13 benefícios da alfavaca – Para que serve, chá e como usar

Especialista da área:
atualizado em 28/07/2021

A alfavaca, ou Ocimum basilicum, vem chamando a atenção de especialistas nos últimos anos, devido aos benefícios que a planta pode trazer para a saúde. Esses benefícios se devem principalmente à presença de óleos essenciais ricos em fitonutrientes, que vem sendo estudados cada vez mais.

  Continua Depois da Publicidade  

Então, a seguir iremos conhecer um pouco mais sobre essa planta tão usada no dia a dia, além de descobrir seus benefícios e aprender como preparar o seu chá.

O que é alfavaca?

alfavaca
A alfavaca é uma erva que pertence à família das mentas

A alfavaca é uma erva que pertence à família da menta, e é muito requisitada na culinária por causa da sua capacidade de acrescentar mais sabor e aroma aos alimentos. Ela é conhecida popularmente por manjericão-de-folha-larga, alfavaca cheirosa e basilicão.

Benefícios da alfavaca

A alfavaca contém muitas substâncias importantes, entre elas a vitamina K, vitamina C, vitamina B9, vitamina A, compostos antioxidantes e diversos minerais, como o ferro e o cobre.

Por isso, ela é muito usada na medicina tradicional para o tratamento e a prevenção de uma série de problemas de saúde, como veremos a seguir:

1. Pode ajudar a regular o sistema imunológico

mulher saudável e se energisando

Por ser rica em compostos antioxidantes, a alfavaca pode ajudar a regular o sistema imune de forma natural. Assim, o seu consumo pode contribuir para a prevenção e o tratamento de problemas como:

  • Inflamações, que são causadas por uma reação exagerada do sistema imune;
  • Algumas formas de câncer, uma vez que o sistema imunológico é responsável pela eliminação de células cancerígenas.

2. Ajuda a saúde do coração

Alguns estudos mostraram que a sementes da planta podem ajudar a diminuir o colesterol ruim no sangue, o LDL. Além disso, o nível de potássio presente nas sementes contribui para a redução da pressão arterial. Por isso, o uso regular da alfavaca pode ajudar a prevenir algumas doenças cardiovasculares.

  Continua Depois da Publicidade  

3. Reduz os efeitos do estresse oxidativo

Os radicais livres estão presentes em todas as partes, por esse motivo somos atingidos por eles o tempo todo, e essa condição pode trazer prejuízos para a saúde, como envelhecimento precoce da pele, inflamações e até mesmo o aparecimento de doenças como diabetes, hipertensão e até câncer. 

Assim, o uso de alimentos ricos em antioxidantes, incluindo a alfavaca, são capazes de ajudar o nosso corpo a combater o estresse oxidativo e diminuir os danos que eles podem provocar.

4. Ajuda a controlar o açúcar no sangue

medidor de glicose

Um dos benefícios da alfavaca pode ser a capacidade de controlar os níveis de açúcar no sangue, embora este efeito ainda precise ser mais estudado. Por isso, caso você faça uso de algum medicamento para reduzir a glicemia e queira experimentar a alfavaca, fique atento aos seus níveis sanguíneos de açúcar, para evitar quedas bruscas.

5. Pode ajudar a reduzir o inchaço

Outro efeito da alfavaca é o estímulo à produção de urina, ajudando o corpo a eliminar o excesso de líquido. Esse efeito vem atraindo muitas pessoas que sofrem com a retenção de líquidos, um problema que atinge principalmente mulheres jovens.

6. Pode ajudar a prevenir a anemia

Por ser rica em ferro e cobre, a alfavaca pode ser útil na prevenção e no tratamento da anemia, uma vez que as células do sangue necessitam do ferro para transportar oxigênio. Mas é importante lembrar que a alfavaca não faz milagres, e por isso o seu uso deve estar associado ao consumo de outros alimentos ricos nesses nutrientes.

7. Promove a saúde do cérebro

cérebro

O envelhecimento natural costuma afetar também o nosso cérebro, e a alfavaca pode ser útil para retardar essa degradação. Isso acontece porque ela é rica em manganês, que impulsiona a atividade dos transmissores no cérebro, que está ligada aos reflexos mentais. 

