Benefícios do chá de cavalinha, dicas e receitas

atualizado em

Combate à retenção de líquidos, propriedades anti-inflamatórias e antioxidades: conheça todos os benefícios do chá de cavalinha para sua saúde!

A cavalinha é uma planta medicinal originária das áreas pantanosas de quase todo o Brasil. Ela também é conhecida pelos nomes de cavalinha-gigante, erva-canudo, erva-carnuda e rabo-de-cavalo.

Portanto é possível consumir a planta por meio de um chá e é justamente a respeito da bebida que nós falaremos abaixo.

Para que serve o chá de cavalinha? E quais seus benefícios? Será que o chá de cavalinha emagrece também?

Veja o vídeo abaixo da nossa nutricionista falando sobre o chá de cavalinha ou então prossiga lendo a seguir.

Propriedades e benefícios do chá de cavalinha

1. Combate a retenção de líquido

A retenção de líquido é uma condição caracterizada pelo acúmulo de água no organismo, que causa inchaço no corpo. O chá de cavalinha ajuda a combater o problema porque promove a eliminação desse líquido em excesso através da urina, graças à sua propriedade diurética.

2. Aceleração do metabolismo

A bebida pode ser utilizada como auxiliar em dietas para emagrecer graças ao seu efeito de aceleração do metabolismo, e quando o metabolismo funciona de maneira mais rápida, o processo de queima de calorias e gorduras torna-se mais eficiente.

  Continua Depois da Publicidade  

3. Bom para a saúde da pele

A cavalinha possui propriedade adstringente, ou seja, reduz da oleosidade da pele além de combater e previnir o aparecimento de espinhas. A erva esmagada pode ser aplicada na pele para ajudar no tratamento de feridas, doenças na pele, queimaduras e frieiras.

4. Fortalece unhas e cabelos

A planta medicinal ainda está associada aos benefícios de fortalecimento e crescimento das unhas e dos cabelos. Misturar duas colheres de chá da erva seca com um copo de água e mergulhar as unhas dentro da mistura é uma forma de tratar unhas frágeis e quebradiças.

5. Ação antioxidante

Um estudo publicado no Journal of Medicinal Food (Jornal da Medicina Alimentar, tradução livre) no ano de 2010 classificou a cavalinha como uma fonte natural de antioxidantes.

A ação antioxidante é importante para o organismo humano porque combate a ação dos radicais livres, substâncias malignas causadoras de diversas doenças.

cavalinha

6. Propriedade anti-inflamatória

Outra pesquisa, essa publicada em 2004 na Pharmacal Research, apresentou as propriedades anti-inflamatórias da cavalinha, associadas a diminuição ou prevenção do sangramento causado por hemorróidas.

7. Atividade antimicrobiana

Sua ação antimicrobiana, ao lado de seu efeito anti-inflamatório, também pode auxiliar em relação à irritação e eliminação do pus causados por furúnculos, carbúnculos e feridas. Para isso, é necessário utilizar a cavalinha em compressas e pomadas.

  Continua Depois da Publicidade  

8. Memória e cognição

Pesquisadores brasileiros que fizeram um experimento com ratos descobriram que o chá de cavalinha pode ajudar a melhorar a memória e a cognição tanto a curto prazo quanto a longo prazo. Dessa maneira, acredita-se que o efeito seja possível por conta da ação antioxidante da planta medicinal.

9. Bronquite, tosse, resfriado e gripe

Tomar o chá de cavalinha pode auxiliar a tratar problemas como bronquite, tosse seca, obstrução nasal e alterações na temperatura do corpo, associadas a gripes e resfriados.

Portanto acredita-se que inalar o vapor da bebida pode reduzir a obstrução nasal e que a ingestão do chá de cavalinha duas a três vezes por dia contribui com o tratamento da tosse e outros problemas respiratórios.

10. Amigdalite e saúde bucal

Um enxaguante bucal feito com chá de cavalinha pode auxiliar o tratamento de amígdalas inflamadas, sangramentos nas gengivas e feridas bucais. Portanto a indicação é fazer o gargarejo com o enxaguante bucal durante um a três minutos.

Como fazer: Receita de chá de cavalinha

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de cavalinha;
  • 500 ml de água.

Modo de preparo:

  Continua Depois da Publicidade  
  1. Colocar a cavalinha dentro de um recipiente;
  2. Em seguida ferver a água;
  3. Então transferir a água fervente para o recipiente da cavalinha;
  4. Por fim deixar abafado por cinco minutos. Coar e servir.

Recomenda-se consumir o chá ao longo do dia. A quantidade diária recomendada do chá é de duas a três xícaras.

Veja em mais detalhes como fazer chá de cavalinha.

Cuidados com o chá de cavalinha

A bebida não deve ser consumida por mulheres grávidas ou que estejam amamentando, crianças e pessoas que sofrem com pressão baixa, deficiência de vitamina B1 ou potássio.

Pessoas com diabetes devem ter cuidado ao tomar o chá de cavalinha e monitorar seus níveis de açúcar no sangue, pois o seu consumo pode favorecer o desenvolvimento de hipoglicemia (taxas baixas de glicose no sangue).

Por fim, o uso da cavalinha deve ser a curto prazo e durar até dois meses. Ao utilizar um suplemento à base da planta, recomenda-se fazer uma pausa de uma semana após um mês de uso, antes de retomar seu consumo.

Você já conhecia todos esses benefícios do chá de cavalinha registrados acima? Tem o costume de tomar este chá? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

76 comentários em “Benefícios do chá de cavalinha, dicas e receitas”

  1. Tomei chá de cavalinha duas vezes e é pior que café:tirou meu sono e não consegui dormir direito.

    Responder
  2. Olá,
    Gostaria de saber se as cápsulas de cavalinha podem ajudar que tem Hiperplasia Prostática Benigna?

    Responder
  3. Me ajude em que ponte fui imoderado e desrespeitoso! Caso eu me tenha equivocado em alguma colocação me ajude a corrigir. Desde já agradeço.

    Responder
  4. Parabéns Mundo Boa Forma pelas informações e que as pessoas façam bom uso das plantas medicinais e muito importante saber onde comprar para não comprar gato por lebre! Comprar só em lojas reconhecidas (mundo verde, herborista e outras). Se a pessoa conhece em cabeceiras de feiras quem a venda, só se for com pessoa séria.
    Obrigado.

    Responder
  5. Boa noite , gostaria de saber se posso mistura Porangaba,cavalinha, centelha asiática e fazer um chá potente. e se quem tem pressão alta pode tomar.gostaria de resposta.

    Responder
    • Mercês, cavalinha auxiliar como diurético pra quem tem hipertensão e ainda repõe potássio. Pode por as outras plantas.

      Responder
  6. Pra infecção de urina chá da folha de abacate faz maravilhas. Deixe secar na porta da geladeira dentro e faça o chá

    Responder