11 benefícios da silimarina – O que é, para que serve e como tomar

atualizado em

Conheça os benefícios da silimarina e entenda exatamente o que é, para que serve e as recomendações mais usuais de como tomar essa substância.

A silimarina é um medicamento que vem sendo cada vez mais prescrito por médicos, principalmente pelos benefícios que ela pode trazer para quem sofre de problemas no fígado. 

Ela é feita a partir do extrato do cardo mariano, uma erva bastante usada na medicina tradicional de várias regiões do mundo. 

Então, a seguir vamos descobrir se a silimarina pode realmente ajudar o seu fígado, além de conhecer os outros benefícios que ela pode trazer para a saúde e o bem estar.

Veja também: 18 remédios para fígado mais usados, e dicas importantes

O que é silimarina?

O que conhecemos popularmente como silimarina é na verdade um conjunto de compostos encontrados numa planta chamada cardo de leite ou cardo mariano, de nome científico Silybum marianum

A planta, da mesma família das margaridas, é nativa de países da região do Mediterrâneo, e nesses locais é usada há décadas como um remédio natural para uma série de enfermidades, principalmente aquelas que afetam o fígado e a vesícula biliar.

  Continua Depois da Publicidade  

Benefícios da silimarina

Cardo-mariano: silimarina
Existem inúmeros benefícios da silimarina para a saúde

Conheça a seguir mais detalhes sobre os potenciais benefícios que a silimarina pode trazer para a sua saúde:

1. Bom para a função hepática

Diversos estudos já demonstraram que a silimarina ajuda a proteger o fígado contra danos causados por substâncias tóxicas, como o álcool e alguns medicamentos, além de agir também em casos de hepatites e outros problemas hepáticos.

Entretanto, como doenças que atingem o fígado podem ser bastante graves e trazer sérios riscos para a saúde em geral, caso suspeite que esteja com alguma condição envolvendo o órgão, procure ajuda médica.

2. Benéfico para tratar a diabetes do tipo 2

Um estudo feito com modelos animais publicado no periódico Pharmaceutical Biology indica que o extrato de cardo de leite foi capaz de diminuir a resistência à insulina das cobaias, o que pode ajudar bastante pessoas que sofrem de diabetes tipo 2.

No entanto, é necessário que mais estudos sejam feitos, dessa vez com humanos, para confirmar esses benefícios da silimarina para diabéticos.

3. Previne o declínio cognitivo devido ao envelhecimento

A silimarina é utilizada em algumas culturas como tratamento de doenças como o Alzheimer e Parkinson, embora ela ainda esteja sendo estudada para comprovar esse efeito.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas, ao que tudo indica, a neuroproteção se deve às ações antioxidantes e anti-inflamatórias das substâncias encontradas no cardo mariano, que ajudariam a prevenir o estresse oxidativo em algumas áreas do cérebro.

4. Bom para os ossos

Alguns estudos preliminares, feitos em tubos de ensaio e com modelos animais, sugerem que a silimarina pode evitar a perda de minerais nos ossos.

Assim, é possível que a substância ajude a prevenir doenças como a osteoporose, embora estudos com humanos ainda sejam necessários para comprovar este efeito.

5. Pode ajudar no tratamento do câncer

Algumas pesquisas sugerem que as propriedades antioxidantes da silimarina podem ajudar no tratamento do câncer, além de amenizar os efeitos colaterais da quimioterapia.

Entretanto, mais estudos são necessários para entender melhor este efeito, além de garantir a segurança para o uso nestes pacientes. 

6. Pode melhorar a produção de leite materno

Outro efeito atribuído à silimarina é o aumento da produção de leite materno, que se deve ao estímulo à liberação de prolactina, um hormônio ligado à produção de leite.

  Continua Depois da Publicidade  

Entretanto, existem poucos estudos sobre essa propriedade da substância. Assim, mais pesquisas devem ser realizadas, principalmente com relação à segurança para o bebê que esteja sendo amamentado.

 7. Deixa a pele saudável

A acne é um dos problemas de pele mais frequentes, atingindo inúmeras pessoas em todo o mundo. Além disso, nem sempre os tratamentos convencionais funcionam de forma adequada.

Por isso, muitas pesquisas vêm sendo desenvolvidas na área, e cientistas identificaram recentemente que os radicais livres têm um papel importante no aparecimento e na gravidade das espinhas. Assim, substâncias antioxidantes, como é o caso da silimarina, podem ser úteis no tratamento da condição.

Conheça também outras formas de tratar e tirar manchas de acne do rosto.

8. Diminui o colesterol

Altos níveis de colesterol podem prejudicar muito a sua saúde e aumentar o risco de um derrame ou outras doenças cardiovasculares.