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, os antioxidantes presentes na planta ajudam a evitar o estresse oxidativo no sistema nervoso central, o que pode contribuir para a prevenção de algumas doenças neurodegenerativas.

8. Pode ter um efeito antibacteriano

Esses benefícios da alfavaca se dão devido aos seus muitos óleos voláteis como o estragol, linalol, cineol, eugenol, sabineno, mirceno e limoneno, e, de acordo com especialistas, esses compostos ajudam a inibir o crescimento de algumas espécies de bactérias.

Por isso, adicionar alfavaca fresca na salada pode trazer um toque extra de sabor, mas também pode ajudar a reduzir o número de bactérias nocivas.

9. Ajuda a aliviar o estresse

relaxamento

O estresse está muito presente no nosso dia a dia e muitas vezes pode interferir na nossa performance e também nas relações sociais. Algumas pesquisas relataram que o consumo regular de alfavaca pode ajudar a diminuir a depressão, impulsionar o humor e reduzir os níveis de hormônios de estresse no corpo, o cortisol.

10. Ajuda a aliviar a tosse e doenças respiratórias

Mais um dos benefícios da alfavaca é que ela pode ser usada para tratar a tosse, dor de garganta e outros problemas respiratórios. Isso acontece porque suas folhas possuem compostos com propriedades expectorantes, que ajudam a aliviar o congestionamento e outros sintomas respiratórios. 

11. Melhora a saúde ocular

Os olhos são órgãos bastante sensíveis, e vulneráveis a ação de radicais livres, infecções virais, bacterianas e fúngicas, que podem ser muito perigosas. Assim, o consumo da alfavaca pode ajudar a prevenir esses problemas, uma vez que ela é rica em compostos com ação antimicrobiana e antioxidante.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas é importante lembrar que a alfavaca, seja na forma de chá ou de extrato, não deve ser aplicada diretamente nos olhos, para evitar irritação no local.

12. Cuida da saúde bucal

escovando os dentes

A saúde da gengiva, boca e dentes é extremamente importante, afinal, a boca é a porta de entrada para os alimentos. Mas, ao mesmo tempo, a boca é uma região com um número bastante grande de bactérias, e por isso devemos ter muito cuidado com a higiene.

Então, devido a suas propriedades, a alfavaca pode ser uma boa opção para os cuidados com dentes e gengivas, pois as suas folhas ajudam a matar as bactérias e os germes que provocam cáries, placa bacteriana, tártaro e mau hálito.

13. Pode prevenir e tratar a acne

Os óleos essenciais presentes nas folhas frescas da alfavaca ajudam a eliminar as bactérias da pele, além de promover a limpeza e a desobstrução de poros entupidos, que é uma das principais causas da acne.

Onde encontrar?

A alfavaca é facilmente encontrada em casas de produtos naturais, zonas cerealistas e lojas virtuais, além de poder ser cultivada em casa. 

Geralmente, são vendidas as folhas secas, sementes, óleo e também extratos. As folhas, que são as mais comuns, têm um cheiro doce e um sabor mentolado. Se for comprar fresca, procure folhas que tenham uma cor verde viva, sem buracos ou manchas escuras.

  Continua Depois da Publicidade  

Receita de chá de alfavaca

chá de alfavaca

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de alfavaca;
  • 1 xícara de chá de água;
  • Açúcar ou adoçante natural (opcional).

Modo de preparo:

  • Em uma panela, adicione a água e leve para ferver;
  • Depois, quando levantar fervura, desligue o fogo e acrescente a alfavaca;
  • Então, abafe e deixe em infusão por cerca de 3 minutos;
  • Por fim, coe e acrescente o adoçante natural, se desejar.

