10 alimentos para ganho de massa muscular

atualizado em

Existem alguns alimentos que são específicos para ganho de massa muscular, mas antes de listar quais são os 10 melhores, vale ressaltar uma observação importante sobre essa lista. 

Só porque alguns alimentos são “melhores” do que outros, de certa forma, não significa que você deva restringir sua dieta somente a eles. Isso porque existem muitos outros que podem contribuir para o ganho de massa muscular além destes.

Além disso, para manter uma boa saúde é fundamental que você consuma uma variedade de alimentos. Se você mantém uma dieta diversificada, há maiores chances de se obter todas as fibras, vitaminas, minerais, antioxidantes e outros componentes bioativos que seu corpo precisa para se manter saudável.

10 alimentos construtores de massa muscular

Aqui vai a lista dos 10 melhores alimentos para ganho de massa muscular, segundo grandes especialistas:

  1. Carnes magras: patinho, filé mignon, coxão duro ou mole. Veja algumas dicas e receitas para usar esses cortes de carne em sua dieta
  2. Peito de peru ou de frango (sem pele). Confira 10 receitas light usando peito de frango, para você variar a sua dieta
  3. Queijo cottage
  4. Ovos
  5. Whey protein
  6. Atum. Veja 10 receitas fit com atum.
  7. Mingau de aveia
  8. Grãos integrais: trigo integral, trigo-vermelho, arroz integral, aveia, centeio, cevada, cevadinha, milho, feijão, grão-de-bico, lentilha, ervilha, amaranto e quinoa.
  9. Frutas e vegetais
  10. Gorduras saudáveis: abacate, azeitona, azeite de oliva, salmão, nozes, linhaça e chocolate amargo.

Sobre o cottage

Queijo cottage
O queijo cottage é uma ótima fonte de nutrientes, principalmente proteína

Muitos se surpreendem ao ver o queijo cottage nessa lista, por ser um dos alimentos menos considerados na construção de músculos. Ele contém proteína pura do leite, que é uma boa fonte de cálcio, fósforo, zinco, folato, riboflavina e certas vitaminas B. Em 100 gramas de queijo cottage, há 12,4 gramas de proteína e apenas 1,02 gramas de gordura e 2,72 gramas de carboidrato, segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), elaborada pela Unicamp. 

Com relação aos ovos

Com relação aos ovos, apesar de sua antiga má fama, por causa do colesterol, pesquisas mostraram que colesterol dietético (proveniente da alimentação) tem menos impacto no colesterol sérico (nível de colesterol no sangue) do que era imaginado antes, e a maioria das pessoas que comem ovos de forma regular não têm seus níveis de colesterol elevados. Veja porque comer ovo não aumenta o colesterol

E sobre a frutose das frutas?

Também vale mencionar o que grandes especialistas falam sobre frutas, já que muitas pessoas se preocupam com a frutose contida nelas. A verdade é que a frutose da fruta consumida em excesso pode ter efeitos negativos na gordura corporal e saúde em geral, mas duas ou três porções por dia não irão causar nenhum problema.

  Continua Depois da Publicidade  

Concluindo, essa lista de alimentos para ganho de massa muscular te dá uma boa base para desenvolver uma boa dieta de construção de músculos (hipertrofia muscular).

Fontes e referências adicionais

Quais destes alimentos você já costuma incluir na sua dieta para ganho de massa muscular? Você tem outras sugestões para compartilhar conosco? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Dra. Esther Costa

Esther Costa é nutricionista - CRN-8 13209/P. Graduada em nutrição pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), atua na nutrição clínica com ênfase na nutrição funcional, buscando avaliar o indivíduo em sua totalidade. Está sempre em busca do aperfeiçoamento por meio de cursos e congressos na área. É curiosa, criativa e proativa, e faz parte da equipe de especialistas do MundoBoaForma.

Deixe um comentário