefícios da geleia real para a saúde.

1. Melhoria do sistema imunológico e de processo inflamatórios

De acordo com estudo científico publicado em 2001 na revista de International Immunopharmacology, a geleia real é capaz de impulsionar o sistema imunológico. Nesse estudo específico, a resposta da substância histamina a uma reação alérgica sazonal foi imediatamente suprimida, o que mostra que o uso de geleia real pode ajudar no alívio de sintomas de alergias sazonais. Porém, mais pesquisas são necessárias nessa área para verificar a eficácia da supressão de substâncias alérgenas.

2. Alívio de sintomas da doença de Alzheimer

Pesquisas recentes indicam que há benefícios da geleia real para melhorar a memória de curto prazo. A substância parece ter um papel benéfico em funções neurais relacionadas com a memória. Assim, pacientes com doença de Alzheimer podem ser beneficiados pela geleia real, já que ela ajuda a diminuir problemas de aprendizagem e de memória nesses indivíduos.

Isso pode ser explicado pela presença de muitos ácidos graxos insaturados no tecido cerebral que estão constantemente vulneráveis a ataques por radicais livres. As propriedades antioxidantes da geleia real atuam então na prevenção de cura de doenças neurodegenerativas desencadeadas pela ação de radicais livres. Também há indícios de que o uso de geleia real pode melhorar funções cognitivas como a memória e o foco.

3. Saúde intestinal

A geleia real é uma boa fonte de probióticos, especialmente de bifidobactérias, que são bactérias benéficas para a saúde do trato gastrointestinal. Estudos clínicos relacionados a outros benefícios da geleia real, como melhora do sistema imune e potencial efeito contra o câncer, mostraram também os benefícios gerados no trato gastrointestinal.

O estudo sugere que a composição da geleia real é responsável também por aumentar o crescimento, atividade e viabilidade de bifidobactérias presentes em produtos lácteos fermentados.

  Continua Depois da Publicidade  

4. Pele saudável e redução de sinais de envelhecimento

Um estudo científico realizado pelo Departamento de Ciência Médica Leste-Oeste da Universidade de Kyung Hee, na Coréia do Sul, mostra que a geleia real é capaz de regular processos de fotoenvelhecimento da pele após exposição à radiação ultravioleta B.

Os efeitos antienvelhecimento na pele foram verificados através da análise do conteúdo de colágeno e da espessura epidérmica presente no tecido cutâneo. Foi verificado um aumento no nível de proteínas de colágeno do tipo I em pessoas que tomara um suplemento dietético contendo extrato de geleia real. Esses resultados sugerem que a geleia real pode aumentar a produção de colágeno e proteger a pele contra processos naturais de envelhecimento.

Além do estímulo à produção de colágeno, o poder antioxidante da geleia real ajuda a eliminar radicais livres que normalmente causam o envelhecimento precoce. As substâncias antioxidantes são capazes de eliminar rugas, manter a pele saudável e brilhante, prevenir a queda de cabelo e evitar também problemas de degeneração macular.

5. Melhoria dos sintomas da menopausa

Pesquisas mostram que o uso de geleia real pode ajudar na redução dos sintomas da menopausa e pós-menopausa e melhorar a sensação de bem estar em mulheres passando por essa fase da vida. A combinação de geleia real com substâncias como óleo de prímula, damiana e ginseng pode potencializar ainda mais os benefícios da geleia real para o alívio desses sintomas.

6. Tratamento da osteoporose

Um estudo desenvolvido pelo Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Erciyes, na Turquia, investigou os benefícios da geleia real quanto à redução da perda óssea devido à osteoporose.

Para tal, a densidade óssea dos pacientes foi medida antes e após o uso do suplemento da geleia. Além disso, foram coletadas amostras de tecido ósseo e de sangue. Essas amostras ajudaram a determinar os níveis de cálcio e fosfato ósseo com o auxílio de um microscópio eletrônico de varredura. Foram encontradas diferenças significativas que indicam que a saúde óssea foi beneficiada pela geleia real. Além disso, os níveis de cálcio e fosfato foram maiores nas pessoas que usaram a geleia, indicando que ela pode diminuir a perda óssea resultante da osteoporose.