Dicas e cuidados

  • Para promover a saúde bucal, você pode utilizar o chá feito a partir das folhas da alfavaca, sem açúcar, para bochechar;
  • Já para tratar cortes, feridas ou picadas de inseto, você pode aplicar compressas do chá sem açúcar no local. Como ela é antibacteriana, antisséptica e anti-inflamatória, pode ser capaz de ajudar a acelerar o processo de cicatrização;
  • Outra dica de uso é tomar o chá antes de dormir, uma vez que a planta também possui propriedades relaxantes;
  • Por fim, caso os sintomas não melhorem com o uso da alfavaca, procure um profissional de saúde, para assim descobrir a real causa do problema e tratá-la de forma adequada.
Fontes e referências adicionais

Você já conhecia tantos benefícios da alfavaca para a nossa saúde? Já experimentou o chá dessa erva ou a utilizou em sua cozinha? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (95 votos, média 4,15)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

70 comentários em “13 benefícios da alfavaca – Para que serve, chá e como usar”

  1. Foi muito útil o seu trabalho sobre alfavaca. Eu tinha dúvidas, por que alguns dizem que a erva aumenta a pressão arterial. Porém a seu relatório mostrou totalmente o contrário. Sou muito grata ao seu esclarecimento. Fique com Deus.

    Responder
  2. Eu conheço, a alfavaca….gosto na culinária , faço vinagrete uso bastante…na infância minha mãe usava a semente para tirar sisco do olho, é só colocar uma semente no olho que o sisco e a semente vão para o cantinho do olho.

    Responder
  3. Boa noite, eu uso muito a alfavaca como chá e uso também nos meus gatos e cachorros quando estão com alguma infecção tanto fora como dentro do organismo. E é muito bom e até já comentei com o veterinário que cuida deles mas o mesmo diz desconhecer esta erva e falei para ele que é muito boa e cura de verdade. Agora estou pensando em usá-la todos os dias no chá para toda a família humana e animal.

    Responder
  4. Puxa! Que maravilha a natureza nos propicia. Fiquei inteirado do estudo científico da alfavaca e fiquei maravilhado.
    Imagine, tenho plantada a quase um ano e apesar do seu excelente aroma, a preteria em prol do manjericão, que obviamente perderá o seu trono.
    Fiiquei fã da alfavaca hoje já degustarei o chá.

    Responder
  5. Quando criança minha mãe fazia este chá para mim, hoje conversando com uma vizinha falei que estava com tosse e ela tinha no quintal e me deu para fazer chá, levarei muito da minha infância pois minha mãe tinha no sitio.

    Responder
    • Tenho no meu quintal, só usava em xarope caseiro para meu filho, não imaginava que tivesse tantos benefícios.

      Responder
    • Já era fã de alfavaca botava na minha comida,agora vou tomar o chá Deus é maravilhoso qui nos deu essa erva.?

      Responder
  6. Sempre tomei para gripes e resfriados, agora mesmo por esta gripado acabei de fazer o meu chá e logo vou tomar…. É muito bom saber de todos os benefícios, na vida é assim sempre aprendemos, obrigado pela exelente explicação.

    Responder
  7. Faço uso diário, venho de uma familia onde minha mae tratava tudo com cha de varias ervas. Tenho esse habito comigo, faco uso de de diversas ervas em chás amooo. Só confirmou tudo que já faço. Obrigada.

    Responder
  8. Tenho tomado com chimarrão apenas pelo sabor, sem saber dos diversos benefícios desta planta milagrosa

    Responder
  9. EU CONHECIA A ALFAVACA E A CHAMAVA DE FAVACA DA COSTA, A 40 ANOS ATRÁS EU FAZIA CHÁ PARA OS MEUS FILHOS PARA CURAR TOSSES ALÉRGICAS ERA UM SANTO REMÉDIO. VIM PESQUISAR PARA ENCONTRAR A ALFAVACA PARA DAR OS MEUS NETOS QUE ESTÃO TOSSINDO MUITO. A MINHA SURPRESA FOI TAMANHOS BENEFÍCIOS ENCONTRADOS VOU PLANTAR EM VASO E CULTIVAR.

    Responder
    • Conheço e uso na culinária, mas não sabia dos benefícios para saúde, vou fazer chá diariamente, pois entre outras coisas tenho potássio baixo. Amei a matéria.

      Responder
  10. Vocês sabem dizer se chá de alfavaca diminui a produção do leite materno, visto que li aí que funciona como um anti-inflamatório? (Já li que anti-inflamatório seca o leite materno).

    Responder
  11. Não imaginava nunca sobre esses benefícios. Maravilhoso demais! Temos uma farmácia natural no quintal e não sabia. Obrigada pelas informações.

    Responder