10 melhores frutas para diabéticos

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atualizado em 10/12/2021

Quem tem diabetes deve manter os níveis de glicose sob controle, e muitos alimentos, incluindo algumas frutas, contêm muito açúcar, o que não pode fazer bem para eles. Portanto você vai saber aqui quais são as melhores frutas para os diabéticos.

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Para uma vida mais saudável, é recomendado o consumo de frutas diariamente. Repletas de vitaminas, minerais, antioxidantes e outros nutrientes, elas ajudam nosso corpo a se prevenir de várias doenças.

Por conterem açúcares naturais, como frutose, sacarose e glicose, um pedaço de fruta fresca ou uma salada de frutas são ótimas opções também para sobremesa.

Praticamente todas as frutas são permitidas para quem tem diabetes, desde que ingeridas em quantidade limitada, dando preferência àquelas com menor quantidade de carboidratos e consumidas com bagaço e casca.

No entanto, reconhecer quais são as melhores opções de frutas para diabéticos é importante para evitar os picos de glicemia, e conferir o índice glicêmico (IG) e a carga glicêmica (CG) dos alimentos é fundamental neste controle.

Vídeo melhores frutas para diabéticos

Índice glicêmico (IG)

Quando se tem diabetes, é importante controlar o índice de glicose no sangue o tempo todo, o que significa que a pessoa deve estar atenta ao Índice Glicêmico (IG) de cada alimento, que é a medida dos efeitos dos alimentos ricos em carboidratos (como as frutas) na velocidade em que o nível de açúcar do sangue sobe.

Frutas com índice glicêmico baixo (IG de 55 ou menos) são opções seguras para diabéticos, uma vez que ajudam a regular melhor o nível de açúcar no sangue.

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Mesmo que algumas frutas sejam muito doces, elas ainda são geralmente de baixo IG, o que as torna excelentes frutas para diabéticos, inclusive substituindo doces e guloseimas não tão saudáveis (como chocolates) que devem ser evitadas ao máximo.

Carga glicêmica

Além do Índice Glicêmico, é recomendável observar a Carga Glicêmica (CG) dos alimentos, inclusive frutas. Este novo conceito avalia a quantidade e a qualidade dos carboidratos da dieta consumida. Uma fruta com carboidratos que tenha a CG baixa (menos de 10 por porção) terá um impacto menor no nível de glicose no sangue.

Morangos, por exemplo, podem ser bem doces, mas são de baixo IG (pois eles contêm principalmente carboidratos de liberação lenta), e possuem pouca CG por porção consumida (são muito baixos em teor de carboidratos por porção), por isso, são considerados boas opções de frutas para diabéticos.

10 melhores frutas para diabéticos

Morangos

Assim como amoras, framboesas e groselhas, morangos possuem um IG baixo e a CG baixa por porção consumida, o que significa que comendo essas frutas você mantera a saciedade por mais tempo e seus níveis de açúcar no sangue permanecerão estáveis.

Morangos são cheios de antioxidantes, que melhoram o sistema imunológico, neutralizando os subprodutos nocivos do metabolismo chamados radicais livres, que podem levar ao surgimento de várias doenças.

  • Índice glicêmico do morango: 40
  • Carga glicêmica (por 250g ou xícara cheia): 4

Maçã

Maçãs são outras ótimas frutas para diabéticos, pois têm baixo IG e estão disponíveis durante o ano todo. As maçãs são ricas em pectina, uma fibra solúvel que ajuda a diminuir o colesterol e regular os níveis de açúcar no sangue e a função intestinal.

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Além disso a pectina também têm um efeito anti-inflamatório que pode ajudar os diabéticos a se recuperar mais rápido de infecções. Também são ricas em antioxidantes que aumentam a imunidade.

  • Índice glicêmico: 38
  • Carga glicêmica (por 150g ou maçã média): 7
maçãs

Pêssego

Pêssegos possuem IG baixo e são repletos de fibras, vitaminas, antioxidantes, especialmente vitamina C. São melhor aproveitados frescos (evitar os enlatados). Considerados aliados dos pulmões, ótimos para hipertensão, prisão de ventre, coração e rins. Evitam doenças relacionadas à obesidade, como diabetes, síndrome metabólica e doenças cardiovasculares.

  • Índice glicêmico: 42
  • Carga glicêmica (por 150g ou pêssego médio): 6

Cerejas

Cerejas têm índice glicêmico baixo, que ajudam a manter o nível de açúcar do sangue estável. Também contêm antioxidantes poderosos, chamados de antocianinas, que oferecem propriedades anti-inflamatórias e antienvelhecimento.

  • Índice glicêmico: 22
  • Carga glicêmica (por 100g ou meia xícara de cerejas): 3

Peras

Outra fruta recomendada para diabéticos, por possuir índice glicêmico baixo, além de ser opção disponível durante todas as estações do ano. A pera é rica em vitaminas e minerais, e uma boa fonte de fibras, o que ajuda a regular o nível de açúcar no sangue, diminui o colesterol e melhora a saúde digestiva.

  • Índice glicêmico: 38
  • Carga glicêmica (por 165g ou pera média): 8

Laranjas

São a fonte mais conhecida de Vitamina C, que ajuda a proteger contra infecções e melhora nosso sistema imunológico. As laranjas são boas frutas para diabéticos pois possuem também IG baixo e CG baixa por porção consumida, graças ao seu alto teor de fibra solúvel, que ajuda a manter o nível de açúcar no sangue sob controle e diminui o nível de colesterol.

