11 Frutas Low Carb Para sua Dieta

Especialista:
atualizado em 22/04/2021

Em uma tradução literal e livre para o português, a expressão low carb significa algo como baixos carboidratos, poucos carboidratos ou baixo teor de carboidratos.

Mas o que pode levar uma pessoa a seguir uma alimentação com restrição ou diminuição na ingestão de carboidratos, um nutriente que é conhecido por ser uma das principais fontes de energia para o organismo da gente?

Bem, isso pode ocorrer pelas exigências do tratamento de uma doença ou condição de saúde ou por conta de uma escolha como estratégia para promover a diminuição do peso corporal.

As frutas e a dieta low carb

Desde pequenos, costumamos escutar de nossos pais, avós, professores e médicos que precisamos consumir frutas. E não é para menos, afinal, além de saborosas em muitos casos, elas também são bastante nutritivas e fornecem uma série de compostos fundamentais para o nosso organismo funcionar corretamente como vitaminas, minerais e fibras.

Isso sem contar que algumas frutas são baixas em calorias, o que representa uma vantagem para quem tem o objetivo de emagrecer.

Portanto, não parece muito aconselhável que as frutas sejam retiradas de qualquer tipo de dieta, não é mesmo? E, obviamente, isso inclui os regimes alimentares com baixo consumo de carboidratos.

Para quem segue uma dieta low carb, é bastante vantajoso conhecer quais são as alternativas existentes de frutas low carb, o que dá aquela força na hora de montar as refeições.

Vamos conferir abaixo uma lista que traz algumas opções de frutas low carb (que não será apresentada em ordem crescente o decrescente do teor de carboidrato), entretanto, antes de chegarmos a ela, lembramos que para a segurança e saúde do seu organismo, é fundamental contar com o acompanhamento de um nutricionista ao seguir uma alimentação com baixa ingestão de carboidratos.

Além de ajudar a montar refeições low carb que funcionem para você, o profissional é qualificado para ensinar como seguir esse tipo de programa alimentar sem deixar de fornecer os nutrientes e a energia que o organismo requer para o seu funcionamento apropriado e, de quebra, ter um apoio profissional para escolher as melhores frutas para a sua dieta e saúde.

Lembrando sempre que este artigo existe unicamente com o objetivo de informar e jamais pode substituir a opinião e orientação profissional do médico e do nutricionista. 

11 opções de frutas low carb

  1. Framboesa: Uma porção de 100 g de framboesa contém somente cerca de 5,45 g de carboidratos. Por sua vez, uma xícara de framboesas vermelhas possui aproximadamente 14,7 g de carboidratos.
  2. Abacate: Calórico, porém, rico em gorduras saudáveis, o abacate também é uma das principais frutas low carb. A maior parte dos carboidratos do alimento corresponde a fibras. Uma porção de 100 g de abacate é composta por aproximadamente 8,5 g de carboidratos, sendo 6,5g de fibras, ao mesmo tempo em que uma xícara do alimento fatiado contém 12,45 g de carboidratos.
  3. Morangos: Uma porção de 100 g de morangos contém aproximadamente 7,7 g de carboidratos, ao mesmo tempo em que uma xícara de morangos cortas em fatias carrega 12,75 g de carboidratos.
  4. Amora: Uma xícara de amoras é composta por aproximadamente 13,85 g de carboidratos, enquanto uma porção de 100 g da fruta apresenta em torno de 9,6 g de carboidratos.
  5. Melancia: Classificado como um dos alimentos mais ricos em água, a melancia apresenta 7,55 g de carboidratos. Já uma xícara de melancia em cubos é composta por aproximadamente 11,5 g de carboidratos.
  6. Melão Cantalupo: Uma porção de 100 g do melão cantalupo apresenta em torno de 8,15 g de carboidratos, enquanto uma xícara do alimento cortado em cubos carrega aproximadamente 12,75 g de carboidratos.
  7. Pêssego: O pêssego é um integrante da lista de frutas low carb porque possui aproximadamente 9,55 g de carboidratos em uma porção de 100 g. Segundo os dados nutricionais, uma unidade média de pêssego apresenta em torno de 7,55 g de carboidratos, ao mesmo tempo em que uma xícara do alimento cortado em fatias carrega cerca de 16,2 g de carboidratos.
  8. Laranja: Uma porção de 100 g de laranja contém 12 g de carboidratos, enquanto uma laranja média carrega 15 g de carboidratos. Ressaltamos que a laranja deve ser consumida com o bagaço, evitando o suco de fruta coado, pois dessa forma conseguimos contabilizar melhor a quantidade de carboidratos ingeridos e diminuir o índice glicêmico da laranja.
  9. Abacaxi: Essa fruta é composta por 13 g de carboidratos em uma porção de 100. Uma xícara de abacaxi em cubos possui 22 g de carboidratos e uma fatia com 9 cm de diâmetro e 2 cm de espessura apresenta aproximadamente 10,6 g de carboidratos.
  10. Limão: Uma porção de 100 g do alimento é composta por 9,32 g de carboidratos, enquanto uma xícara de limão picado contém 19,76 g de carboidratos.
  11. Coco (Polpa): Quando falamos do coco, ressaltamos que se trata da polpa (parte branca) e não da água de coco. 100 g de coco (polpa) possui 15,2 g de carboidratos, sendo 9 g desses de fibras, ao mesmo tempo que uma xícara de coco picado possui 12,2 g de carboidratos.

Atenção

As frutas não foram submetidas a análises nutricionais para checar a quantidade de carboidratos que cada uma delas apresenta. Simplesmente reproduzimos as informações de fontes seguras no decorrer da lista de frutas low carb acima. Ou seja, os dados servem somente como uma estimativa a respeito do teor de carboidratos das frutas.

Além disso, vale lembrar que o acréscimo de ingredientes para adoçar as frutas, como açúcar, mel e coberturas doces, fará com que o teor final de carboidratos do prato seja elevado.

  Continua Depois da Publicidade  

Preste atenção ainda para o fato que, dependendo do tamanho da porção de uma fruta – estamos falando aqui das porções maiores, obviamente – ela pode apresentar um teor de carboidratos não tão baixo.

Você costuma consumir muitas dessas frutas low carb em sua dieta? Quais são as suas preferidas? Como faz para montar a sua dieta low carb? Comente abaixo!

(32 votes, average: 3,72 out of 5)
Loading...
Sobre Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

Publicidade