7. Cicatrização de feridas

O mel normal produzido pelas abelhas já é bastante conhecido por seu potencial uso na cicatrização de feridas. Estudos científicos indicam que a geleia real também tem esse papel. Em uma pesquisa realizada em 2010, uma ferida foi prontamente tratada com geleia real em concentrações variadas ao longo de 48 horas. A evolução da ferida foi sendo monitorada e foi verificado que o tratamento com geleia real acelerou de forma significativa o processo de cicatrização da ferida.

Isso pode ocorrer devido ao aumento da migração de fibroblastos, que são células do tecido conjuntivo que produzem fibras de colágeno e altera os níveis de alguns lipídios envolvidos no processo de cicatrização

8. Tratamento de problemas de fertilidade masculina

A falta de mobilidade ou movimento reduzido dos espermatozoides no organismo é chamado de astenozoospermia, e é uma das principais causas de infertilidade entre os homens. Existem diversos tratamentos disponíveis para tratar a infertilidade, que incluem desde medicamentos até a cirurgia para correção do problema.

Porém, de acordo com um estudo de 2008 publicado pela revista científica International Journal os Gynecologu and Obstetrics, há benefícios da geleia real para a resolução desse problema. Neste estudo, casais foram submetidos a inseminação artificial e a inserções vaginais de geleia real. O segundo caso foi o que apresentou o maior número de gestações bem sucedidas.

Além desse estudo, uma outra pesquisa publicada em uma revista de fitomedicina avaliou os efeitos da geleia real em relação a parâmetros espermáticos e níveis de testosterona em camundongos machos. A contagem de espermatozoides, além de sua viabilidade, maturidade e integridade, foram avaliados e foi verificado que a geleia real pode melhorar aspectos que influenciam na fertilidade masculina.

9. Tratamento de diabetes

Diversos estudos sugerem que a geleia real pode melhorar alguns marcadores envolvidos na diabetes do tipo 2. Em um ensaio clínico, 40 pacientes foram submetidos a um tratamento com 10 gramas de geleia real fresca ou um placebo após um jejum noturno. Foram observadas alterações nos níveis de glicose sanguínea que podem beneficiar os diabéticos no tratamento da doença.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, o uso de geleia real pode ser uma ferramenta para auxiliar no controle da diabetes do tipo 2.

10. Redução do colesterol

O colesterol alto é uma das principais causas de doenças cardiovasculares no mundo. A redução dos níveis de colesterol é um dos benefícios da geleia real comprovados.

Um estudo publicado na revista científica Journal of Nutritional Science and Vitaminology em 2007 mostrou que tomar suplementos de geleia real por quatro semanas ajuda a diminuir os níveis de lipoproteína total ou de baixa densidade (colesterol ruim) no sangue.

11. Diminuição da pressão arterial elevada

A hipertensão alta também é um problema muito comum, que aumenta o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas, derrames e doença renal diabética. Pessoas que apresentam pressão alta não muito grave podem contornar os problemas apenas com uma reeducação alimentar diminuindo a quantidade de sal nos alimentos, por exemplo, e incorporando hábitos saudáveis na rotina como a prática de atividades físicas.

Um remédio natural que se diz promissor neste sentido é a geleia real. Um estudo de 2009 publicado pela revista científica Acta Medica Okayama envolvendo ratos hipertensos indicou que a geleia foi capaz de reduzir de forma duradoura a pressão elevada dos animais.

Também foi observado em outras pesquisas que as proteínas presentes na geleia real têm um efeito direto sobre os níveis de pressão arterial em humanos. Além disso, a presença de potássio na geleia ajuda o produto a atuar como um vasodilatador que reduz o estresse nos vasos sanguíneos e no coração. Estudos clínicos em humanos ainda devem ser realizados para comprovar a sua eficácia nesse sentido.

