10 Estratégias Para Iniciar uma Alimentação Balanceada

atualizado em

A melhor estratégia para ter uma alimentação balanceada é começar a comer mais alimentos saudáveis. Isso dá ao seu corpo tempo para se ajustar – evitando a sensação de privação e dores de cabeça repentinas que podem ocorrer com dietas desintoxicantes drásticas.

Conforme você continua a comer mais alimentos saudáveis, você irá precisar de menos dos alimentos não saudáveis naturalmente, e alguns pequenos truques que podem precisar de um pouco de motivação logo se tornarão rotinas simples. Então, aqui estão as 10 melhores estratégias para incorporar uma alimentação balanceada à sua dieta.

1. Adicione Nutrição Extra

Há muitas sementes, castanhas e suplementos alimentares cheios de nutrição, que você pode adicionar facilmente às suas refeições. Por exemplo:

  • Jogue um pouco de sementes de chia no seu cereal matinal ou salada do almoço: apenas uma colher de sopa contém aproximadamente 10% da quantidade recomendada de cálcio, 20% das fibras e 8 vezes mais ômega 3 que o salmão! Ela também é tão rica em antioxidantes quanto o mirtilo.
  • Adicione óleo de linhaça aos seus vegetais ou molho de salada – ele tem 6 vezes mais ômega 3 que a maioria dos óleos de peixe e uma simples colher de chá pode oferecer a dose diária recomendada.
  • Você também pode adicionar levedura de cerveja à salada, sopa ou pipoca caseira – 2 colheres de sopa oferecem 90% da sua necessidade diária de selênio, 50% de cobre, 50% de niacina, 40% de vitamina B6, 30% de proteína e outras vitaminas e minerais!

2. Mude Para Vários Grãos Integrais

Experimente macarrão integral, ou melhor ainda, macarrão de trigo sarraceno. Ao invés de arroz branco, coma o integral ou o vermelho. Além de alguns sabores novos (o arroz vermelho é melhor com peixe), você irá receber muito mais nutrição, já que a maioria dos minerais e fibras está na casca do grão. A fibra é importante para uma alimentação balanceada porqe te ajuda a se sentir saciado e comer menos, enquanto também é importante para a função intestinal e digestão.

3. Consuma Alguns Alimentos Crus

Enquanto alguns nutrientes estão presentes em quantidades maiores em alimentos cozidos (por exemplo, betacaroteno e licopeno), alimentos cozidos e sucos pasteurizados perdem grandes quantidades de sua vitamina C e enzimas que ajudam na digestão e absorção de nutrientes. Assim, é muito benéfico comer mais saladas cruas, sucos frescos e lanches crus.

4. Adicione Mais Acompanhamentos

Além de comer mais frutas cruas e saladas verdes, você pode tornar ainda mais sua alimentação balanceada ao adicionar mais vegetais ou vegetais como acompanhamentos a qualquer refeição. Você adora carne? Da próxima vez que for comer, experimente com uma porção de espinafre e aspargo. Fã de lasanha? Experimente adicionar uma camada extra de vegetais. Quanto mais vegetais você adiciona às suas refeições, menos carboidratos refinados você come.

5. Atualize Suas Refeições Favoritas

Ter uma alimentação balanceada não é uma coisa nova – já há várias receitas para te ajudar a comer melhor. Cozinheiros criativos e apaixonados desenvolveram versões mais saudáveis e, sim, igualmente saborosas, da maioria dos alimentos. É normal duvidar no começo, mas experimente! No pior caso, você perde 30 minutos e o preço de 1 refeição, mas você também pode descobrir que tem um novo prato saudável favorito.

  Continua Depois da Publicidade  

6. Beba Saudável

Outra forma de incorporar mais alimentos integrais, nutritivos e saudáveis ao seu estilo de vida diário é beber mais bebidas saudáveis. Sucos de frutas frescos e crus são uma opção, mas sucos de vegetais frescos são ainda melhores – com muito poucas calorias e açúcar, e ricos em minerais, vitaminas e enzimas. Vitaminas também são uma ótima escolha porque elas contêm toda a fibra que falta nos sucos e nos ajudam a nos sentirmos satisfeitos.

Finalmente, uma opção saborosa e muito saudável é água com sabor – que é apenas água com pedaços de frutas e ervas. Por exemplo, limão com menta, ou laranja com morango, ou melancia, lima, pepino… No final, a água é a bebida mais hidratante e água com sabor pode ter algumas vitaminas a mais!

7. Use um Plano de Refeição

Com uma lista de afazeres longa e um dia cheio, é fácil esquecer de ter uma alimentação balanceada. Frequentemente recorremos ao fast food ou lanches ruins porque não somos organizados o bastante para ter uma refeição saudável. Agora há serviços de planejamento de refeições saudáveis que oferecem um plano semanal com receitas nutritivas e saborosas com uma lista de compras completa – reduzindo o tempo que você passaria no supermercado e em casa.

8. Comendo Fora de Forma Saudável

A maioria das pessoas gosta de comer fora. E isso pode ser uma oportunidade para experimentar alguma coisa nova e interessante enquanto também incorpora uma nutrição mais completa à sua alimentação balanceada. Então por que não ir a um restaurante com opções de alimentos saudáveis e naturais da próxima vez?

9. Compre Mais Saudável

É fácil comer mais alimentos saudáveis quando você os tem à mão! É a mesma coisa com os alimentos não saudáveis. Se você comprar alimentos não saudáveis, você irá comê-los. Assim, evite a tentação e apenas vá a um supermercado de produtos naturais, encha seu carrinho de compras com frutas e vegetais frescos, grãos integrais e lanches saudáveis. Quando você tem opções saudáveis no seu armário ou geladeira, você os comerá mais frequentemente sem esforço.

 10. Escolha Bons Lanches

Em algumas situações, é difícil mudar seu prato principal para uma refeição saudável. Mas você sempre tem a chance de comer um lanche saudável! Um pacote de castanhas cruas e sem sal é muito saciante e oferece muitos ácidos graxos essenciais, palitos de cenoura crocante são ricos em vitamina A e fibras, enquanto bolachas de quinoa são ricas em proteínas.

  Continua Depois da Publicidade  

Quais destas estratégias parecem ser os pontos mais difíceis para você ter uma alimentação balanceada? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário