Botox na Boca – Para Que Serve, Riscos, Cuidados e Dicas

atualizado em

Como o botox pode ser aplicado em praticamente todas as partes do rosto, o botox na boca tem se tornado cada vez mais comum. Entenda aqui para que serve o Botox na boca, quais são os benefícios e riscos da técnica e não deixe de conferir o antes e depois de pessoas que aplicaram o Botox e não se arrependeram do que conquistaram.

Você provavelmente já conhece outros tipos de Botox. Caso você não saiba exatamente como ele funciona, confira o que é o Botox e para que ele serve. Os vários tipos de Botox no rosto podem reduzir linhas de expressão, deixar a pele mais firme e trazer tantos outros benefícios. Na boca, o Botox pode deixar os lábios mais carnudos e muitas outras mudanças.

Se você está grávida ou pretende engravidar, e está com receio de aplicar Botox, saiba se grávida pode fazer Botox sem prejudicar o bebê.

Quer saber o que mais pode mudar no seu visual usando Botox na boca? Veja a seguir como funciona e quais são os benefícios que você pode obter aplicando Botox nos lábios.

O que é Botox?

De acordo com uma publicação de 2010 do Indian Journal of Dermatology, o Botox é a forma cosmética da toxina botulínica, que é um composto químico com propriedades que fazem com que os músculos enfraqueçam ou fiquem paralisados temporariamente. Por meio de uma injeção de Botox, os músculos ficam relaxados no local da aplicação por um determinado período de tempo, a depender da quantidade e intervalo entre as injeções.

De uma forma mais científica, o Botox é uma proteína obtida a partir da toxina botulínica, que é produzida pela bactéria Clostridium botulinum – presente em ambientes naturais como no solo, nos lagos, nas florestas e até no trato intestinal de mamíferos e de peixes.

Quantidades muito grandes dessa toxina podem causar o botulismo, uma intoxicação muito grave que pode levar à morte.

  Continua Depois da Publicidade  

Mesmo sendo uma toxina, em doses baixas e quando usada da maneira correta, o Botox pode ser aproveitado para usos médicos e cosméticos. Segundo o American Osteopathic College of Dermatology, o Botox é considerado seguro e tem poucos efeitos adversos quando utilizado dentro de um contexto terapêutico.

O Botox, mesmo em doses muito baixas, causa a paralisação temporária dos músculos, o que pode ser bem aproveitado pelo mercado estético para eliminar linhas de expressão, por exemplo. Existem várias versões comerciais da toxina botulínica, mas a mais famosa é a Botox.

Compreenda melhor como é a aplicação do Botox no rosto antes de saber como a substância atua na boca.

Botox na boca

Quando injetado na região da boca, o Botox pode remodelar os lábios. Mas é preciso que a aplicação seja feita com cuidado e por um profissional.

Existem cerca de 43 músculos no rosto e é preciso que quem está aplicando as injeções conheça bem tais músculos e saiba exatamente onde o Botox deve ser inserido para produzir o resultado almejado.

A quantidade de injeções varia e depende de quais características ao redor da boca você pretende mudar.

  Continua Depois da Publicidade  

Para que serve

O Botox na boca serve para diversos fins estéticos, como:

  • Minimizar vincos no lábio superior e inferior;
  • Suavizar ou remover linhas de expressão nos cantos da boca;
  • Corrigir o sorriso que mostra muito as gengivas;
  • Elevar os cantos da boca;
  • Melhorar a aparência do lábio superior.

O procedimento de aplicação do Botox é muito simples e não requer anestesia e nenhum tipo de preparo.

Como funciona o Botox?

A toxina botulínica afeta o sistema nervoso, interrompendo parte do processo de sinalização nervosa que estimula a contração dos músculos. Com esse mecanismo interrompido, ocorre uma paralisia muscular temporária.

A interrupção desse processo ocorre porque o Botox impede a liberação de acetilcolina, uma espécie de mensageiro químico que permite a contração das células musculares. Desta forma, os músculos que recebem as injeções de Botox se contraem menos e se tornam menos rígidos.

Um estudo de 2010 do Indian Journal of Dermatology, indica que a ação do Botox demora de 24 a 72 horas para entrar em vigor. A duração do efeito da toxina botulínica é temporário e pode durar de 3 a 12 meses, dependendo do local e da quantidade de injeções aplicadas. Depois desse período, é preciso reaplicar o Botox para preservar os resultados.

Como fica a boca depois de um Botox?

Os resultados do Botox na boca vão depender do local em que as injeções são aplicadas.

  Continua Depois da Publicidade  

– Botox na boca para aumento dos lábios

Um exemplo prático desse tipo de aplicação de Botox é aquele que faz os lábios parecerem maiores do que realmente são. Nesse caso, as injeções são aplicadas na parte superior média do lábio superior. O Botox faz os músculos da região relaxarem e, quando eles relaxam, o lábio acaba se curvando para cima, alongando o lábio superior sem precisar adicionar volume por meio de outros métodos estéticos como o preenchimento labial, por exemplo.