12. Redução de sintomas da mucosite

A mucosite é uma condição frequente em pacientes que passam por tratamentos como radioterapia e quimioterapia. Trata-se de uma inflamação na parte interna da boca e da garganta que pode resultar em úlceras e feridas na região.

Dados científicos indicam que a aplicação tópica de filmes compostos por geleia real na região tem um efeito de cura, acelerando a recuperação das feridas devido às propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes da geleia.

Além da mucosite, existem evidências de que a aplicação tópica de geleia real em feridas ajuda a aliviar sintomas de inflamação em geral.

13. Prevenção e tratamento de alguns tipos de câncer

De acordo com o National Cancer Institute, dos EUA, o câncer de mama é o tipo da doença mais comum que afeta mulheres no mundo. Geralmente, essa doença inicia nos dutos que transportam o leite materno para os mamilos e afeta os tecidos e glândulas circundantes.

Um estudo realizado em 2007 e publicado na revista Bioscience, Biochemistry and Biotechnology indica que há benefícios da geleia real para a proteção do organismo contra as células cancerosas na mama. O uso da geleia real foi capaz de bloquear o efeito do bisfenol A ou BPA, que é um hormônio estrogênio que desencadeia o aumento de células de câncer na mama.

14. Metabolismo acelerado

A geleia real apresenta todos os oito aminoácidos essenciais para a saúde, que nosso organismo não é capaz de produzir. Esses aminoácidos não são tão fáceis de se obter através da alimentação e são extremamente necessários para a síntese de proteínas no corpo e para a boa manutenção do metabolismo.

Dessa forma, o uso de geleia real pode ajudar a aumentar a regeneração celular, impulsionar o desenvolvimento e crescimento muscular, aumentar a resistência dos ossos e otimizar diversos processos hormonais e enzimáticos no nosso corpo, o que resulta em um metabolismo mais acelerado e saudável.

15. Perda de peso

Alguns estudos afirmam que o uso de geleia real pode ser um aliado na perda de peso. Isso porque a geleia contém lecitina, que é uma substância capaz de reduzir os níveis de colesterol, melhorar a função hepática e ajudar em processos digestivos.

Quando isso é combinado com a presença de proteínas na geleia e um metabolismo mais acelerado (que também é um dos benefícios da geleia real), é possível que o produto atue como um suplemento para auxiliar em processos de emagrecimento.

Porém, esse não é um benefício comprovado e ela nunca deve ser usada somente buscando o objetivo de emagrecimento.

Como usar

A forma como é usada pode afetar os benefícios da geleia real. A geleia real hidrolisada, que é a forma natural da mesma, torna-a mais efetiva quanto ao poder antioxidante, por exemplo.

Um estudo publicado em 2006 no Journal of Medicinal Food mostrou que o uso de enzimas para promover a hidrólise da geleia real aumenta a atividade antioxidante do produto, sendo mais eficaz que a comum contra os danos celulares causados por radicais livres, por exemplo.

Já a geleia real liofilizada é mais estável e dura mais tempo que a comum nas prateleiras. Isso significa que os benefícios são mantidos mesmo quando armazenada por mais tempo. É uma boa opção para pessoas que demoram mais tempo para consumir o produto, já que a geleia real comum é bastante perecível. O armazenamento da geleia real liofilizada deve ser feito à temperatura ambiente.

Também existe geleia real na forma líquida, porém o uso de conservantes e aditivos para preservar a integridade do produto pode interferir nas suas propriedades.

Desta forma, a geleia real natural é mais eficaz e traz benefícios mais rápidos devido, em partes, à sua absorção mais rápida. Já a liofilizada é mais prática na correria do dia a dia, já que pode ser armazenada por mais tempo e com maior facilidade.

– Como usar a geleia real liofilizada

A geleia real liofilizada pode ser obtida em comprimidos, em cápsulas ou em pó. Também existe a geleia real liofilizada que foi congelada em seu processo de fabricação. Essa é a melhor versão, já que o congelamento ajuda a reter as propriedades benéficas da geleia, enquanto as versões que são armazenadas em temperatura ambiente podem ter menos nutrientes.