  • Índice glicêmico: 42
  • Carga glicêmica (por 200g ou laranja média): 8
copo de suco de laranja

Ameixas

São conhecidas por evitarem a constipação e regularem o funcionamento do sistema digestivo. No entanto, a ameixa é também rica em antioxidantes e fitonutrientes, em minerais, como o ferro, flúor e potássio, e vitaminas A, C e E.

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  • Índice glicêmico: 39
  • Carga glicêmica (por 100g ou 2 ameixas médias): 4

Goiabas

Outra boa opção de frutas para diabéticos é a goiaba, já que ela possui baixo índice glicêmico e baixa Carga Glicêmica por porção consumida. É ainda rica em fibras, auxiliando na estabilidade do nível de açúcar no sangue. É outra ótima fonte de antioxidantes, especialmente a vitamina C (até quatro vezes mais que em uma laranja).

  • Índice glicêmico: 20
  • Carga glicêmica (por 77 g ou 1 goiaba média): 2

Uvas

Ainda que as uvas tenham naturalmente alta concentração de açúcar, ainda assim pertencem ao grupo das frutas com baixo IG e têm a mesma CG por porção que uma laranja ou pera. Tanto uvas verdes como as vermelhas contêm poderosos antioxidantes e resveratrol, o que ajuda a prevenir o estreitamento e endurecimento das artérias (arteriosclerose), além de reduzir o risco de um ataque cardíaco e AVC.

  • Índice glicêmico: 50
  • Carga glicêmica (por 110 ou 1 punhado): 8

Abacaxi

Uma das melhores frutas para diabéticos, o abacaxi traz benefícios como o auxilio na digestão de carnes e outras proteínas. Também auxilia o corpo a funcionar adequadamente por possuir propriedades antivirais, anti-inflamatórias e antibacterianas.

É rico em vitamina A, betacaroteno, ácido fólico, cálcio, enxofre, cloro, magnésio, fósforo, potássio e sódio, além de fibras solúveis, ajudando a controlar os níveis de colesterol no sangue.

  • Índice glicêmico: 59
  • Carga glicêmica (por 100 ou 2 fatias): 7

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Você já foi diagnosticado como diabético? Quais alimentos foram excluídos de sua dieta? Que frutas costuma consumir? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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23 comentários em “10 melhores frutas para diabéticos”

  1. Me surpreende, pois as frutas que eu mais consumia em casa me foi a concelhado a não consumir mais.A única opção que eu me deram foi, abacate, morango, ameixa, maracujá e acerola. Como posso incluir outras opções?

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  2. Boa tarde, gostei bastante dos vídeos, pois
    tenho uma grande dificuldade nas quantidades (porções) dos alimentos nas refeições diárias. Tenho intolerância lactose e recemtemente diabetes tipo 1. Outra dúvida é se os alimentos zero lactose possuem os mesmos indices glicêmicos ( carboidratos) dos alimentos normais.

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  3. Sou diabética e procuro dicas de alimentos que me ajudem a controlar a glicemia, gostaria de receber informaçoes sempre que possivel, obrigada.

    Com os mais cinceros agradecimentos
    Isabel Mabota

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  4. boa tarde, estou com a glicemia alta e a nutricionista passou para o café da manhã, banana com aveia ou mamão com aveia ,será que não vai alterar mais a glicemia ?
    também gostaria de receber dicas de alimentação para diabéticos.

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  5. Passei a tomar todas as manhãs uma porção batida com 1 mamão, duas bananas pratas, um copo de leite integral, duas colheres de sopa de granola e uma colher de sopa de linhaça.
    Fiz um exame de sangue e minha glicose estava em 128. Como não tenho histórico de glicose alta, esta alimentação pode ter causado um aumento no índice da glicose ?

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    • Sim, claro que pode! A banana tem cerca de 100 calorias e seu consumo deve ser limitado a 3 por semana, apenas. Ingerir frutas como abacate, maçãs e cerejas é ótimo.

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  6. Boa tarde ..todo diabéticos precisam cortar os carboidratos.glutem.todos tipos de doces….etc….é fazer exercícios diariamente…

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  7. Sou diabético e procuro dicas de alimentos que me ajudem a controlar a glicemia, gostaria de receber informaçoes sempre que possivel, obrigada.

    Com os mais cinceros agradecimentos
    HUGO SEVERO

    Responder
    • Gostaria de receber dicas do que posso comer pois sou diabética tipo 2. Meu pâncreas ainda produz insulina, mas é pouca pois a insulina artificial NPH e a Regular que me fez muito mau. Deu vários efeitos colaterais. Qual o substituto para o arroz integral?

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  8. Sou diabética e procuro dicas de alimentos que me ajudem a controlar a glicemia, gostaria de receber informaçoes sempre que possivel, obrigada.

    Responder
    • Diabéticos tem que tomar cuidado com frutas e alimentos com carboidratos. Frutas como abacate, amora, morango tem menos carboidratos e por isso são as melhores. Quando consumir frutas com mais carboidratos é melhor que faça junto de uma refeição que tem gordura e proteínas, por exemplo, para que o indice glicêmico da refeição como um todo seja menor.

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