Assim, o uso de substâncias com ação antioxidante pode ajudar a prevenir esses problemas de saúde, uma vez que elas agem na proteção dos vasos sanguíneos contra a ação do estresse oxidativo e da formação de placas gordurosas.

Conforme dados publicados em 2006 na revista Phytotherapy Research, um dos benefícios da silimarina é o de manter os níveis de colesterol baixos.

9. Pode promover a perda de peso

Alguns especialistas afirmam que a silimarina pode contribuir para a perda de peso, devido a seus efeitos nos níveis de açúcar e colesterol, além de suas propriedades antioxidantes.

No entanto, mais pesquisas precisam ser feitas para comprovar se este é um dos benefícios da silimarina.

10. Ajuda a aliviar sintomas da asma

Os efeitos anti-inflamatórios da silimarina podem amenizar os sintomas da asma, de acordo com uma pesquisa publicada no periódico Biochemical and Biophysical Research Communications.

Mas, como se trata de um estudo feito com modelos animais, ainda não podemos afirmar que o mesmo efeito pode beneficiar seres humanos, e mais pesquisas ainda são necessárias.

11. Fortalece o sistema imunológico

Como possui um forte efeito antioxidante, a silimarina pode contribuir para o bom funcionamento do sistema imunológico, ajudando a evitar o aparecimento de reações exageradas, como é o caso das inflamações.

Como tomar a similarina?

Cardo-mariano: silimarina
A silimarina é um suplemento extraído do cardo mariano

A forma de uso da silimarina pode variar bastante, dependendo do objetivo do tratamento ou do fabricante do medicamento. 

Mas, de forma geral, é indicado o uso de uma cápsula antes das três principais refeições do dia, ou seja, antes do café da manhã, do almoço e do jantar.

Efeitos colaterais

A Silimarina pode causar alguns efeitos indesejados, que normalmente envolvem o sistema digestivo, principalmente quando utilizada de forma exagerada. Os mais comuns são:

  • Náusea
  • Diarreia
  • Dor de cabeça
  • Gases
  • Inchaço abdominal.

E ainda existe a possibilidade de ocorrência de efeitos colaterais mais raros, que muitas vezes não são reconhecidos como tendo relação com o uso do medicamento. São eles:

  • Disfunção sexual
  • Dores musculares
  • Dores nas articulações.

Interações com medicamentos

Até o momento não foram relatados casos de interação medicamentosa com o uso do produto.

Entretanto, caso apresente algum efeito desagradável ao utilizar algum outro medicamento juntamente com a silimarina, procure auxílio médico.

Contraindicações da similarina

Apesar de ser um medicamento bastante seguro, seu uso é contraindicado para alguns grupos de pessoas, devido ao risco de reações adversas ou à falta de estudos. São eles:

  • Mulheres grávidas ou que estejam amamentando
  • Pessoas com alergia a qualquer um dos componentes da formulação
  • Crianças e adolescentes
  • Pessoas hipertensas.

Além disso, é importante consultar um médico antes de começar a utilizar a silimarina ou qualquer outro tratamento, seja ele natural ou de farmácia.

Dicas e cuidados

Álcool
É importante diminuir o consumo de bebidas alcoólicas para que a erva faça efeito

Embora a Silimarina seja comumente recomendada para o tratamento e a prevenção de problemas no fígado, principalmente como protetora contra os efeitos do álcool e de medicamentos, ela não faz milagres.

Então, caso esteja utilizando o medicamento com essa finalidade, procure fazer algumas mudanças de estilo de vida, para poupar o órgão de agressões adicionais, como:

  • Tenha uma dieta balanceada
  • Procure fazer exercícios com regularidade
  • Evite a automedicação, uma vez que muitos medicamentos podem causar danos ao fígado quando usados de forma errada
  • Diminua o consumo de álcool, ou pare-o totalmente, caso tenha sido diagnosticado com alguma doença hepática.

Além disso, sempre consulte um médico antes de iniciar o uso da Silimarina, uma vez que ele pode avaliar melhor o seu caso e definir o melhor tratamento disponível, que pode ou não envolver este medicamento.

Onde comprar a similarina?

A silimarina pode ser facilmente encontrada em farmácias e drogarias, além de sites especializados em medicamentos.

Os preços costumam variar entre 20 e 40 reais, e é possível encontrar a silimarina pura ou em associação com outras substâncias, como a racemetionina.

Fontes e referências adicionais

Você já conhecia todos esses benefícios da silimarina para a saúde? Pretende incluí-la no seu dia a dia? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

6 comentários em “11 benefícios da silimarina – O que é, para que serve e como tomar”

  1. Ano passado (2021) precisei fazer uma cirurgia mas meu fígado estava com grau elevado de gordura no fígado e o médico disse que só faria se eu regenerasse meu fígado. Corri fazer jejum intermitente e tomei o chá uma vez por dia! E acredite deu certo!! Bendito cardo Mariano!

    Responder