A geleia real em cápsulas deve ser usada de acordo com as instruções do rótulo. Geralmente, é indicada a ingestão de uma cápsula ou comprimido por dia. A dose segura costuma ser de até 1000 miligramas por dia. As versões em pó podem ser usadas em shakes, smoothies ou outras bebidas.

– Como usar a geleia real natural

Geralmente, é encontrada na forma congelada fresca, que ajuda a manter suas propriedades por mais tempo. A geleia natural costuma ter um sabor adstringente e levemente amargo, que não é agradável para todas as pessoas. O consumo de meia colher de chá por dia é o suficiente para trazer benefícios.

O produto pode ser colocado diretamente na boca ou como uma espécie de adoçante em chás ou outras bebidas de sua preferência. Algumas pessoas indicam colocar embaixo da língua até dissolver para ter resultados melhores.

Dicas

Apesar de ser natural, algumas pessoas relatam reações alérgicas como erupções no rosto, ganho de peso ou desconfortos gastrointestinais ao ingerir a geleia real. Assim, pessoas que têm alergia à picada de abelha, por exemplo, não devem usar o produto.

Usar a geleia real por meio de injeção aumenta os riscos de ocorrência de reações alérgicas. Para diminuir esses riscos, comece com uma dose reduzida de geleia real e vá aumentando aos poucos.

Além disso, a geleia real pode piorar sintomas de asma, afetar a atividade hormonal feminina e potencializar os efeitos de medicamentos redutores do colesterol e de anticoagulantes. Desta forma, mulheres gestantes ou com doenças como câncer relacionadas com hormônios devem evitar o uso da geleia.

Em geral, o uso de geleia real não traz riscos à saúde. Porém, devido ao potencial risco de reações alérgicas e interações com hormônios, o ideal é conversar com um profissional da saúde antes de incluir o suplemento no dia a dia, principalmente se você for alérgico a picadas de abelha ou a algum outro tipo de inseto ou estiver esperando um bebê ou amamentando.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar dos benefícios da geleia real que separamos acima? Já experimentou o produto alguma vez para algum destes propósitos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (59 votos, média: 3,95 de 5)
Loading...
Sobre Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

16 comentários em “15 Benefícios da Geleia Real – Para Que Serve, Como Usar e Dicas”

  1. Comecei a tomá a geléia rreal faz 2 meis e to cagando mole faz um meis, ciclismo natassão e cuper. quanto mais geleia menos geleia, obrf

  2. Faz muito tempo que consumo a geléia real em creme, já acostumei com o sabor azedinho. Adoro! Meu sistema imunológico melhorou muito. É normal esse sabor azedinho.

  3. Comecei a usar a geleia real e estou com mais energia, e meu sistema imunológico bem melhor!
    Satisfeita com o resultado.

  4. Eu comecei a tomar a geleia real em cápsulas a um mês faz ciclismo treino musculação faço caminhada as cápsulas demoram a agir no corpo, obg.

  5. Estou usando há dois meses, já usei alguns anos , mas agora com 80 anos apesar de uma vida de Exercicios,Thaici Chuan e caminhada ,estava muito cansada,voltei a usar e estou muito bem . animada e mais confiante , e vou mante pra sempre.!!!!!!!!!!!!!

  6. Consumo há uns 3 meses por indicação de um amigo, meu metabolismo melhorou em todos sentidos, me sinto com mais energia, pele acentuada, uma melhor qualidade de vida. Vou consumir por toda vida.

  7. Eu consumo a geléia real a muito tempo em creme embaixo da língua. As cápsulas, eu não sei qto tempo demora pra fazer efeito. E qto tempo devo tomar.

  8. Comprei a geléia natural, mas estranhei pois o sabor não é amargo como tenho lido nos textos e sim azedo. Ela pode estar estragada?

      • Eu consumo a geléia real a muito tempo em creme embaixo da língua. As cápsulas, eu não sei qto tempo demora pra fazer efeito. E qto tempo devo tomar.

Publicidade