10 benefícios de viver sem cafeína para a saúde

publicado em

Apesar de o café ser uma das bebidas mais consumidas no mundo, existem muitos benefícios de viver sem cafeína para a saúde. Confira quais são eles e se vale a pena ficar sem o seu cafezinho.

Se você nem consegue imaginar a sua vida sem café ou energéticos, não se desespere, pois a cafeína também oferece benefícios para a saúde. Porém, café demais pode fazer mal à saúde e gerar muitos efeitos indesejados como a insônia, a ansiedade e a falta de energia, por exemplo.

Para quem sofre muito com os efeitos ruins da cafeína, pode ser interessante reduzir ou até mesmo eliminar a substância do seu dia a dia.

Veja abaixo o que pode acontecer com a sua saúde se você parar de usar cafeína de uma vez por todas.

Além disso, assista também a um vídeo da nossa nutricionista falando mais sobre o café:

1. Redução da ansiedade

Tomar qualquer bebida ou alimento que contém cafeína pode causar uma explosão de energia. Isso é ótimo quando estamos com sono ou sem energia, mas também pode causar problemas como:

  • Nervosismo;
  • Palpitações cardíacas;
  • Ansiedade;
  • Estresse.

De acordo com um estudo publicado em 2016 na revista Korean Journal of Family Medicine, o excesso de cafeína pode aumentar o risco de depressão e ansiedade em adolescentes.

  Continua Depois da Publicidade  

2. Sono melhor

mulher dormindo bem

Segundo um estudo de 2008 da revista Sleep Medicine Reviews, o café pode alterar o seu ciclo de sono e até causar distúrbios de sono.

Alguns dos sintomas são, por exemplo:

  • Sono agitado;
  • Sonolência diurna;
  • Relógio biológico desregulado.

Parar de tomar café pode fazer com que você tenha noites de sono mais tranquilas e revigorantes.

3. Melhor absorção de nutrientes

De fato, a cafeína pode prejudicar a absorção de certos nutrientes, principalmente se você já for idoso ou seguir uma dieta ruim. Alguns exemplos de nutrientes mal absorvidos por causa dos taninos da cafeína são:

Dessa forma, parar de usar cafeína pode melhorar a absorção de nutrientes.

4. Dentes saudáveis

mulher com dentes saudáveis

Ainda que você tome todos os cuidados com a sua saúde bucal, é provável que a cafeína deixe manchas nos seus dentes. Isso ocorre por causa da acidez de bebidas com cafeína, que pode desgastar o dente e deteriorar o esmalte que o protege. 

  Continua Depois da Publicidade  

Sendo assim, além de ter dentes mais brancos e sem manchas, não consumir a cafeína pode tornar seus dentes mais saudáveis. 

5. Saúde hormonal feminina

Você sabia que o café pode estar alterando os níveis de estrogênio no seu corpo? Para as mulheres, esse é um fato que precisa ser levado à sério.

De acordo com uma pesquisa de 2012 da revista The American Journal of Clinical Nutrition, consumir 200 mg de cafeína ou mais por dia é capaz de aumentar os níveis de estrogênio em mulheres asiáticas e negras e de reduzir o estrogênio em mulheres brancas.

Essa alteração hormonal pode elevar o risco de doenças como a endometriose e o câncer de mama ou ovário.

Além disso, a cafeína em excesso pode até piorar alguns sintomas da menopausa.

6. Diminuição da pressão arterial

O efeito estimulante da cafeína no organismo pode alterar a pressão arterial e outros indicadores cardíacos. Isso de acordo com um estudo publicado em 2009 no Pharmacology & Therapeutics. 

  Continua Depois da Publicidade  

Segundo a pesquisa, a cafeína pode estimular o sistema nervoso a ponto de aumentar a pressão arterial e elevar o risco de doenças cardiovasculares. 

Assim, um dos benefícios de viver sem cafeína pode ser a redução da pressão arterial.

7. Menos dor de cabeça

Conforme dados de um estudo da revista Neurology, a cafeína é um fator de risco para o surgimento de dores de cabeça crônicas diárias. Por isso, quem sofre de enxaqueca, por exemplo, deve evitar a cafeína a fim de controlar as crises de dor.

Além de evitar a dor de cabeça, viver sem cafeína também pode melhorar o humor e diminuir a fadiga.

8. Melhor digestão

A cafeína tem o papel de estimular os movimentos intestinais, o que pode ser bom ou muito ruim. A depender do caso, tomar muito café pode causar um efeito laxante desagradável e que atrapalha a digestão.