– Botox para corrigir o sorriso

Outra técnica é aquela usada para esconder parte da gengiva quando ela é muito perceptível no sorriso. Embora seja normal, algumas pessoas se incomodam com isso e podem corrigir o pequeno problema com a ajuda do Botox. A injeção nessa situação é aplicada na região do arco do cupido, que é a parte central do seu lábio superior que geralmente tem um formato em “V”. Nesta parte da boca, está o músculo orbicular da boca, que é o músculo que atua toda vez que você enruga os lábios. Aplicar o Botox nesse local causa o relaxamento do músculo e dessa forma os lábios se curvam. Assim, quando você sorrir, o relaxamento muscular vai ajudar a cobrir as gengivas e permitir que os lábios apareçam mais e fiquem um pouco maiores.

Logo depois do procedimento, que dura cerca de 10 a 15 minutos, você já pode retomar suas atividades normalmente já que o Botox não é considerado um procedimento cirúrgico e não exige tempo de recuperação.

Se você busca um procedimento cirúrgico mais completo capaz de remover várias linhas de expressão de uma só vez, talvez você se interesse pelo lifting facial ou pela técnica do fio russo.

– Botox para suavizar rugas labiais

Muita gente procura o Botox na boca para reduzir ou eliminar as linhas de expressão e rugas na região dos lábios. O resultado é temporário, mas torna imperceptíveis as marcas de expressão formadas na boca ao longo dos anos.

Antes e depois

Para visualizar o que descrevemos acima, selecionamos algumas imagens de pessoas que se submeteram a um Botox na boca para que você veja o que esperar desse procedimento estético.

Leva mais ou menos uma semana para que o Botox exerça seu papel no relaxamento dos músculos. Os resultados persistem por vários meses, mas a boca volta ao que era antes quando o efeito do Botox começa a desaparecer.

Riscos

Tanto o Botox como outros produtos aplicados na boca para fins estéticos têm benefícios e riscos envolvidos.

Alguns efeitos adversos, geralmente leves, que podem ocorrer e durar alguns dias podem incluir:

  • Dormência no local da injeção;
  • Dor de cabeça;
  • Hematomas no local da injeção;
  • Inchaço temporário;
  • Náusea;
  • Sensibilidade.

Também há o risco de efeitos colaterais mais sérios, mas felizmente eles são raros. São eles:

  • Fraqueza muscular geral;
  • Dificuldade para falar;
  • Distúrbios visuais;
  • Dificuldade para respirar;
  • Dificuldade para engolir.

Há ainda alguns riscos específicos que podem afetar quem aplica Botox na boca que têm a ver com o efeito de relaxamento causado nos músculos. Esse relaxamento enfraquece os músculos dos lábios e traz muitos efeitos estéticos benéficos, mas também pode afetar a sua capacidade de franzir, assobiar, beijar e até de usar canudos. O enfraquecimento muscular pode afetar até a fala e a dicção além de fazer a pessoa morder os lábios com frequência. Tais efeitos podem acontecer, principalmente quando uma quantidade muito alta de Botox é aplicada em uma região só.

De acordo com a American Society of Plastic Surgeons, o Botox é seguro e mais de 6,7 milhões de procedimento com a toxina foram realizados somente no ano de 2015.

Além disso, como o efeito do Botox é temporário, os efeitos colaterais – quando observados – também é passageiro.

Uma publicação de 2008 do European Journal of Neurology, mostra que em casos raros, o tratamento estético com Botox pode falhar por causa da ação de anticorpos que combatem a toxina.

Cuidados e dicas

Quem está grávida, ou planeja engravidar nos próximos meses, não deve se submeter a injeções de Botox.

A American Society of Plastic Surgeons também aconselha que as pessoas não esfreguem e nem massageiem a região onde foi aplicada a injeção de Botox porque isso pode espalhar a substância ao redor da pele, causando o relaxamento de outros músculos. Caso você faça isso acidentalmente, pode ser que você sinta uma fraqueza facial temporária ou uma leve queda em alguns músculos do rosto.

Vale a pena apostar no Botox na boca?

As injeções de Botox não geram resultados permanentes, então é importante considerar os custos de manutenção envolvidos no tratamento. O relaxamento dos músculos labiais é temporário e os resultados podem durar algumas semanas ou vários meses, dependendo do tipo da aplicação e da quantidade.

Assim, antes de decidir aplicar Botox, se informe sobre os custos e sobre os intervalos entre as aplicações para que os resultados sejam mantidos por mais tempo.

Procurar um bom profissional para fazer as aplicações é importante não só para evitar efeitos colaterais, como também para ter um efeito mais natural e evitar danos à sua saúde causados pela má aplicação ou pelo uso de doses inadequadas de Botox.

Referências adicionais:

Você já pensou em fazer botox na boca? Conhece alguém que já fez e possa recomendar? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

1 comentário em “Botox na Boca – Para Que Serve, Riscos, Cuidados e Dicas”

  1. Fizer no codigo de barras acido hialuronico e no contorno da boca e dentro, e botox no orbicular da boca, ( diz que nao iria poder fazer biquinho ) e botox no depressor , para nao dar sorriso largo. Resultado: Odiei, fazem 20 dias e nao me adapto. depois de 5 dias, me adormeceu, todo o rosto, bochechas, nariz ( durou quase 15 dias, nariz) E afinal,o sorriso travado embaixo inferior, e o pior labio superior bicudo, sera pelo botox no orbicular? e agora? nao quero nem olhar para a cara da dentista, para me dizer ta lindo, podem me ajudar o que fazer? sera que foi o botox que deixou o bico?

    Responder