Além disso, a acidez do café pode piorar sintomas de azia e refluxo, por exemplo. Assim, ingerir menos cafeína pode significar ter menos problemas gastrointestinais.

9. Saúde da pele

mulher com pele saudável

Segundo um estudo publicado no Drug Design, Development and Therapy em 2014, a cafeína pode atrapalhar a produção de colágeno. 

Ou seja, deixar de tomar café pode fazer muito bem para a sua pele, pois a bebida não afetará mais a síntese de colágeno – deixando a sua pele mais bonita e com menos rugas.

10. Melhor clareza mental e produtividade

Muita gente nem percebe, mas logo após o pico do efeito da cafeína que te deixa animado e enérgico, vem uma queda brusca nos níveis de energia que pode ser difícil de contornar. 

Menos energia significa menor clareza nos pensamentos e de produtividade. Portanto, pode ser uma boa ideia parar de tomar café para se sentir melhor e com mais energia.

Outros benefícios de evitar o café

Há outros benefícios de viver sem cafeína, como por exemplo:

  • Economizar dinheiro por gastar menos com café;
  • Livrar-se de um vício;
  • Ir menos ao banheiro.

Além disso, um dos benefícios de viver sem cafeína é diminuir o consumo de açúcar, uma vez que muitas bebidas com cafeína contêm açúcares adicionados. Assim, ao reduzir o açúcar, você diminui o consumo calórico por dia e pode até emagrecer!

No entanto, parar de tomar cafeína pode causar sintomas de abstinência em algumas pessoas. Ainda assim, pode valer a pena a tentativa.

Se você não está preparado para largar a cafeína, lembre-se de que a moderação é muito importante para preservar a sua saúde.

Fontes e Referências Adicionais

Alguma vez você já tentou reduzir o consumo de cafeína? Acha que vale a pena parar de tomar café por completo? Comente!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

8 comentários em “10 benefícios de viver sem cafeína para a saúde”

  1. Parabéns vc está alertando fazendo um grande favor pra quem quiser ouvir enquanto a indústria do café gasta milhões com propaganda pra dizer que o café faz muito bem pra saúde e até ajuda a baixar a pressão arterial e evitar o câncer.

    Responder
  2. Amei,consegui parar com o café a 10,depois de consumir por 40 anos,já perdi um quilo e meio pois tomava com açúcar.

    Responder
  3. Eu só tomo uma xícara de café com leite pela manhã, nunca tomei café puro, mas sofri de abstinência, não me considerava viciada mas acho que sou sim, fiquei quase duas semanas sem tomar café porque estava sem dinheiro pra comprar leite em pó (eu só gosto de café com leite ninho, não gosto de tomar com leite de caixa), juntou que tive covid e o café ficou com gosto ruim, mas já é faz duas semanas que tive covid, já estou curada em teoria, mas ainda sinto dores de cabeça todos os dias, mas diferente da dor que tive no início da covid que era insuportável e que parecia juntar os sintomas da abstinência com covid (o meu foi confirmado por teste), enfim, eu acho que estou com sintomas de abstinência, eu já tinha uma depressão leve a moderada, e agora está muito forte.

    Responder
  4. Eu era viciada em café,inúmeras xícaras diárias. Após uma queda,em q machuquei a coluna,eu simplesmente parei de tomar café! Não sei se foi o trauma da queda,não tive crise de abstinência ou qualquer falta dele. Estou há 40 dias sem ingerir café e estou me sentindo ótima!!!

    Responder
  5. Parei de tomar energético… depois de 12 anos de consumo.

    Na realidade foi uma série de mudanças que culminou no corte da cafeína.

    Estou há algum tempo sem cafeína e outros industrializados e me sinto bem. Não sabia que era envenenado diariamente pela indústria de alimentos.

    Responder
  6. Olá! Me chamo girlane, e a minha experiência com a retirada do café estar sendo assim: nao sinto mas tanto sono como sentia antes, acordo cedo, estou consumindo mais água, sinto Menas fome, e e a .unha disposição estar sendo ótima, sinto menas fome, e percebi que estou emagrecendo! Etce estar sendo uma experiência muito boa

    Responder
  7. Verdade, não tomo café faz mais de 8 anos e minha qualidade de vida melhorou em 100% comparando a quando eu tomava

    Responder
  8. Estou parando com o café entre outros comecei a perceber a melhoria em TD !!!!mais ainda e cedo tenho que esperar mais pra ver os resultados !!

    Responder